13 Reasons Why: associação de pais quer tirar série do ar por causa de cena de estupro

Imagem: Netfl
Imagem: Netflix

Pais não estão contentes com série da Netflix

A segunda temporada de 13 Reasons Why continua despertando polêmica. Depois de abordar o suicídio na adolescência na primeira temporada, a nova leva de episódios mostrou uma controversa cena de estupro e uma história envolvendo tiroteio dentro de uma escola.

Isso foi suficiente para uma associação de pais, a Parents Television Council, tentar tirar a série do ar. Para a entidade, 13 Reasons Why é “uma bomba relógio para crianças e adolescentes”. Formado por católicos conservadores, a Parents Television Council defende a censura da série por considerar o conteúdo “potencialmente nocivo”.

Continua após a publicidade

Trama aborda assuntos delicados (SPOILER ALERT!)

Na nova temporada, o foco da preocupação é a história do personagem Tyler Down (Devin Druid).

Após a chocante cena onde é atacado por colegas da escola e estuprado com um esfregão, o adolescente, que vive cercado por armas de fogo, decide se vingar fazendo um massacre na escola.

No final do último episódio da temporada, Tyler é impedido por Clay (Dylan Minnette) de concretizar seu plano. Para especialistas, o desfecho causou controvérsia por apresentar uma forma perigosa de agir durante uma situação similar.

Quando alguém tem uma arma, você não fica com a pessoa e tenta tirar a arma dela. Você chama as autoridades“, explicou a diretora clínica da Sociedade de Proteção contra o Suicídio Adolescente, Phyllis Alongi, em entrevista à NBC.

Reações do publico

Nas redes sociais não foram poucos os comentários descrevendo a cena do estupro como “traumatizante” e “perturbadora”. Para muitos, a indicação de que o episódio exibiria cenas que poderiam ser sensíveis para alguns foi insuficiente.

Outros fãs tentam defender a série alegando que o papel do show é conscientizar e que apesar de “ser desconfortável” é preciso ser visto.

Quem também saiu em defesa da produção foi o showrunner Brian Yorkey. “Nosso interesse era na jornada. Precisávamos entender as experiências dele e o que colocou naquela reta”, destacou.

Continua após a publicidade

A Parents Television Council já havia criticado e defendido o cancelamento da série da Fox, The Mick, por piadas de conotação sexual infantil e outros conteúdos gráficos.

Leia mais: Criador de 13 Reasons Why defende cena de estupro na série

Sobre o autor
Avatar

Italo Marciel

Cearense, 28 anos. Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação. Viciado em séries desde que se entende por gente e apaixonado por cinema. O cara que fica feliz em indicar uma boa série ou um bom filme para os amigos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!