7 grandes questões deixadas para a 3ª temporada de Westworld

Imagem: HBO/Dvulgação

Episódio confundiu muitos espectadores…

Como tentar reprogramar um Anfitrião confuso? Qualquer esforço para desvendar a segunda temporada do Westworld – e, em particular, seu final transformador, “The Passenger” – certamente será uma exigência. Alguns diriam imprudente…

Mesmo com algumas revelações, ainda há algumas perguntas enormes deixadas no ar, que presumimos serem respondidas na próxima temporada.

O chefe de Westworld, Jonathan Nolan, prometeu que ele e a co-showrunner Lisa Joy “pretendem responder as perguntas que estabelecemos” – aqui, então, estão as verdades que precisamos.

1 – A partir de que ponto, o Homem de Preto passou a ser um anfitrião?

Essa parte ficou bem confusa. Principalmente após a cenas no fim dos créditos. Na cena, vimos William mais velho (Ed Harris) aparecendo em uma forja completamente destruída. Ele acha que é apenas outra simulação, mas uma figura semelhante à sua filha morta, Emily (Katja Herbers), garante que não é o caso.

‘Emily’ explica que ela está lá para verificar a “fidelidade” de William – uma reversão das cenas que vimos no início da temporada, onde um jovem William (Jimmi Simpson) tentou inserir uma cópia digital da mente de James Delos em um corpo de um anfitrião, com resultados decepcionantes.

Isto sugere que o William que aparece nesta seqüência final é um Host… Mas isso não significa necessariamente que o personagem que estamos acompanhando até o ponto não é humano.

Claro que as versões anteriores, e no passado, de que vimos de William eram humanas. E, além disso, vimos um Homem de Preto sendo transportado pela equipe de resgate – se ele fosse um anfitrião, ali, ele seria apenas descartado, não acham?

O futuro Homem de Preto, no entanto, é provavelmente um hospedeiro com as memórias do original. Seria isso? Resta saber quão estável este modelo pode ser.

William / the Man in Black in Westworld 2x10
Imagem: HBO/Divulgação

2 – Stubbs é mesmo um anfitrião?

O personagem de Luke Hemsworth acabou tendo uma intrigante cena ao final do episódio, quando Holores (A Dolores no corpo da anfitriã de Charlote) tenta escapar da ilha.

Está claro que ele sabe que aquela não é a verdadeira Hale, mas ele deixa ela passar dizendo que “o próprio homem me contratou”, referindo-se a Ford (Anthony Hopkins). “Ele foi muito claro sobre o meu papel aqui, sobre quem eu deveria ser leal. Acho que você poderia chamar isso de meu núcleo.”, disse ele.

Esse é um grande indício de que Stubbs é mais uma das criações de Ford, completando o seu grande plano. Arquive esta pergunta na categoria “muito provável”.

Stubbs in Westworld
Imagem: Divulgação/HBO.

3 – Maeve irá retornar?

Westworld sem Thandie Newton? Nem pensar!

Mas as coisas com certeza não pareciam boas para Maeve no final de ‘The Passenger‘ – vendo sua filha entrando na fenda e, logo depois, sendo brutalmente baleada por capangas da Delos. No entanto, os técnicos sobreviventes Felix (Leonardo Nam) e Sylvester (Ptolomeu Slocum) são obrigados a “checar [os Hosts] por danos críticos e sacar os que podem salvar” – Maeve já foi consertada, então ela poderia ser trazida de volta?

Newton, anteriormente, sugeriu que ela estava em negociações para uma terceira temporada. Então, é altamente provável que Maeve ressurgirá.

Maeve in Westworld 2x10
Imagem: HBO/Divulgação
Continua após a publicidade

4 – Quem estão nas órbitas levadas por Dolores?

Quando ‘Halores’ escapa da ilha, ela coloca cinco órbitas – conhecidas como “pérolas” – contendo a consciência digital de cinco Hosts. Não está claro exatamente quem ela decidiu levar com ela como passageiros nesta jornada para o mundo real, mas poderia ser qualquer um dos Hosts que não cruzou o Sublime.

Em cada uma dessas bolinhas na bolsa é um anfitrião“, confirmou Lisa Joy. “Então há um punhado deles – mas não uma quantidade infinita deles. Há cinco. Um hospedeiro por pérola.

Poderia Dolores reconstruir Maeve, como fez com a de Bernard (e presumivelmente a dela, depois de chegar à casa de Arnold ainda em sua forma de “Halores”)? Ou trazer de volta Hector (Rodrigo Santoro)? Ou Armistice (Ingrid Bolsø Berdal)? Talvez até Clementine (Angela Sarafyan)?

A pearl in Westworld
Imagem: HBO/Divulgação

5 – Quem está no corpo da hospedeira Hale, quando Dolores recupera seu antigo corpo?

Essa é uma das grandes…

Dolores escapou da ilha disfarçada de Hale, conforme detalhado acima. Mas quando um Bernard restaurado mais tarde acordou na casa de Arnold, a mente de Dolores foi aparentemente reinserida em uma duplicata exata de sua forma original (com o que queremos dizer, sendo interpretada por Evan Rachel Wood novamente).

Bem. Dolores construiu algo que aproximava seu corpo antigo usando as máquinas de Arnold. Mas o que complica as coisas é que ela de alguma forma se juntou a outra figura, uma que parece muito com Hale. Isso significa que, de alguma forma, estaremos lidando com duas versões da Dolores na próxima temporada? Uma original (interpretada por Wood) e ‘Halores’ (interpretada por Tessa Thompson)?

Na verdade não”, foi a resposta enigmática de Nolan na entrevista que ele deu após o final do episódio para a EW. “A questão de quem é quem e o que estamos procurando é algo com que estamos empolgados para contar. Estamos empolgados em negar isso um pouco à platéia, mas… é complicado“.

Hale in Westworld 2x10
Imagem: HBO/Divulgação

6 – Vimos Ford pela última vez?

O falecido Ford (Anthony Hopkins) ressurgiu nesta temporada, vivendo como parte de um programa na cabeça de Bernard. Mais tarde, entendemos que Bernard removeu Ford de sua cabeça, embora o magnata tenha aparecido no episódio final para uma cena que parecia mais uma despedida.

De acordo com Lisa Joy, Ford desapareceu para sempre, o que significa que teremos uma terceira temporada sem o charme de Anthony Hopkins, e o seu “Ber-narrrrd”. Mas sabe como é: pensávamos isso no final da primeira temporada, então não duvidem que ele ressurja de alguma forma.

Ford and Bernard in Westworld 2x10
Imagem: HBO/Divulgação

7 – Como é o mundo real?

Uma das coisas em que estamos empolgados é que a terceira temporada é o nosso mundo“, disse Nolan. “Temos a chance de ver como é esse mundo [depois] de 30 anos.”

Esbarramos em alguns vislumbres durante vários pontos da segunda temporada – pequenos trechos que estamos assumindo não serem simulações, como Arnold levando Dolores para visitar sua casa e a festa de aposentadoria de James Delos no episódio 2.02 ‘Reunion‘ – nós não exploramos realmente o mundo fora dos parques no Westworld, mas isso está prestes a mudar.

Nolan ainda completou: “A história até este ponto teve lugar nesta realidade artificial e para a história seguir em frente, agora temos este desafio divertido/aterrorizante para a terceira temporada de preencher o que o mundo real se parece, e que Dolores e os outros vão descobrir lá fora “.

Continua após a publicidade

A próxima temporada, estamos supondo, se passará predominantemente no mundo real, com possíveis vislumbres do futuro mundo introduzidos na cena pós-créditos com o Homem de Preto.

E então, mais quais perguntas vocês tem para a nova temporada de Westworld? E arriscam responder – ou teorizar sobre alguma dessas apresentada neste post?

Leia mais: 3ª temporada de Westworld deverá estrear apenas em 2020; Alguns atores não retornarão

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.