Allison Mack: saiba como a atriz de Smallville passou a escravizar mulheres em seita

Imagem: CW/Divulgação

História envolvendo a atriz de Smallville chocou o público…

Durante seus dias de Smallville, Allison Mack era infalivelmente doce, inteligente e gentil. Ela estava comprometida com o empoderamento feminino e fazendo a diferença no mundo, de acordo com várias fontes que trabalharam com a atriz durante a série entre 2001 e 2011.

Porém, este mês, Mack apareceu em documentos judiciais. Ela foi apontada como a segunda em comando de um culto sexual que atacava jovens mulheres vulneráveis em benefício do guru de auto-ajuda Keith Raniere, que foi preso no mês passado no México.

Allison Mack, que foi presa no dia 19 de abril em Nova York, é acusada de ser uma líder e recrutadora principal de um grupo de jovens mulheres que foram manipuladas para servirem como “escravas” para os “mestres” masculinos. Mack está enfrentando a acusação que poderá lhe render 15 anos de prisão ou até mesmo prisão perpétua, por acusações de tráfico sexual, conspiração e realização de trabalho forçado (via Variety).

A coerção chegou a incluir um ritual de mutilação!

Os “escravos de Mack eram mantidos seriamente privados de sono e emaciados a ponto de pararem de menstruar”, de acordo com documentos judiciais.

Durante as cerimônias em que suas escravas foram marcadas com fogo, a réu colocou as mãos no peito delas e lhes disse para ‘sentir a dor’ e ‘pensar em seu mestre’, enquanto os escravos choravam de dor. A réu também ‘forneceu fotos nuas de suas escravas para Raniere e estava ciente da propensão de Raniere em ter relações sexuais com várias mulheres jovens“, destacaram os documentos.

Continua após a publicidade

Mas como uma jovem mulher com um futuro promissor como atriz ficou envolvida em um drama tão bizarro e sórdido?

Fontes da indústria estão chocadas com as manchetes envolvendo Mack, particularmente aquelas que conheciam a atriz nos anos de Smallville. Mais de um amigo da atriz de Smallville, dos tempos da série que contava as origens do Superman, disse que ela era “a pessoa menos provável” para estar envolvida em uma suposta conspiração criminosa, muito menos algo que visava jovens mulheres por abuso.

Resultado de imagem para allison mack smallville
Imagem: Divulgação

Ninguém pode acreditar nisso“, disse um veterano da indústria que tinha laços estreitos com a atriz em Smallville ao longo de suas dez temporadas.

Acredita-se que a conexão de Mack com Raniere esteja enraizada no tempo que ela passou em Vancouver, onde Smallville foi filmada. Com tantas séries de TV indo para o norte para aproveitar os incentivos fiscais canadenses, Vancouver desenvolveu uma grande comunidade de atores profissionais, muitos deles jovens adultos.

Entre 2005 e 2006, uma fonte disse que os círculos de atores em Vancouver pareciam ter uma “nova vibe de idade” com foco em ferramentas de auto-ajuda e capacitação. Alguns atribuíram isso ao lançamento do documentário de 2006 “O Segredo”, baseado no livro de mesmo nome, que apresenta vários filósofos, autores e cientistas discutindo “o segredo” para o sucesso pessoal e profissional que supostamente ajudou figuras históricas que vão desde de Platão até Albert Einstein.

Foco eram jovens atores

A Nxivm Corp., empresa do líder da seita Raniere, que há muito tempo opera uma série de seminários de autoajuda, publicou em seu site como “uma comunidade guiada por princípios humanitários” teve uma grande operação em Vancouver que atraiu inúmeros atores e outros que trabalham em produções de TV e cinema.

Múltiplas fontes familiarizadas com a situação na época enfatizaram que os seminários se desdobraram quando foram anunciadas palestras e aulas projetadas para ajudar os participantes a definirem e atingirem metas, superarem traumas passados ​​e ganharem confiança e estatura em suas vidas profissionais. Os seminários normalmente aconteciam em salões de hotel ou centros de conferência. Os instrutores mostravam vídeos curtos de Raniere falando sobre seu programa e suas filosofias. A ênfase era frequentemente em conversas informais e estabelecimento de metas em pequenos grupos.

Uma fonte familiarizada com o serviço uma década atrás enfatizou que era semelhante à outros programas populares de auto-ajuda, como a série Landmark Forum ou os eventos ao vivo de Tony Robbins. “Esses eram cursos legítimos. Não é como se você aparecesse e houvesse algemas lá por um culto sexual“, disse a fonte.

O líder da seita pegava no ponto fraco de seu potencial seguidor e o convertia… 

Mack começou a atuar ainda criança, o que significa que “ela aprendeu a fazer todo mundo feliz desde cedo“, acrescentou a fonte. Em Vancouver, ficou encantada com os cursos de auto-ajuda e continuou subir até níveis mais altos. Ela procurou recrutar seus colegas de trabalho em Smallville e outros amigos para se inscreverem nestes mesmos cursos. A principal ideia, era superar traumas do passado que pudessem impedi-los de serem bem sucedidos em suas carreiras.

Ao mesmo tempo, Mack era amplamente elogiada como profissional nos sets de Smallville, sempre pronta para filmar ou atender pedidos de fãs, além de participar de Comic Cons, entre outros. A atriz, constantemente dizia querer contribuir para o mundo de uma forma positiva, e defendia o empoderamento feminino.

Resultado de imagem para allison mack smallville
Imagem: Variety/Release/Divulgação

Agora, os promotores dizem que ela fazia parte de uma elaborada organização de fachada destinada a fornecer um fluxo constante de jovens mulheres para servirem como escravas sexuais à Raniere e outros. Os promotores e outros alegam que Mack era a líder do recrutamento de mulheres sob o disfarce de se juntar à um grupo de empoderamento de mulheres.

Aqueles que foram conduzidos na sociedade secreta conhecida como “DOS” ou “o voto”, tinham que fornecer uma forma de “garantia” na forma de fotos embaraçosas ou depoimentos escritos que poderiam ser usados ​​contra elas se tentassem sair e desacreditar outras. Os membros eram continuamente pressionados a divulgarem mais materiais comprometedores sob a ameaça de que itens anteriores fossem divulgados publicamente.

Continua após a publicidade

Matéria da Variety compara culto à série The Handmaid’s Tale

As mulheres do grupo também foram forçadas a permanecer celibatárias, a permanecer alertas em todas as horas e a executar tarefas domésticas para Raniere e outros, segundo documentos judiciais apresentados esta semana em New York. Além de sexo obrigatório, elas precisavam fazer todos os tipos de tarefas, e recebiam ordens constantes. Eram privadas de sonos e precisavam, constantemente, estarem de prontidão.

Raniere “agrediu fisicamente pelo menos duas parceiras íntimos“, alegam os promotores em um pedido de negação de fiança para Raniere, que permanece sob custódia federal.

Em 2012, sob o disfarce de orientação, ele incentivou uma mulher a correr de cabeça em uma árvore e beber de uma poça“, disseram os promotores. “Ele também co-fundou um movimento chamado ‘Sociedade de Protetores’, que, em parte, dependia de mulheres humilhantes para erradicar as fraquezas que o réu ensinava serem comuns em mulheres. Por exemplo, as mulheres que compareceram às aulas foram obrigadas a usar um útero de vaca falso sobre os seios, enquanto as pessoas os chamavam de nomes depreciativos”.

Dias atuais…

Após Smallville acabar Mack se mudou para Nova York. Os promotores disseram que ela passou o último ano morando em um apartamento no Brooklyn, onde foi presa na semana passada.

Mack foi libertada após pagar US $ 5 milhões de fiança na terça-feira. Ela está em meio a negociações com os promotores e acredita-se que esteja preparada para cooperar no caso contra Raniere. Hoje está em detenção domiciliar com monitoramento eletrônico na casa de seus pais em Los Alamitos, Califórnia..

A imagem de Mack em uniforme cinza-esverdeado, respondendo as acusações criminais em um tribunal do Brooklyn, contrasta com a imagem saudável que ela projetou por 10 temporadas como a corajosa Chloe Sullivan de Smallville. Pessoas que eram ligadas à atriz expressaram tristeza pela situação de Mack, mesmo que sejam rápidos em condenar as acusações criminais que ela enfrenta.

Quem ela era e quem ela se tornou são pessoas muito diferentes“, disse uma fonte.

Leia mais: Série sobre culto sexual envolvendo atriz de Smallville já está sendo desenvolvida

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.
  • Levy Yagami

    Caraca vey