Ambientado no Havaí, reboot de Magnum P.I. sofre acusações de racismo

Imagem: Divulgação/CBS

Prestes a estrear, o reboot de Magnum P.I., clássico dos anos 80, está sendo acusado de ‘whitewashing – quando se usa atores brancos para interpretar papéis que personagens de outras etnias.

A denúncia foi feita pela organização Media Action Network for Asian Americans (MANAA), que expressou sua decepção com o elenco da nova série, bem como a “falta de oportunidades para atores asio-americanos”.

Continua após a publicidade

A insatisfação da MANAA se dá pelo fato da série ser ambientada no Havaí – região de maioria asiática e/ou nativos do Pacífico – e não possuir nenhum ator de origem asiática no elenco principal.

Protagonista da série é de origem mexicana

O presidente da organização, Rob Chan, reconheceu que a nova série é “diversa”, mas não o bastante para incluir atores asiáticos ou nativos do Pacífico.

Geralmente nós queremos uma série que reflita a demografia do local. A série acontece no Havaí, que é majoritariamente asiático, mas se você olhar para os quatro protagonistas, não há asiáticos refletidos ali”, destaca Rob Chan. A organização pede a substituição do showrunner da série, Peter Lenkov.

Chan ressaltou ainda o fato de Magnum P.I. ser uma das poucas produções da CBS com um protagonista de origem mexicana. Além do ator Jay Hernandez, estão no o elenco principal do reboot: Stephen Hill (Luke Cage), Zachary Knighton (Happy Endings), Domenick Lombardozzi (Rosewood) e Perdita Weeks (Penny Dreadful).

Para emissora, acusações não refletem atual política da empresa

Um porta-voz da CBS respondeu as acusações destacando que dois membros do elenco regular da série são descendentes de asiáticos. São eles: o ator Tim Kang (The Mentalist) e a atriz Amy Hill (Mom).

Embora respeitemos o trabalho que a MANAA faz para promover a inclusão de asiáticos e nativos do pacífico no entretenimento. Mas sua declaração não reflete com exatidão o status atual de Magnum P.I. ou da CBS”, diz o comunicado. A nota também informa que um terço dos diretores da série são nativos do Pacífico.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que Justin Lin, diretor da franquia Velozes e Furiosos, dirigiu o episódio piloto da série.

A nova versão de Magnum P.I. estreia no dia 24 de setembro na CBS.

About Italo Marciel

Italo Marciel
Cearense, 28 anos. Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação. Viciado em séries desde que se entende por gente e apaixonado por cinema. O cara que fica feliz em indicar uma boa série ou um bom filme para os amigos.