Audiência – Análise de 26/05 a 01/06: The Bachelorette, America’s Got Talent, Animal Kingdom e mais

The Bachelorette, America's Got Talent, Animal Kingdom, Análise, Audiência, Análise da Audiência
Imagem: ABC/Divulgação; NBC/Divulgação; TNT/Divulgação

Na última segunda-feira (28), os Estados Unidos lembraram dos soldados mortos em combate no Memorial Day. Porém, além de ser um dia sóbrio em memória daqueles que deram suas vidas pelas liberdades e valores do país, é o início não oficial da Summer Season. Tanto para televisão quanto para o cinema.

A boa notícia é que nossas análises não vão parar, na verdade nós não paramos nunca, porém é importante ressaltar que todo o conteúdo da TV aberta será pequeno em comparação com a TV a Cabo. Começamos a temporada com os carrors chefes da temporada – The BacheloretteAmerica’s Got Talent e (claro) os esportes ao vivo (Champions League, NBA e Stanley Cup).

ABC

Sem American Idol para ajudar sua audiência já ruim, Deception encerrou sua primeira (e única) temporada com uma Series Finale de duas horas de duração com 0.4 no demo. A estreia da nova temporada de The Bachelorette (análise completa abaixo) despencou em relação ao ano passado (1.8 x 1.4), enquanto às 22h, The Crossing perdeu ainda mais de 0.5 para 0.4. Esses números representam um sangramento de 75% do seu lead-in.

O primeiro (e sensacional) jogo da final da temporada da NBA entre o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors fez 6.3 no demográfico alvo, uma alta de 0.4 em relação à 2017. No total de telespectadores foram mais de 17 milhões de telespectadores. Por fim, na sexta-feira Quantico registrou 0.5 (uma Season High), uma surpreendente subida de 0.1 em relação aos 0.4 da semana anterior

NBC

Imagem: NBC/Divulgação

O restante da temporada de Taken fez medonhos 0.2 na sua estreia do sábado, sendo vista por 1.76 milhões de pessoas. Tais números representam uma queda de 50% em relação ao seu episódio mais recente (13/04) em questão de demo alvo. Assim como na sexta-feira (25), a NBC  teve o programa mais assistido do sábado. O Dateline marcando 0.5 no demográfico e atraindo a atenção de 2.90 milhões de telespectadores, embora a Fox tenha vencido o dia.

Na segunda-feira, o primeiro jogo da Stanley Cup atraiu 5.19 milhões de pessoas e 1.7 no demográfico alvo, números similares aos de 2017: 1.7/4.85 milhões. De acordo com os números divulgados pela emissora e pelo The Washington Post, o jogo foi um sucesso nos mercados de Las Vegas e Washington D.C. (abaixo).

Começando a Summer Season com o pé direit0, America’s Got Talent retornou grandiosa com 2.5 no demo alvo. É um pouquinho menor do que os números espectaculares de 2017 (2.7), mas é dominante. Mais tarde, World of Dance fez 1.7, que é bem aquém dos 2.4 do ano passado, mas na linha com a média da 1ª temporada (1.8).

Noite agitada na quarta-feira. American Ninja Warrior teve sua Season Premiere com bons 1.2 (-0.2/2017), que ajudaram Reverie a ter uma estreia decente. O drama registrou 0.6 no demográfico alvo, longe dos 0.9 de Midnight Texas e de The Carmichael Show, mas na linha com o Season Premiere da cancelada The Night Shift (0.6). Todos de 2017.

Top 10 dos Principais Mercados do 1º jogo da Stanley Cup

1. – Las Vegas, Nevada –  28.08 no demográfico algo (18-49 anos)
2. – Washington, DC – 16.02 no demográfico algo (18-49 anos)
3. – Pittsburgh, Pensilvânia – 10.31 no demográfico algo (18-49 anos)
4. – Baltimore, Maryland – 9.07 no demográfico algo (18-49 anos)
5. – Buffalo, Nova York – 8.84 no demográfico algo (18-49 anos)
6. – Richmond, Virgínia –  6.92 no demográfico algo (18-49 anos)
7. – Saint Paul, Minnesota – 6.58 no demográfico algo (18-49 anos)
8. – St. Louis, Missouri – 5.22 no demográfico algo (18-49 anos)
9. – Denver, Colorado – 5.11 no demográfico algo (18-49 anos)
10. – Fort Myers, Flórida –  4.71 no demográfico algo (18-49 anos)

FOX

No sábado, a Fox venceu o dia com o último sábado da temporada com a Major League Baseball marcando bons 0.5 no demo e atraindo uma audiência de 2.46 milhões. A comentada e divulgada NASCAR Monster Energy Cup Racing atraiu a atenção de 4.09 milhões de pessoas, mas venceu o domingo ao marcar 0.8 no demográfico. Os dois episódios de “bônus” de Lucifer registraram uma média de 0.5.

Na terça-feira, a Fox estreou novas temporadas de Beat Shazam (0.8) e Love Connection (0.6). Ambas voltaram ao ar 0.1 abaixo das suas médias finais de 2017, mas vale lembrar que nenhuma delas enfrentou o America’s Got Talent. O reality show “do amor” foi bastante divulgado no mercado de Nova York durante toda terça-feira. Seu aprenstador, Andy Cohen esteve no Good Day Fox na WNYW, além de ser o convidado do The View, da ABC.

Na quarta-feira, o MasterChef teve uma Season Premiere de duas horas de duração com um demo de 1.1, mesmo resultado da estreia de 2017.

Continua após a publicidade

CBS

O sétimo episódio da 2ª temporada de Ransom fez 0.2, os mesmos da semana anterior, mas uma queda de 11% no total de telespectadores. No domingo, o 60 Minutes fez 0.5 no demográfico alvo ao falar de rinocerontes em extinção, mas foi o programa mais assistido da noite com 6.32 milhões.

Mais tarde, dois episódios da já renovada Instinct fizeram 0.4 e 0.3 às 20h e 21h, respectivamente. Na segunda-feira Elementary fez 0.4 no demográfico alvo, uma queda de 20% em relação aos 0.50 da semana anterior. Na quarta-feira, a CBS exibiu dois episódios consecutivos da cancelada Code Black em que registraram 0.7, uma queda de 0.1 comparando com o episódio mais recente há duas semanas.

Já na sexta-feira, a noite de originais começou (e terminou já que às 21h e 22h foram reprises) com Undercover Boss: Celebrity Edition. O quarto episódio da atual temporada do reality show fez 0.7, uma subida de 0.2 em relação aos 0.5 da semana anterior.

Continua após a publicidade

CW

Na segunda-feira iZombie terminou sua penúltima temporada com estabilidade. O drama fez 0.2 no demográfico alvo, enquanto Supergirl entrou bem na Summer Season ao menter seus 0.4 da semana anterior. Na terça-feira, The 100 manteve seus 0.3 da semana anterior, o que é um bom resultado quando se lembra que a série estava sozinha, sem o lead in de The Flash. Na quarta-feira, The Originals ficou estável nos 0.3. Na sexta-feira, My Last Days (0.1) e Life Sentence (0.1) ficaram estáveis.

Debate Night

Debate Utah Mitt Romney
Imagem: Scott G Winterton/The Deseret News via AP, Pool

Na terça-feira (29) a KUTV (afiliada da CBS em Utah) exibiu o (único) debate para o Senado entre o deputado estadual Mike Kennedy e o ex-governador Mitt Romney, em parceria com a C-SPAN.

Embora o Mix de Séries não tenha acesso aos números de audiência em mercados locais para um único evento, vale lembrar que a C-SPAN (algo parecido com a TV Câmara/TV Senado no Brasil) não tem seus números medidos pela Nielsen.

Sua audiência é divulgada anualmente a partir de um relatório. Caso queira conferir o de 2017, clique aqui.

Continua após a publicidade

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

No sábado a HBO estreou outro filme. Diferentemente dos anteriores, The Tale não foi muito bem. Mesmo rodeado de polêmicas e vencedor do Festival de Sundance, o longa estrelado por Laura Dern fez 0.09, bem diferente dos bons 0.26 de Fahrenheit 451 da semana passada.

Os playoffs da atual temporada da NBA vem dando o respiro que a ESPN tanto precisava. No domingo (27), o sétimo jogo entre o Cleveland Cavaliers e o Boston Celtics registrou a melhor audiência da emissora desde quando a competição começou a ser exibida pela emissora a cabo em 1984. Isso mesmo. 1984. Foram 9.1 no demográfico alvo, superando o recorde anterior da partida entre o Miami Heat e o Boston Celtics em 2012.

Exibir Westworld em noite anterior a um feriado e competindo com basquete foi um tanto ridícula para HBO. O drama não só despencou 37% em relação a semana passada, como também marcou uma Series Low de 0.37. Na Showtime, a mesma situação. Billions perdeu 0.05 para 0.19; I’m Dying Up Here caiu 0.02 para 0.03 e a estreia de The Fourth Estate repetiu os números de The Circus com 0.03.

Entre finais e estreias

Season Finale de Killing Eve cresceu 0.02 para 0.13. O final de de Trust perdeu ainda mais fôlego ao cair 0.06 para 0.11. Já na Starz, a vergonha continua com Sweetbitter subindo 0.06 e Vida estável com 0.03.

John McCain- For Whom the Bell Tolls
Imagem: HBO/Divulgação

Na segunda-feira, os playoffs da NBA ajudaram (e muito) a “prévia” que a TNT exibiu da terceira temporada de Animal Kingdom. O drama fez ótimos 0.66, uma subida de 0.22 em relação a estreia de 2017. Outro número surpreendente? 1.60 milhão de pessoas viram o retorno do drama. O horário? às 00h25.

O retorno da bem sucedida Six no History Channel fez 0.24, uma queda grandiosa dos 0.48 da estreia de 2017. A exibição no seu horário regular (quarta-feira), a série fez 0.20. Por fim, o comentando e celebrado documentário da HBO, John McCain: For Whom the Bell Tolls teve uma boa noite. Embora exibida num feriado, o telefilme fez 0.10 no demográfico alvo, atraindo 517 mil pessoas.

Na terça-feira, The Last O.G. cresceu 0.06 para 0.48. No OWN tivemos a estreia não oficial de Queen Sugar com 0.40, números bem aquém dos 0.68 de 2017. Já no dia seguinte, o segundo episódio do drama fez 0.29. Legion caiu ainda mais de 0.18 para 0.15 enquanto Genius também caiu para 0.05.

Na quarta-feira, o Series Finale de The Americans fez 0.22 (+0.03), mas a Season Finale de Famous In Love caiu 0.03 para 0.08. Por fim, Colony teve uma pequena subida de 0.03 para 0.20, uma refrescante Season High. Já na quinta-feira, a NBA não atrapalhou Jersey Shore: Family Vacation. O reality show da MTV não só subiu saudáveis 0.23 para 1.21, como venceu a noite quanto a programação não esportiva.

Continua após a publicidade

Internacionais

Imagem: Divulgação (06)

A última semana de Britain’s Got Talent foi cheia de altos e baixos. No sábado o reality show marcou uma Series Low (5.6 milhões de telespectadores); no domingo foi visto por 6.9 milhões; na segunda a audiência foi de 7.9 milhões; na terça o número total de pessoas foi de 6.6 milhões; na quarta o número de telespectadores foi de 07 milhões; na quinta o público foi de 6.4 milhões, enquanto na sexta a plateia foi de 7.4 milhões.

No domingo passado (20), o  The Voice Australia perdeu por pouco para o MasterChef Australia (875 mil vs. 877 mil), mas nesta semana a derrota foi um pouquinho mais. O reality show musical foi visto por 896 mil pessoas, enquanto o culinário foi assistido por 903 mil telespectadores.

Diferentemente da semana anterior, o MasterChef Spain teve uma alta surpreendente mesmo competindo com Supervivientes: Conexión Honduras. A competição culinária teve 16.8% de share e atraiu 2.34 milhões de pessoas, já a concorrência fez 10.1% e foi vista por 1.95 milhão. Bem diferentes da semana anterior, uma vez que o reality gastronômico foi exibido (bem) mais tarde do que o normal.

Na Coréia do Sul, Suits (슈츠) teve uma semana tranquila. Na quarta-feira (30), a série atraiu um demográfico de 8.5 (-1.0) em Seul enquanto ao redor do país foram 8.8 no demo (-0.8). Já na quinta (30) foram 9.7 no demo da capital e 9.8 no demográfico  em todo país.

Para efeitos de curiosidade, O Outro Lado do Paraíso continua bombando em Portugal. Com 5.1 de audiência média e 24,9% de share, a novela deu à SIC o primeiro lugar na faixa com um total de 497 mil telespectadores na terça-feira (29). Sucesso é sucesso em qualquer lugar.

Um jogo memorável. Audiência também. 

Champions League
Imagem: Reuters/Standard

Para os fãs de futebol sábado (26) foi um dia perfeito. A final entre o Real Madrid e o Liverpool rendeu ótimos números tanto no Reino Unido quanto na Espanha. Exibido aos ingleses pela BT (do BT Group), a partida foi vista por grandiosos (para TV a Cabo) 2.8 milhões de pessoas, quase um milhão a mais do que 2017.

Já na Espanha a final foi exibida por três canais diferentes: Antena 3 (para todo país); TV3 (para o mercado da Catalunha) e BeIN Sports (na TV a Cabo). Somando o resultados dos canais, o resultado é grandioso. De acordo com a Barlovento Comunicación, o jogo foi visto por 10.1 milhões de pessoas num share de 60.2%, o que significa que a cada dez televisores ligados naquele momento, seis estavam sintonizados na partida.

Análise Especial da Semana: The Bachelorette

The Bachelorette
Imagem: ABC/Divulgação

Um dos principais programas da Summer Season, talvez o mais popular atrás apenas do America’s Got TalentThe Bachelorette retorna com um impulso nada ordinário. A protagonista da temporada, Becca, vale ressaltar foi embaraçada diante de todo o país após ser trocada por Lauren Burnham, mesmo após ser pedida em casamento pelo então Bachelor, Arie Luyendyk Jr.. Todo o drama faz com que uma grande empolgação em torno do novo ano de Bachelorette, principalmente quando vemos que o marketing da ABC foi construído em torno da separação.

A partir da divulgação é possível inferir outra estratégia: “mulher independente”. Porque é importante? Pois o canal constatou que um dos problemas da temporada anterior foi a ausência de millennials na audiência, principalmente de mulheres dessa geração. Observando que a ideia da “primeira bachelorette negra” não funcionou entre essas telespectadoras, a proposta de apresentar ao público uma mulher independente talvez seja a solução do problema. Ainda mais quando as estatísticas mostram que essa geração enfrenta sérios problemas em fazer a transição para vida adulta. Entende a jogada?

Aparentemente, o tema ainda não colou. O Season Premiere trouxe uma Series Low de 1.4 para o reality show, assim como seu menor total de telespectadores até agora. É perigoso? Avaliando pelo burburinho que o episódio de estreia gerou nas redes sociais e das polêmicas que gerou pelo favorito ser aparentemente transfóbico, acredito que esses números vão crescer. Muito.

Top 07

14ª temporada: Season Premiere fez 1.4 no demográfico alvo (18-49 anos); 5.49 milhões de telespectadores

13ª temporada: Season Premiere fez 1.8 no demográfico alvo (18-49 anos); 8.05 milhões de telespectadores

12ª temporada: Season Premiere fez 2.0 no demográfico alvo (18-49 anos); 6.62 milhões de telespectadores

11ª temporada: Season Premiere fez 2.1 no demográfico alvo (18-49 anos); 7.10 milhões de telespectadores

10ª temporada: Season Premiere fez 2.0 no demográfico alvo (18-49 anos); 7.17 milhões de telespectadores

09ª temporada: Season Premiere fez 1.9 no demográfico alvo (18-49 anos); 5.99 milhões de telespectadores

08ª temporada: Season Premiere fez 2.6 no demográfico alvo (18-49 anos); 8.05 milhões de telespectadores

O que veremos na próxima semana: Chris Cuomo estreia (definitivamente) no horário nobre; Season Finale de Britain’s Got Talent; Califórnia vai às urnas; o início do fim de The Fosters;

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.