Audiência – Análise de 01/09 a 07/09: Mayans MC, The Purge, NFL e muito mais

Audiência, Análise de Audiência, Números, Análise dos Número, The Purge, Bobby Brown
Imagem: FX/Divulgação; BET/Divulgação; USA Network/Divulgação; USA Today/Divulgação;

Com o início da temporada regular da NFL, começamos a sentir aquele cheiro gostoso de Fall Season. Além disso, também começamos a ver a TV a Cabo mostrando sua musculatura com o encerramento de algumas temporada de dramas populares, assim como o início de outros.

Mayans MCThe Purge e o tão aguardado e comentado The Bobby Brown History estrearam nesta semana, abrindo espaço para o que veremos nas próximas semanas com uma verdadeira tsunami. Já na TV aberta, poucos destaques, mas certamente com números que merecem nossa atenção.

Vamos aos números?

ABC

Uma exibição de três horas (!!!) de Bachelor In Paradise caiu 0.1 dos 1.1 da semana anterior, mas que venceu o feriado com muita facilidade tanto em demo quanto no total de telespectadores. Tais números fizeram com que o canal vencesse o feriado e sua quarta segunda-feira (com In Paradise) no pódio.

Na terça-feira, Bachelor In Paradise caiu 0.1 para 1.0, enquanto Castaways caiu 0.1 para 0.4. Já na quinta-feira (06), Match Game retornou de uma folga de duas semana com uma alta de 0.1 para 0.6, enquanto Take Two fez 0.4, uma estabilidade em relação há sua última semana.

Embora a NBC tenha vencido a quinta-feira com muita facilidade em virtude do início da temporada regular da NFL, a ABC foi quem conseguiu atrair o maior número de telespectadores com sua programação alternativa. O canal fez sua melhor audiência em nove semanas graças ao futebol.

NBC

Na segunda-feira (03), American Ninja Warrior caiu 0.1 para 1.0, que ainda sim são números extratemente respeitáveis para um feriado onde a maioria dos telespectadores estão retornando das férias de verão. America’s Got Talent caiu 0.1 em relação há semana passada, marcando ainda enormes 1.8 no demográfico alvo. Mais tarde, a Season Finale de Making It fez 0.7, uma queda de 0.1.

Na quarta-feira (05), tanto America’s Got Talent (1.4) quanto World of Dance (1.0), caíram 0.1 em relação a semana passada.

O sábado (1º) marcou o início da nova temporada do futebol universitário (ou College Football). O jogo exibido pela NBC, Notre Dame vs. Michigan Wolverines, rendeu bons frutos para emissora. Os times comungam de uma rivalidade antiga, o que certamnete ajudou a aumentar a audiência. Foram os melhores números de um jogo da Notre Dame no canal em 12 anos.

Principais mercados do jogo

1º. – Columbus – 16.2
2º. – Detroit – 15.4
3º. – Dayton – 11.4
4º. – Indianapolis – 9.9
5º. – Cleveland – 7.4
6º. – Ft. Myers-Naples – 6.9
7º. – Knoxville – 6.8
8º. – New Orleans – 6.5
9º. – Cincinnati – 6.2
9º. – Greenville-Spartanburg – 6.2
9º. – Norfolk – 6.2

Continua após a publicidade

FOX

Sofrendo em virtude da esparça quantidade de televisores ligados na segunda-feira (03), So You Think You Can Dance? caiu 0.1 para 0.5, uma Series Low. Na terça-feira (04), Beat Shazam (0.7) ficou estável, assim como Love Connection com seus anêmicos 0.4 no demo.

Na quarta-feira (05), MasterChef, em mais uma exibição de duas horas, fez 0.9/1/0, uma leve queda dos 1.0/1.0 da semana anterior.

CBS

O único original da noite de domingo (02), Big Brother teve uma queda brusca em virtude do dia do trabalho. O reality show registrou 1.2, uma queda brusca dos 1.6 da semana passada.

Mostrando estabilidade até mesmo num dia complicado para audiência, tanto Salvation (0.3) quanto Elementary (0.5) ficaram estáveis em relação há semana passada.

Na quarta-feira, Big Brother caiu 0.1 para 1.5, enquanto a exibição de quinta-feira o reality show cresceu 0.1 para 1.4 no demo. Encerrando a semana, TKO: Total Knock-Out perdeu 0.1 para 0.4 na sexta-feira (07).

CW

Na segunda-feira (03), Penn & Teller: Fool Us caiu 0.1 para 0.3, enquanto Whose Line Is It Anyway? ficou estável em 0.3. Na quarta-feira, Burden of Truth segurou-se nos seus pequeno 0.1.

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

No domingo, Power liderou a TV a Cabo com 0.58, apesar de apresentar uma leve queda em relação há semana passada. Em seguida, America To Me teve uma pequena baixa também para 0.07. Na AMC, Fear The Walking Dead caiu 0.13 para medianos 0.48 no demográfico alvo.

Já renovadasBallers Insecure caíram, respectivamente, 0.09 para 0.33 e 0.17 para 0.19. Na segunda-feira, Better Call Saul cresceu 0.04 para 0.43, enquanto Lodge 49 teve uma pequena oscilação de 0.02 para 0.08. A CNN exibiu o tão esperado RBG, documentário sobre a juíza da Suprema Corte do país, Ruth Bader Ginsburg, com bons números.

O longa fez com que a emissora vencesse a Fox News e a MSNBC em dois demos chave: adultos de 25 à 54 anos e adultos de 18 à 34 anos. Na terça-feira, Mayans MC mostrou a que veio com impressionantes 1.05 no demográfico, o triplo do seu lead-in.

Enfim, boas notícias

The Bobby Brown Story também fez bonito com 1.01 para o BET, enquanto The Purge estreou com bons 0.55, sendo que a transmissão simultânea no Syfy fez 0.12. Na segunda noite de estreia, na quarta-feira portanto, Bobby Brown subiu para 1.02, algo realmente impressionante para BET em tempos complicados para o canal.

Season Premiere de It’s Always Sunny In Philadelphia fez 0.38 no demo, uma queda de 0.06 em comparação com os números de janeiro de 2017. No USA Network, The Sinner subiu para 0.29, assim como Suits que pulou 0.06 para 0.29. Já no OWN, Greenleaf afundou 0.12 para 0.20.

Já na quinta-feira, vim Jersey Shore liderando a TV a cabo com 0.86, uma subida de 0.06 em relação aos dados da semana passada. Na USA, Queen of the South subiu para 0.38, diferentemente de Shooter que caiu 0.05 para 0.13. No FX, Snowfall perdeu 0.04 para 0.31.

Notas do Acúmulo:

Telefe: Pelo oitavo mês consecutivo a emissora argentina foi líder de audiência, segundo dados do Ibope. O canal fechou agosto com uma média geral de oito pontos, um a mais do que a concorrente (El Trece, ou Canal 13). Já no horário nobre, a emissora também liderou com boa vantagem: fez 10.8 pontos contra nove conquistados pela El Trece.

Bachelor In Paradise: No acumulado de sete dias, o reality show da ABC foi o segundo que mais ganhou com ajuda do DVR. A atração foi de 1.0 (do ao vivo) para 1.7 ao todo, um crescimento de 70%, o maior da semana de 13 à 19 de agosto. O programa perdeu apenas para Elementary, cujos ganhos somam 100% em apenas uma emana.

The Sinner: No mesmo período de coleta de dados (a semana de 13 à 19 de agosto), o drama da USA Network foi quem teve o maior aumento no total de telespectadores. A série oscilou de 1.01 milhão ao vivo para 2.97 milhões no acumulado, um salto significante de 194%.

Continua após a publicidade

Internacionais

Imagem: Divulgação (06)

A estreia da nova temporada do The X Factor UK trouxe um resultado bom e outro ruim para a ITV. Positivo porque a Season Premiere foi a mais assistida de sábado (1º), vencendo-a com folga (02 milhões a mais do que a segunda colocada). Foram 5.7 milhões de telespectadores, uma queda de 500 mil em relação aos números conquistados na abertura do novo ano em 2017.

No domingo (02), e ainda no Reino Unido, vimos Bodyguard fazer um feito quase que nunca visto antes na televisão britânica: manter, integralmente, seus números de estreia: 6.7 milhões de pessoas. O que impressiona ainda mais é o fato de que no mesmo horário, a ITV lançava Vanity Fair, uma adaptação de William Shakespeare bastante comentada (e aguardada). Já a segunda exibição do The X Factor UK teve uma nova queda – dos 5.7 milhões de sábado para 05 milhões agora.

O último capítulo de O Outro Lado do Paraíso conquistou o quinto lugar geral, com média de sete pontos, um share de 25.8% e um público total de 677 mil telespectadores. A novela terminou na sexta-feira (31) líder absoluta no horário na qual foi exibida desde sua estreia até sua conclusão. Já nesta segunda-feira (03), a SIC estreou outra brasileira no horário: Segundo Sol não foi tão bem. A novela estreou com 5.1 de média, longe das três antecessoras brasileiras: A Lei do Amor (6.1); A Força do Querer (6.1) e O Outro Lado do Paraíso (5.9).

Bake Off Chile teve uma queda em relação há semana passada. Agora exibido aos domingos, o reality show marcou 12.3 pontos nesta semana, uma queda expressiva dos 13.2 da semana anterior. Na Alemanha, MacGyver teve uma pequena queda em relação há semana passada (1.62 milhão x 1.81 milhão), enquanto This Is Us teve uma pequena alta (200 mil x 210 mil).

Análise Especial da Semana: NFL Season Opener

NFL 2018
Imagem: NFL/Divulgação

A temporada regular da NFL começou na última quinta-feira (06) com um jogo entre o Philadelphia Eagles e o Atlanta Falcons. Embora o atual campeão tenha se consagrado vencedor de tal partida, nossa missão aqui é analisar os números que tal jogo registrou para NBC e o que ele pode dizer para o futuro da liga. Sem  nenhuma surpresa, vimos uma queda.

Segundo a Bloomberg, foi uma queda de 08% em relação ao início da temporada regular em 2017. É verdade que uma queda é uma queda, mas é compreensível, aceitável e honestamente esperável. Há uma tendência de queda no total de telespectadores antes mesmo da “controvérsia” envolvendo o hino nacional que o presidente impulsionou no final do ano passado.

O analista de mídia da Bloomberg, Lucas Shaw, notou na sua mais recente newsletter que o jogo da quinta-feira (06/09) foi o evento esportivo mais assistido da televisão americana desde as Olimpíadas de Inverno neste ano. Sem contar que a média que a temporada normalmente registra, é consideravelmente superior àqueles feitos pelas finai da NBA.

E o futuro?

 

Outro número que é importante notar? Os digitais. Segundo a NBC, a transmissão feita pela NBC Sports Digital foi o mais assistido da história da emissora. Usuários consumiram 108 milhões de minutos através de dois milhões de aparelhos únicos, uma subida de 31% e 55%, respectivamente, em relação ao primeiro jogo de 2017.

Principais mercado locais:

1º. – Filadélfia (Pensilvânia) – 32.9 no demográfico alvo (18-49 anos)

2º. – Nova Orleans (Louisiana) – 24.6 no demográfico alvo (18-49 anos)

3º. – Atlanta (Georgia) – 19.8 no demográfico alvo (18-49 anos)

4º. – Denver (Colorado) –  17.5 no demográfico alvo (18-49 anos)

5º. – Milwaukee (Wisconsin) – 17.3 no demográfico alvo (18-49 anos)

6º. – Richmond  (Virgínia) – 17.0 no demográfico alvo (18-49 anos)

7º. – Norfolk (Virgínia) –  16.6 no demográfico alvo (18-49 anos)

8º. – Dallas (Texas) – 15.8 no demográfico alvo (18-49 anos)

9º. – Greensboro (Carolina do Norte) –  15.2 no demográfico alvo (18-49 anos)

10.º – Oklahoma City (Oklahoma) – 14.7 no demográfico alvo (18-49 anos)

10.º –  Albuquerque (Novo México) –  14.7 no demográfico alvo (18-49 anos)

O que veremos na próxima semana: 5ª temporada de Power termina; HBO lança segundo ano de The Deuce; última temporada de The Last Ship termina; American Horror Story: Apocalypse entra no ar pelo FX e muito (muito) mais.

O que nós estamos lendo para Fall Season: A ABC está apostando com força, muita força, no lançamento de A Million Little Things.

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.