Audiência – Análise de 18/08 a 24/08: Video Music Awards, Shades of Blue, Animal Kingdom e mais

Análise de Audiência, Audiência, Números, Shades of Blue, Animal Kingdom, Trial & Error, Video Music Awards
Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP; NBC/Divulgação (02); TNT/Divulgação

Como comentamos na semana passada, os destaques ficam cada vez menores com a conclusão da Summer Season. Assim como a falta de grandes títulos até o começo da temporada regular da NFL. A boa notícia é que quando a vida nos dá limões, fazemos uma limonada. O que isso significa?

Temos muito mais espaço para focar naquelas séries que, por alguma razão, não ganharam a devida atenção durante essa última temporada. Porém, isso não quer dizer que a semana não tenha produzido frutos. Vimos a conclusão da franquia Sharknado, o Series Finale de Shades of Blue, o final da 3ª temporada de Animal Kingdom e mais.

E claro, uma análise bem especial sobre o Video Music Awards na MTV.

Vamos aos números?

ABC

No domingo, The $100,000 Pyramid ficou estável com 0.8 no demográfico alvo, mas To Tell The Truth caiu 0.1 para 0.6. Na segunda-feira, Bachelor In Paradise segurou bem nos 1.3 no demo alvo, enquanto The Proposal parmaneceu estável com 0.5. Já no dia seguinte, outro episódio de Bachelor In Paradise fez 1.1, uma subida de 0.1 em relação a última terça-feira.

Castaways repetiu seus usuais 0.5 no demográfico alvo. A emissora lembra que, mesmo ficando atrás da NBC, o reality show apresentou um crescimento considerável dos resultados feitos há exatos um ano quando Somewhere Between ocupava tal horário: 56% no total de telespectadores ou 25% no demo preterido (18-49 anos).

Exibida sozinha, The Gong Show operou em alta de 0.1 (indo a 0.5) em relação há sua última exibição há duas semanas.

NBC

A noite começou com um especial dos melhores momentos do primeiro grande campeonato de ginástica artística feminina dos EUA após as Olimpíadas do Rio. O brilho de Simone Biles fez 0.6, servindo como um ótimo lead-in para Shades of Blue, cujo Series Finale marcou um Season High de 0.6.

Na segunda-feira, American Ninja Warrior entregou estáveis 1.0 no demográfico, dando à NBC um decente segundo lugar frente a sempre dominante franquia Bachelor na ABC. Já na quarta-feira, America’s Got Talent teve uma pequena queda (-0.1), mas ainda sim dominante (2.0). Em seguida, a já renovada Making It subiu 0.1 para 1.0.

Uns comemoram, mas outros nem tanto

Na quarta-feira, World of Dance registrou sua melhor audiência em cinco semanas. O reality show marcou bons 1.2 no demo, números que não marcava desde 24 de julho. É verdade que o programa foi beneficiado por uma boa noite de America’s Got Talent (1.6/+0.1), empatando com Big Brother.

A quinta-feira foi o dia do Season Finale de Trial & Error. A comédia fez 0.4 em ambas as exibições uma queda dos 0.5/0.4 da semana anterior. Vale lembrar que, embora a série não vá mais continuar exibindo a produção em virtude de uma disputa contratual com a Warner Bros. TV, a NBC nos trouxe alguns dados curiosos sobre sua audiência.

O episódio exibido às 21h é um sucesso impressionante entre adultos de 18 a 49 anos em residências cuja renda é de mais de 100 mil dólares. Além disso, há um destaque muito curioso entre o demográfico alvo (18-49 anos) que têm quatro (0u mais) anos numa faculdade. O que isso indica? Além de apelo para um público mais elitizado, a comédia é um produto interessante para um serviço de streaming.

Continua após a publicidade

FOX

A semana começou com um novo Series Low para So You Think You Can Dance – 0.5. Um número baixo e extraordinário (negativamente falando) para um reality show de história, premiado e que, por muitos anos era a atração que a Fox poderia contar para ter bons números durante a Summer Season. Na terça-feira, a já renovada Beat Shazam repetiu seus estáveis 0.6 no demográfico alvo. Uma exibição especial de duas horas de duração de MasterChef fez 1.0, uma subida de 0.1 em relação a semana anterior.

O pacote que a Fox comprou para o Thursday Night Football nesta temporada começou na última quinta-feira (23). É verdade que é um jogo de pré-temporada (Eagles x Browns), por isso nós vamos ignora-los por enquanto até que a temporada propriamente dita comece em 06 de setembro.

CBS

No sábado, Pink Collar Crimes fez 0.3, uma queda de 0.2 em relação a semana anterior. Já no domingo, Big Brother ficou estável com 1.6, mantendo inclusive sua boa forma apresentada durante a semana retrasada mostrando que a temporada está, de fato, empolgando.

Na segunda-feira, a CBS exibiu um especial do Carpool Karaoke com Paul McCartney. O especial fez 0.6, uma queda de 0.2 em relação ao último especial exibido em abril deste ano. Mais tarde, Salvation (0.3) e Elementary (0.4) ficaram estáveis em relação há semana passada.

Mesmo vencendo a noite, o Big Brother perdeu 0.1 em relação há última quarta-feira, registrando ainda ótimos 1.6 no demo alvo. Encerrando a semana, a exibição do Big Brother na quinta-feira (23), o reality show também fez a mesma movimentação ao cair 0.1 para 1.6.

CW

Na segunda-feira, Penn & Teller: Fool Us perdeu 0.1 para 0.3, que mesmo assim são bastante sólidos. Tais números foram repetidos mais tarde pelo original de Whose Line It It Anyway?. Já na terça, The Outpost continuou estagnada nos 0.1, mesmo após uma reprise de The Flash com 0.2. Na quarta-feira, Burden of Truth caiu 0.1 para miseráveis 0.1.

TV a Cabo

Imagem: Divulgação

No domingo, o Discovery Channel liderou com facilidade com a exibição do Season Premiere de Alaskan Bush People, mas o maior destaque foi a conclusão da franquia Sharknado. Exibido pela Syfy, The Last Sharknado: It’s About Time marcou 0.33 no demo alvo, uma queda de 0.24 em relação há 2017. Já no total de telespectadores, o telefilme atraiu sua pior audiência desde a estreia. Foram 1.40 milhão de pessoas, em comparação com os 1.37 milhão em 2013.

Ainda no domingo, a Season Finale de The Affair subiu 0.11 no demo alvo, uma queda de 50% do que o drama fez na sua Finale de 2017. Na AMC, Fear The Walking Dead caiu 0.05 em relação ao midseason premiere, mas ainda dominante com 0.63 no demográfico alvo. Mais tarde, Preacher também caiu de 0.28 para 0.26. Na HBO, Ballers caiu novamente. Desta vez ao oscilar para 0.39 (-0.08). Sharp Objects subiu 0.06 para 0.38 e bem mais tarde, Insecure caiu 0.02 para 0.29.

Uns sobem e outros descem

Por fim, Keeping Up with the Kardashians caiu 0.12 para ainda fortes 0.46, a sexta maior audiência de toda TV a cabo no domingo (19). Na segunda-feira, Better Call Saul ficou estável com 0.43, mesma situação de Lodge 49 com 0.11. Wrecked, teve uma pequena queda para 0.36 na terça-feira. Enquanto Younger também caiu 0.02 para 0.22 e a aguardada (e comentada) Season Finale de Animal Kingdom subiu para 0.39.

Na quarta-feira, a Season Finale de Yellowstone cresceu 0.04 para ótimos 0.44, uma nova Series High para o lançamento mais bem sucedido desta Summer Season. Outro final importante da noite foi Queen Sugar. O drama do OWN terminou sua terceira temporada com 0.20, uma perda de 0.02 em relação há semana passada.

No USA Network, The Sinner subiu para 0.31, enquanto Suits subiu mais uma vez (0.04) para 0.32, uma grata e interessante Season High para o drama. Liderando a noite de quinta-feira com facilidade foi o Season Premiere de Jersey Shore: Family Vacation. O retorno do reality show fez 0.83 na primeira e segunda hora, respectivamente, bem diferente dos 1.49/1.42 dos resultados do Series Premiere.

Queen of the South cresceu mais uma vez (+0.02), chegando a 0.37. Tal crescimento, entretanto, não ajudou Shooter que caiu 0.05 para 0.17.

Notas do Acúmulo:

Andy Mack: Um dos maiores sucessos do Disney Channel dos últimos tempos, deixou a competição para trás. De acordo com a Nielsen, o infantil ficou em primeiro lugar no mês de agosto em pré-adolescentes (09-14 anos), sendo que o Season Finale exibido na segunda-feira (13) ficou em primeiro lugar, em todo pacote de televisão, seja em crianças (6-11 anos) ou em pré-adolescentes (09-14 anos). Enquanto isso, na Nickelodeon, procura-se um sucesso.

24 Hours To Hell and Back: Eu imagino que você já entendeu que o reality show da Fox se tornou um dos maiores sucessos deste ano. No entanto, de acordo com os números divulgados pela Nielsen na última segunda-feira (20) é possível ver o tamanho do sucesso. Além de ser a a estreia de maior audiência da Summer de 2018 (com ajuda do L+3), o programa também foi o preferido em alguns demográficos. Fez 1.2 (L+3) em homens de 18 a 49 anos e 1.5 (L+3) com homens entre 25 a 54 anos.

NBC: O bloco de notícias da emissora tem mais bons resultados para comemorar. O Today Show e o Nightly News continuaram a vencer com muita folga sobre a competição na ABC em agosto. Já o Meet The Press, no domingo (19), atraiu mais de 03 milhões de pessoas com a infame “verdade não é verdade” de Giuliani. Estabelecendo uma vantagem jamais vista na faixa matutina de domingo sobre This Week da ABC e o Face The Nation da CBS.

Continua após a publicidade

Internacionais

Imagem: Divulgação (06)

Como recebemos os números um tantinho atrasados, a semana dos internacionais começa em 17 de agosto. Com isso, começamos com o tão comentado retorno de Celebrity Big Brother. Há incríveis 22 anos no ar, o Season Premiere do reality show foi visto por 02 milhões de pessoas. É um resultado levemente inferior aos números de janeiro deste ano (2.1 milhões). Mas acima dos 1.8 milhão de pessoas que viram a estreia da 20ª temporada na Summer de 2017.

Na segunda-feira (20), Australian Survivor foi assistido por 666 mil pessoas, enquanto na terça (21) foram 661 mil. A situação de O Outro Lado do Paraíso em Portugal é tão boa que o folhetim destacou-se também no sábado (18), dia que geralmente a novela fica renegada ao ostracismo. Foram 6.1 pontos e 25.4% de participação, a segunda maior do dia.

This Is Us continua com sérios problemas para atrair público na Alemanha, uma vez que foi assistido por apenas 140 mil pessoas na última segunda-feira (20). Enquanto isso, MacGyver, um sucesso surpreendente no mercado alemão, aproxima-se dos 02 milhões de telespectadores ao bater o próximo recorde com 1.83 milhão de pessoas.

Depois de uma semana de folga, The Good Doctor voltou com musculatura. O drama médico foi assistido por 2.65 milhões de pessoas, com um share de 20.6%. Esses números são exatamente o dobro do que a competição mais próxima fez ao exibir O Legado Bourne.

Na mesma semana que a 2ª temporada de MasterChef: Profissionais estreou no Brasil, Saeta Canal 10 estreou uma versão local do formato no Uruguai. Seguindo os excelentes resultados da sua série mãe, MasterChef: Profissionales fez 10.9 pontos e atraiu um share de 31.2%.

Análise Especial da Semana: Video Music Awards 2018

VMA 2018
Imagem: MTV/Divulgação

Assim como nos outros grandes eventos da Viacom, o Video Music Awards foi exibido em todos os canais do conglomerado de mídia dos Redstone. Os números foram: MTV (1.08/-0.28); VH1 (0.54); Comedy Central (0.16); BET (0.13); Paramount TV (0.13); 0.09 (TV Land); 0.07 (MTV2); 0.07 (CMT); 0.05 (MTV Classic); 0.01 (Logo); 0.01 (BET Her). Somando todos os canais, a cerimônia foi assistida por 5.23 milhões de pessoas.

O que todos esses números representam? A confirmação de que o futuro da televisão ao vivo não está com as premiações, mas sim com esportes. No entanto, esse não é o assunto para hoje. Isso porque a MTV está olhando para outro lugar: a internet. Segundo a Variety, a atração atraiu um fluxo digital de 141.6, os maiores números de uma premiação na história da Viacom. O engajamento nas redes sociais cresceu 46% em relação ao ano passado.

Esse sucesso no universo digital sugere que a emissora está fazendo uma transição bem sucedida com uma geração que assiste televisão de outras formas. Sara Fischer, repórter de mídia do Axios, analisou esta semana que tal sucesso entre os millennials (geração do milênio ou geração Y) deve-se a dois fatores: diversidade e ativismo político. Pode parecer confuso, mas é pontual e coerente e diz muito sobre a situação do país.

O que o futuro nos reserva

Isso porque as eleições que os Estados Unidos terão em novembro será a primeira vez na história do país que tal geração estará apta para votar em maior número do que os baby boomers (nascidos de 1946 – 1964). O que explica a decisão pioneira do canal em participar do pleito. Assim como convidar cantores mais dispostos a chamar atenção para temas atuais, como o número de abertura e outros.

Quanto a diversidade, vimos três gerações no palco: Madonna (num péssimo tributo para Aretha Franklin); Jennifer Lopez e Camila Cabello. Sem contar os inúmeros estilos de música que o telespectador teve a oportunidade de ouvir. Por isso acredito que não é difícil imaginar que premiações como essa serão exibidas inteiramente na internet.

O que veremos na próxima semana: BBC One lança o aguardado Bodyguard; OWN estreia a nova temporada de Greenleaf; ABC exibe o Season Finale de The ProposalSharp Objects chega ao fim na HBO. E sim, entramos na última semana da Summer Season.

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.