Autor de 13 Reasons Why é expulso de Organização após acusação de assédio

Imagem: Divulgação/Netflix

Polêmica envolvendo o autor do livro, Jay Asher, veio a público.

Jay Asher, autor do livro Os 13 Porquês, que deu origem a série da Netflix, foi expulso da Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis (SCBWI, na sigla original), de acordo com publicação da EW.

A notícia veio a público nesta segunda feira (12), junto com a informação de que ele fora removido da Organização após o surgimento de acusações de assédio sexual contra o autor em 2017. Junto dele, o ilustrador David Diaz também foi banido.

De acordo com uma nota da SCBWI, após as investigações, “Ambos foram expulsos do SCBWI e não são bem-vindos como membros, professores ou palestrantes“. Ainda destacaram que “Existe uma política de tolerância zero para o assédio, e que há uma preponderância [de] mulheres poderosas e respeitadas em nosso conselho, em nossa equipe e em nossa adesão“.

A autora Lin Oliver, que é diretora da organização, fez alguns comentários adicionais sobre o caso. “Depois de investigar, sentimos que encerrar sua filiação era um bom curso de ação“, disse ela. “Nós sempre fomos realmente sensíveis às questões de assédio sexual e temos uma política de tolerância zero, mas claramente nossas políticas não impediram violações, então estamos aproveitando esta oportunidade para dar uma nova olhada em nossas diretrizes“.

Autor nega!

Publicamente, Asher está recusando ser expulso da organização. Em entrevista ao BuzzFeed, destacou: “É muito assustador quando você sabe que as pessoas simplesmente não vão acreditar em você, uma vez que se abre a boca“. E ainda comentou que se sente “muito conflituoso sobre isso, devido ao que está acontecendo na nossa cultura e sobre quem deveria ter credibilidade e quem não“.

O autor também afirmou sentir-se “jogado na frente de um ônibus” porque o SCBWI lhe disse na época que “os e-mails não acusaram nada.“.

O livro de Jay Asher, 13 Reasons Why, se tornou um fenômeno mundial. No ano passado, ganhou mais visibilidade com a adaptação como série de TV feita pela Netflix. Ainda, se viu em torno de muita polêmica ao tratar o suicídio de forma explícita.

A Netflix não comentou oficialmente o caso. Atualmente, a segunda temporada vem sendo desenvolvida e deverá ser lançada em breve, com a promessa de abordar mais polêmicas.

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.