Bake Off Brasil – 3×16 – O Mundo é um Moinho

Imagem: Artur Igrecias/SBT

Depois que o programa trouxe uma proposta confusa de Natal em pleno mês de novembro, jogando fora uma oportunidade excelente de fazer um especial temático no dia 24 de dezembro, a produção resolveu nos brindar com a participação de Carlos Bertolazzi numa prova criativa de bolo de casamento. O que superficialmente, parece perfeito, né? Haja vista que ele é um dos apresentadores do Fábrica de Casamentos, mais conhecido como um dos melhores e maiores acertos da televisão brasileira em 2017.

Imagem: Artur Igrecias/SBT

O problema é que é mais uma oportunidade que o SBT perde sem nenhum sentido. Ao invés de trazer o chef com a data de estreia da 2ª temporada do Fábrica de Casamentos ou um pequeno clipe do que o telespectador vai assistir, a emissora não fez nada disso. Da mesma forma que desperdiçou a participação de Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, temos a mesma situação aqui. É ridículo que o departamento de marketing e o de entretenimento não consigam entrar em sintonia.

Surpreendentemente, a prova criativa com bolos de casamento foi um sucesso. Tal resultado pode estar relacionado com o tempo da prova (necessários 02h30), ou quem sabe até a familiaridade que muitos tinham com tal preparo. Seja como for, eu acredito que conseguiu analisar as habilidades dos confeiteiros ao mesmo tempo que trouxe uma prova interessante, divertida e gostosa de assistir, até porque quem é que não gosta de um bolo de casamento?

O desafio seguinte foi um tantinho mais difícil ao propor um Entremet, “uma delicada receita francesa que pede uma cobertura espelhada impecável”, mas que curiosamente ninguém conseguiu acertar o ponto. Observo que inverter as provas – Entremet no início para os bolos de casamento no final – deixaria o episódio com uma aparência e dificuldade maior, todavia é a minha visão contra a da produção.

Para quem já escutou a música que foi escolhida como o título do episódio desta semana, sabe que uma das melhores versões desse clássico do Cartola é da Beth Carvalho. Todavia tal canção traz consigo um sentido muito maior do que uma boa interpretação, mas sim uma lição de vida como observa-se no trecho – “Quando notares estás à beira do abismo/Abismo que cavaste com os teus pés“.

É bem verdade que estamos falando de um reality show direcionado ao público feminino, cujo maior objetivo é de promover a confeitaria no Brasil e de vender produtos que o telespectador alvo geralmente busca no supermercado. Porém, ao assistir a derrocada do Flávio relacionada com o prato que fez com que ele entrasse e se tornasse um dos melhores e principais competidores desta temporada.

É uma pena que tenha acontecido, mas é como diz a música – “Já anuncias a hora de partida, sem saber mesmo o rumo que irás tomar“. Tomara que ele crie um canal no Youtube, sinceramente.

Por Bernardo Vieira

About Team Mix Reality

#TeamReality no Mix de Séries é responsável pelos realities shows.
  • Daniel Gonçalves de Amorim

    Deu dó a eliminação do Flávio, fiquei triste e tudo, mas são coisas que fazem um reality de competição ser um reality de competição. As vezes, participantes realmente bons tem um dia ruim e são eliminados, e participantes ruins duram muito mais tempo do que deveria por sorte ou determinação (mas nunca por talento). Em termos de habilidade, o próximo deveria ser Ney porque era nítido que ele não estava no mesmo nível dos outros. Mas baseado no que aconteceu, a escolha foi justa, justíssima.

  • Bruno D Rangel

    Também lamentei a saída do Flávio, mas eu não conseguia parar de rir cada vez que aparecia aquele bolo dele.