Breaking Bad: Uma aula de como fazer TV.

É inegável o feito que Breaking Bad causou na televisão. Após você terminar as 5 temporadas, percebe-se que as tudo o que for assistir após será motivo de comparação. Não é possível mais enxergar as coisas com os mesmo olhos. Breaking Bad veio para quebrar e servir de inspiração para tudo o que veio depois. É uma aula, de como fazer uma série com início, meio e fim dignos de aplausos.

Com um total de 5 temporadas e em torno de 63 episódios, Breaking Bad foi exibida pela AMC entre 2008 e 2013. A série era constantemente indicada para os mais importantes prêmios da TV. E na maioria das vezes levava todos. Na última temporada, ganhou os principais prêmios (melhor série, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvantes), com todo mérito. O episódio 5×14 (Ozymandias) era até então o episódio mais bem avaliado e considerado o melhor de toda série por muitos. Logo adiante ele perdeu o posto para o episódio “Guerra dos Bastardos” de GOT. Mas isso não tira seu mérito!

O drama gira em torno de um professor de química que se reveza entre a sala de aula e um posto de gasolina para completar a renda da família, Walter White. Ele é casado com Skyler que está grávida do segundo filho. O primeiro, sofre de uma doença que dificulta a fala e os movimentos. Como nada é fácil, logo no primeiro episódio ele descobre um câncer e o destino dele cruza com o de um ex aluno viciado Jesse Pinkman. Disposto a não deixar sua família na mão após sua morte, ele resolve começar a produzir metanfetamina.

Imagem: AMC
Imagem: AMC/Divulgação

Tendo com Albuquerque, Novo México como plano de fundo para história, Walter White vai aos poucos ganhando gosto pelo poder e ao perceber que sua droga está dando mais lucro do que imaginavam, alguns inimigos começam a surgir no meio do caminho. O principal estava mais perto do que ele imaginava. Seu cunhado, Hank, trabalhava para o DEA. E era o mais interessado em captura-lo. Nessa altura, Walter White já atendia pelo nome de Heisenberg, e era conhecido de ponta a ponta.

Claro que a polícia não era o único problema que ele enfrentaria. Jesse também deu muita dor de cabeça, com um jeito imaturo e explosivo se meteu em muitas confusões, sendo salvo diversas vezes por Walter. Não só isso, as mentiras dentro de casa ficaram insustentáveis e Skyler acabou descobrindo sobre Heisenberg. De início, ela se separou, proibiu ele de encontrar com os filhos. Entretanto a situação foi ficando cada vez mais difícil, principalmente com Hank impossibilitado de trabalhar devido ao atentado que sofreu. Não demorou muito para ela entrar na dança e ajudar na lavagem de dinheiro. Mas sempre alertando ele que estava na hora de parar.

Imagem: AMC
Imagem: AMC/Divulgação

Outros personagens surgiram no meio do caminho, como o advogado canastrão Saul, que tinha um bordão e acabou fazendo tanto sucesso ganhando assim uma série só para ele “Better Caul Saul”. Seu capanga Mike, que era o faz tudo deles. E Gus Fringe, um dono de lanchonete discreto, que era nada mais, nada menos que o maior distribuidor de metanfetamina do México, com o tempo Walter começou fabricar a droga para ele, mas sempre pensando mais e maior.

Imagem: AMC.
Imagem: AMC/Divulgação.

Lógico que os problemas não demorariam muito para aparecer entre Gus e Walter. Principalmente com o Jesse no meio dos dois. Era nítido que eles não poderiam dividir o mesmo espaço. Assim, Walter decide agir e tirar ele do seu caminho. A cena da morte de Gus, tornou-se antológica, Walter conseguiu eliminar o seu maior inimigo até então. Assim tomar o lugar nele na distribuição. Cada vez mais ele estava sendo o Heisenberg, e deixando Walter White de lado. E com isso enriquecendo cada vez mais.

A quinta – e melhor temporada – veio para ensinar como fazer uma última temporada perfeita. O calvário de Walter começou. De um jeito mais tosco possível, Hank descobre a verdade sobre seu cunhado e a partir daí Walter precisa agir rápido para salvar sua pele, e seu patrimônio e Jesse que caiu nas mãos de uma quadrilha rival, sendo forçado a produzir metanfemina dia e noite. A Season Finale, intitulada “Felina” veio para coroar esse personagem que fez história. Walter ou Heisenberg não era um homem brutal, de briga. Ele pensava antes de agir, e sua inteligência fez grande diferença nessas 5 temporadas. O desfecho dele foi justo, não esperava nada diferente. Conseguiu deixar dinheiro suficiente para sua família, livrou Skyler da prisão, e ainda por cima libertou Jesse numa cena linda.

Imagem: AMC
Imagem: AMC/Divulgação

Nem mil parágrafos seriam suficientes para entender a dimensão que foi Breaking Bad, todas as teorias que rondam a internet estão ai para comprovar. Esse foi um breve resumo para quem ainda não viu, muita coisa acontece que não dá para colocar tudo aqui. Para quem já viu, espero que tenha dado para matar a saudade. Heisenberg saiu do Novo México para entrar na história. E nós só temos a agradecer por ter podido acompanhar!

About Diogo Azis

Diogo Azis
Carioca, seriador e administrador. Apaixonado por séries e por essa coisa chamada internet. No pouco tempo livre assisto TWD, Homeland, Scandal, GOT, Greys, Arrow e por ai vai. Porém, sou órfão eterno de Friends e Breaking Bad. Aqui no MIX já escrevi de tudo um pouco. Atualmente escrevo sobre TWD, FearTWD e Homeland. Além de fazer parte do Team Reality.