CCXP 2017: convenção se torna a “maior do mundo” com ótima experiência para fãs

A CCXP continua um parque de diversões! E agora se tornou “maior convenção” do mundo, trazendo para a edição de 2017 algumas inovações e a vontade de se superar. Ainda mais…

Com uma expectativa de 220 mil pessoas, a feira já superou a realizada em Nova Iorque – que atrai um público em torno de 184 mil pessoas. Foi o que o CEO do Omelete Group, Pierre Mantovani, destacou na coletiva realizada com a imprensa nesta quarta (06), momentos antes de poder explorar a feira antes do que todo mundo.

Houve um crescimento intenso do evento desde 2014. Naquele ano, recebemos um público de quase 100 mil pessoas em um espaço de 37 mil m²“. Em 2017, as 220 mil pessoas se distribuem em um espaço de 115 m².

De um circuito pequeno à evento mainstream, a CCXP trouxe para 2017 mais de 180 marcas, fazendo com que os olhos se voltassem para o mercado Geek, que vem crescendo cada vez mais. A ideia, inclusive, foi trazer para a CCXP alguns nomes que nunca haviam trabalhado para esse público. “Marcas como a Lupo, Fini e Toddy abraçaram a causa e estão valorizando o evento e o público“, destacou Mantovani.

Pierre Mantovani apresentou a CCXP 2017 para a imprensa. Imagem: Anderson Narciso/Mix de Séries.

E não é para menos. Um evento que já trouxe mais de 150 artistas brasileiros, e tantos outros internacionais – incluindo elencos completos de séries e filmes, tem chamado atenção de muita gente. Os convidados já amam. O diretor James Gunn, que foi uma das principais atrações de 2016, elegeu o seu tempo na CCXP como “o melhor dia de sua vida“. Parte disso, se deve a interação do público brasileiro, que se mostra bastante caloroso.

Em 2017 não está sendo diferente. Nessa pré-night, todos se mostraram empolgados com o que viram. Stands de nomes como Netflix, HBO e estúdios de cinema como a Fox, Universal, Warner e Sony, despertam a criança interior de cada uma das pessoas que passam pelo São Paulo Expo durante a Comic Con Experience. São mais de 68 horas de conteúdo, sem parar.

De atividades que interagem com o público até entrevistas com celebridades, a CCXP se mantém num padrão alto nível, que em certos aspectos ultrapassam as convenções internacionais. Além de todas as atrações nerds de quadrinhos, cinema e TV, e evento está contando este ano com uma arena de games que abrigará um campeonato de League of Legends – com participação dos times do Corinthians e Flamengo, campeonato de Just Dance, Board Games, e outras atrações. Com isso, a CCXP quer manter-se fiel ao seu propósito: experimentar.

Neste ano, a Spoiler Night também foi uma das grandes novidades. O pacote, inclusive, foi uma solicitação do público visitante. “Quem vinha, pedia um ingresso acessível, que desse algumas vantagens e pudesse mostrar um ‘gostinho’ do que seria a feira“, destacou Pierre. Foi assim que nasceu o Epic Experience, um ingresso que dá uma hora a mais de feira, e alguns outros benefícios.

Os Cosplays – os fãs que se vestem como seus personagens favoritos – continuam um show a parte. “Acho que está no DNA brasileiro a conexão com o cosplay. Inclusive, a CCXP quer incentivar essa prática e mostrar melhor, para quem não conhece, essa cultura e a importância dela“, ressaltou o CEO do Omelete Group. E não é para menos. Esse ano a CCXP vai dar um carro 0 km para o melhor cosplay da feira, que será eleito no domingo (10), último dia de evento.

Imagem: Anderson Narciso/Mix de Séries

Além de tudo isso, os fãs podem se divertir bastante na loja do Harry Potter – que foi aprovada pela própria criadora, J.K. Rowling, e que é a maior fora do Reino Unido; encontrar influenciadores e youtubers brasileiros pelos corredores do evento – e claro, ver seus artistas favoritos, que no line-up de 2017 incluem Will Smith (Bright), o diretor Colin Trevorrow (Jurassic World) e Danai Gurira (The Walking Dead). Além disso, nomes nacionais de peso como Fernanda Montenegro – que receberá a homenagem do ano, e Alice Braga são também presenças confirmadas.

Entre acertos e erros, os contratempos da CCXP – que incluíram cancelamentos de alguns nomes aos 45 do segundo tempo, acabam se tornando mínimos perto da experiência que ela proporciona em termos de uma convenção. Sonhar em estar num local como este já não é mais tão impossível. A CCXP veio para ficar e quer continuar a vivenciar essa experiência junto com o público, enaltecendo cada vez mais a cultura pop e nerd, de uma forma como nunca ela ganhou destaque.

Imagem: Anderson Narciso.

A edição de 2018 já está garantida. Mas antes disso, que tal passar entre 07 e 10 de dezembro na maior convenção nerd do mundo? Estaremos lá durante os quatro dias mostrando em nossas redes sociais (todas, @mixdeseries) os detalhes de painéis, stands e lojas (procure a hashtag #MixNaCCXP).

Definitivamente, você enxergará o termo “experience” com outros olhos.

Comments

comments

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.