Chicago P.D.: Jon Seda fala sobre retorno, saída de Sophia Bush e novidades da 5ª temporada

Imagem: Paul Drinkwater/NBC/Divulgação

Quando Jon Seda retornar a Chicago P.D., como o Detetive Antonio Dawson, ele encontrará um cenário bastante diferente. O personagem, que ficou fora por conta do spin-off – cancelado – Chicago Justice, retorna na quinta temporada que tem estreia marcada para o dia 27 de setembro.

Em recém entrevista ao TVLine, o ator falou dos desafios em retornar ao programa, a saída de Sophia Bush e as mudanças de seu personagem ao longo do tempo.

Como foi voltar para Chicago P.D.? De certa forma, é como voltar para casa?

De certa forma, sim, e em algumas maneiras, não. Eu disse isso outro dia no set: ‘De certa forma, parece que nunca fui embora, mas eu fui embora por algum tempo’. Voltarei ao time antigo, mas também à uma equipe nova. É a 5ª temporada, mas há um verdadeiro senso de: Este é um novo começo. Muito disso é estimulado pelo que realmente está acontecendo em Chicago. É difícil ser um policial nestes dias em qualquer lugar, mas especialmente em Chicago. Então, há uma reforma, e acho que a reforma é, como, o título geral para toda esta temporada. Estamos tentando tirar a magia que já nos deram por quatro temporadas e encontrar uma maneira de melhorar ainda mais.

Há muita mudança na unidade: Lindsay está saindo, e alguns novos rostos se juntaram desde que Antonio saiu. Como é a nova dinâmica na nova temporada dentro da unidade?

Houve algumas mudanças ao redor, desde a saída de atores a produtores, e coisas assim. Sophia Bush é um grande talento… quando trabalhei com ela, eu tive ótimos momento. Ela vai fazer falta. Essa foi um grande personagem que ela criou, e você tem apenas de se concentra agora no time que está lá e avançar. Todos se conhecem agora, somos uma família, por quatro [temporada]… Antonio está voltando, e temos Tracy Spiridakos, que é muito boa. Eu a chamo de “O trovão quieto”. Então, será interessante descobrir mais sobre ela, e como ela se tornou uma policial e como ela chegou até onde ela está, e apenas vendo como avançamos como uma unidade.

Como Antonio reage ao fato de que Lindsay não está mais lá?

É difícil. Antonio sente sua falta. Mas ele tem que voltar e fazer seu trabalho o melhor que pode. Talvez eles tenham cenas onde ela está ligando e falando no telefone ou algo assim. Eu não sei. Como eu disse, você realmente não tem tempo para parar e pensar sobre isso. Você só precisa seguir em frente.

Ele será um ombro para se apoiar em Jay com seu coração partido?

Risos ] Ele sempre terá um ombro para Jay.

Antonio volta como detetive?

Sim, ele volta como detetive. A equipe de inteligência está trabalhando em um caso em que eles estão tentando ir atrás desse certo suspeito, e eles atingem um ponto onde eles precisam trazer alguém para que esse cara não saiba da operação, e acaba por ser Antonio. Ele os ajuda com este caso, o que leva de volta.

Chicago PD SpoilersEle está diferente agora, depois do seu tempo no Ministério Público do Estado? Esse outro trabalho de investigador mudou sua abordagem para o trabalho dele?

Definitivamente penso assim: Quando você se muda e trabalha com pessoas diferentes, você aprende. Você escolhe coisas diferentes, você vê diferentes perspectivas. Antonio trabalhou com Laura Nagel, que foi interpretada por Joelle Carter, e ele não teve um parceiro há tanto tempo, até esse ponto. Então [com] esse tipo de camaradagem, e apenas trazendo para esse relacionamento de parceiro sobre o que ele trouxe e o que ela trouxe, você aprende muito. E é um mundo completamente diferente no Ministério do Estado. Ele tem uma perspectiva totalmente diferente. Quando há um caso chegando, ele pode ter uma perspectiva diferente.

Quem é seu parceiro agora?

Bem, estamos apenas no segundo episódio, [no qual] Burgess é parceira com Antonio. Então, isso pode ser algo que você pode ver mais ao longo da temporada.

 Uma das razões que Antonio deixou  a Inteligência para o outro trabalho era que ele queria passar mais tempo com sua família. Agora que ele está de volta à PD , isso afeta sua vida familiar?

Uma coisa que definitivamente será abordada – e você verá imediatamente no segundo episódio – é que a filha de Antonio está tendo um momento difícil com sua mãe e seu novo namorado. Então ela vai morar com Antonio, [que está sendo] malabarista, tendo a filha adolescente e a vida profissional… Ele ama sua família. Isso é difícil, porque ele ama a cidade, e ele quer fazer o que ele sente que deveria fazer, e às vezes isso vem com grandes sacrifícios. Mas isso vai ser um desafio para ele, tentar estar lá como pai para sua filha e estar no trabalho.

Chicago PD SpoilersFalando de desafios, seu romance com Sylvie também foi um deles. O que está acontecendo em sua vida amorosa na próxima temporada?

Será o Antonio solteiro. Ninguém no horizonte dele que eu conheço ou ele conhece. A conexão de Antonio, ela está lá [em Chicago Fire]. Eu adoro trabalhar com Kara Killmer. Tivemos um grande momento. Nunca pensei que fosse acontecer, quando foi falado pela primeira vez, mesmo que fosse bem recebido. Eu realmente agradeço muito que os fãs gostaram disso. [Os produtores são] muito bons em fazer o que os fãs querem, então vamos ver. Estou totalmente aberto a isso. Se eles vierem até mim e dizem: “Você quer fazer algo em relação a isso?” Eu estou dentro!

E você, está feliz com o retorno de Antonio? Quais suas expectativas para a quinta temporada?

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.