Crítica: Surpreendente, Narcos: México é um perfeito spin-off

Review da primeira temporada de Narcos: México, da Netflix.

Imagem: IMDB/Divulgaão
Imagem: IMDB/Divulgação

Uma nova página

Uma coisa é certa, depois de Narcos, o cartel de drogas jamais foi o mesmo. Após três brilhantes temporadas mostrando a ascensão das drogas em Columbia, os produtores decidiram mudar o cenário e mostrar como a droga influenciou o cartel mexicano. Muda-se o cenário e os personagens, mas a trama continua a mesma. E é exatamente assim que podemos definir Narcos: México.

Neste sentindo, Narcos: México é mais do que um simples e excelente spin-off. É um novo livro contando novas histórias. Podemos afirmar que o seriado é um drama ambientado no mesmo universo, porém, que pouco se relaciona com o seriado mãe.

Novos desafios

Com um elenco marcado por atores da América Latina e personagens reais da década de 80 no México, a temporada acompanha os desafios que o corajoso agente da DEA Kiki Camarena tem para acabar com o tráfico de maconha num país novo. Enquanto Camarena lida com os novos desafios e as dificuldades pessoais, conhecemos o grande traficante Miguel Callardo.

Miguel é o oposto do Pablo Escobar; enquanto que o traficante famoso da Colombia é carismático, Miguel é arrogante e só pensa em crescer, sendo capaz de passar por cima de qualquer um, não importando em eliminar aliados.

Entretanto, engana-se quem acredita que Narcos: México narra a história do mocinho lutando contra o vilão. Tanto Camarena quanto Callardo são mais parecidos do que outra coisa. Ambiciosos e dispostos a tudo, os protagonistas deste novo capítulo acabam sendo o grande acerto do seriado. Diego Luna e Michael Peña arrasam na atuação e os roteiristas conseguem nos deixar presos e ligados nesta nova trama.

Reviravoltas

Embora a trama seja a mesma, a história é bastante diferente. Miguel quer dominar o mundo, assim como Escobar estava dominando e Kiki quer prender o traficante somente para crescer na polícia. Desta maneira, fica nítido o quão longe os dois são capazes de ir para alcançar o que querem.

E quando você pensa que já viu de tudo e que os roteiristas são incapazes de nos surpreenderem, não é que acontecem reviravoltas na trama? Sim, se não houvessem estas reviravoltas que conseguem nos prender ainda mais na história, Narcos: México poderia muito bem ser apenas um seriado sobre o tráfico de drogas no México.

Acredito que a grande reviravolta do seriado foi a morte do protagonista, morte esta que abriu uma brecha sobre o que poderá acontecer com o cartel de drogas. Eu confesso que ainda estou em choque com as cenas finais e mega ansiosa para saber como será a parte dois deste novo livro. Estou torcendo para que o agente Peña aceite a proposta que vimos na terceira temporada de Narcos, pois Pedro Pascal fez muita falta nesta temporada.

Narcos: México sabe inovar

Mesmo se tratando da mesma trama, como cidade nova e personagens novos, Narcos: México inova e é mais um acerto da Netflix. Temos personagens marcantes, talvez num nível menor ao de Narcos; mas mesmo assim, suficientes para nos viciar.

A fotografia e a direção não deixa nada a desejar, mostrando tanto a beleza quanto a ‘feiura’ do país. Em contra partida, a história do cartel mexicano é menos famosa do que da Columbia. Isso não é necessariamente algo ruim, pois mesmo que você não conheça a história de Miguel e Kiki, acaba viciado.

Ainda é cedo para sabermos como os roteiristas continuarão contando a história das drogas no México, mas o que já temos em mente é que precisamos saber como Miguel e sua trupe seguirão com seus planos depois de matarem um agente da DEA. Será que o bandido vencerá o mocinho? Só assistindo a outra parte do seriado. Se eu pudesse arriscar algo, arriscaria dizendo que veremos um novo herói nascendo na próxima temporada.

Sobre o autor
Avatar

Gabriella Siggia

Quem eu sou? Eu sou uma em um milhão: escritora nas horas vagas, seriadora de coração, cinemática de plantão e amante da literatura. Divertida, alto astral e bastante bem humorada. Só não achei ainda minha outra pessoa. Ah, música faz parte da minha vida.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!