Crítica: Vikings encera a primeira parte da 5ª temporada com episódio transformado

Imagem: History Channel/ Reprodução

Muito havia se falado que Vikings inovaria no quesito visual do show, porém, até aqui tivemos apenas mais do mesmo. Contudo, a série encerrou a primeira parte da quinta temporada, dando um show de efeitos e com uma narração sensacional do episódio.

Moments of Vision, trouxe uma montagem diferente do que havíamos visto: a batalha foi mostrada de acordo com a visão de cada personagem. Os sentimentos, angustias e todo o restante, estavam presentes e episódio passou a intercalar o presente com o passado.

Mudanças significativas marcara o encerramento da primeira parte da temporada…

Venho dizendo há um tempo que Hvitserk merecia mais destaque, não apenas por ser o filho de Ragnar, mas por ser um personagem mal elaborado e pouco aproveitado. Nesse episódio, contudo, ele passa a ser peça importante e tem sua perspectiva contada e mais que isso: vemos o quão grande guerreiro e essencial ele é para o exército de Ivar. Em meio a maior guerra da série, era evidente que alguns danos colaterais aconteceriam. A perda de dois personagens importantes receberam destaque: Halfdan, que decidiu lutar contra o próprio irmão, chegou a Valhalla. Ser morto por Harald era algo premeditado, já que sempre ficou claro o favoritismo dos roteiristas pelo rei da Noruega.

Contudo, o personagem vinha recebendo cada vez mais espaço na série e sua morte chegou na hora certa, era o momento certo de cortarem o elenco e, a maneira como aconteceu e sua despedida, foi impecável.

Entretanto, a morte de Astrid foi algo imperdoável. Ok, a despedida com a Lagertha e maneira como aconteceu, foi harmonioso, de uma fotografia e diálogos incríveis, mas a personagem merecia mais. A rainha da Noruega de longe fazia sua melhor passagem pela série desde sua chegada, havia crescido e havia carisma – coisa que falta em tantos outros.

Resultado de imagem para vikings 5x10
Imagem: History

Vikings vem desperdiçando minutos do show com algumas partes sem sentido em seu roteiro. Os relacionamentos forçados são com toda certeza, a pior parte. Ubbe/Torvi, Lagertha/Heahmund, Bjorn/Princesa, casais sem potencial nenhum para seguir adiante, mas eles tentam nos enfiar goela abaixo. E pior, ainda matam a tal noiva de Ironside, qual o sentido? Não sei porquê a personagem foi introduzida no show para depois, morrer uma maneira sem lógica.

O que podemos esperar do restante da temporada?

The war is not over

Rollo está de volta e não se sabe de que lado da guerra ele ficará. Mesmo seu exército apoiando Ivar, não acredito que ele irá entrar em confito com Lagertha e Bjorn. O irmão de Ragnar trará um fôlego a mais pro show que com a sua chegada, tenta resgatar a raiz da série.

Ivar agora terá controle de tudo, já que seu exército venceu a batalha. Podemos esperar um The Boneless mais alucinado por poder do que nunca. E claro, a guerra ainda não está nem perto de acabar, já que sua vingança ainda não se realizou.

Do outro lado, teremos Alfred tomando suas decisōes como rei de Wessex, mesmo não sendo um grande guerreiro, o filho de Althestan carrega consigo a sabedoria e sutileza do pai. Wessex, de uma vez por todas, precisa de um grande rei para tomar as medidas certas para o povo.

Lagertha sofrerá as consequências que o fracasso da batalha trará e claro, o impacto da morte de Astrid afetará a rainha. Porém podemos esperar uma Lagertha que não vai abrir mão de seu império – e sua vida, tão facilmente.

Vikings terá mais dez episódio ainda sem data definida para o retorno.

Enquanto isso, confira a promo do próximo episódio:

 

Moments of Vision

Nota do Episódio - 9

9

Review do décimo episódio da quinta temporada de Vikings, da History Channel, intitulado "Moments of Vision".

User Rating: 3.13 ( 2 votes)

About Letícia Garcia

Paulista, porém mora na Carolina do Norte. Jornalista e apaixonada por séries e futebol. Grey's Anatomy é a série da vida, mas também é fã de Spartacus, Supernatural, Vikings e Friends. No Mix de Séries escreve as reviews de Vikings, Prison Break, 13 Reasons Why e Riverdale.