Crossover de Scandal e Murder deverá ser o último movimento de Shonda Rhimes na ABC

Imagem: ABC/Divulgação

Quando foi anunciado nesta quarta (03), confesso que fiquei surpreso ao ver que How To Get Away With Murder e Scandal teriam um crossover. Claro que é eufórico ver que duas das protagonistas mais emblemáticas da TV se unirão, sob os cuidados de Shonda Rhimes, para um encontro. Mas, sem dúvidas, é um movimento audacioso.

Scandal e How To Get Away With Murder seguiram narrativas bem distintas ao longo dos anos, e nunca nenhuma delas deixou claro em qual linha temporal estava situada. Alguns fãs vão começar a criar fatos, bancarem a “enciclopédia”, e dirão que seria viavelmente impossível realizar esse crossover, mas é preciso encarar: ele vai acontecer.

E mesmo sendo bom ou não o resultado, o que eu acredito que seja positivo, eu enxergo esse crossover como o último grande movimento de Shonda Rhimes dentro da ABC.

A produtora está de malas para a Netflix, pronta para começar a todo vapor na produção de novas atrações para a plataforma de streaming. Com Scandal tendo apenas 11 episódios para exibir, Shonda não deverá lançar mais os seus olhares sobre as produções da ABC.

“Ah, mas e Grey’s Anatomy? E How To Get Away With Murder?”.

Bem, começo pelo segundo. Murder não é criado por Shonda Rhimes, e ela mesma nunca interferiu em nada na história da série. Ela apenas injetou dinheiro, com sua produtora Shondaland, para que ela fosse produzida. Logo, Shonda poderia evaporar, que ela nada continuaria a ter ver com How To Get Away With Murder.

Grey’s Anatomy fica em uma situação mais delicada. Apesar de acreditar que ela não vá abandonar a série por completo, eu vejo um cenário em que ela não escreverá mais nenhum tipo de episódio. Atualmente, Krista Vernoff, que foi uma roteirista veterana nos primórdios da série lá em 2005, retornou para o programa no posto de Showrunner, que é o cargo mais alto de quem se comanda uma série de TV.

Apesar do Showrunner não escrever todos os episódios, é ele que supervisiona a escrita dos outros, e conduz a narrativa de uma série. Sim, Shonda Rhimes não tem mais esse cargo em Grey’s Anatomy. Claro que ela não ia deixar sua galinha dos ovos de ouro sob os cuidados de qualquer pessoa, e o retorno de Krista foi justamente feito para que ela pudesse “ir em paz” para a Netflix, sabendo que a série médica estaria em boas mãos.

Esse movimento do criador da série largá-la em algum ponto, devido sua longevidade, é muito comum. Acontece a todo tempo nas séries mais consagradas. Eu já esperava que isso fosse acontecer com Shonda Rhimes. Mas é interessante ver como tudo faz sentido agora.

Ela não deixaria Scandal sob os cuidados de qualquer pessoa que pudesse conduzir a história da forma como ela conduzia. Logo, encerrar a série pareceu prudente. Com Grey’s Anatomy encaminhado, tudo está indo como planejado. E ter esse crossover entre suas duas séries, mesmo sendo ideia de Pete Nowalk, irá assinar a carta de despedida de Rhimes da TV aberta, e por isso encaro este evento como um marco.

Não importa se no fundo seja incoerente, o encontro de How To Get Away With Murder com Scandal é simplesmente uma “festa de despedida”, e precisamos marcar presença neste evento, uma vez que Rhimes nos brindou por tantos anos com momentos épicos em ambas as suas séries. Ainda, será um dos pontos chaves desta temporada final de Scandal, e uma tentativa de alavancar a audiência de Murder que vem caindo, temporada após temporada. Isso é televisão, e todos os envolvidos estão ganhando com isso.

Mas em uma época onde a TV luta para ter grandes ideias no ar, ver Shonda Rhimes partindo da ABC é estranho. Saber que aquele canal não produzirá mais de suas séries é enxergar como se algo estivesse errado. Mas, ao mesmo tempo, a sensação de que Rhimes precisa alçar vôos e produzir coisas diferentes, em plataformas diferente, reconforta esse movimento.

Por isso, curtam muito este crossover. É seu momento final, e ela merece.

Shondanás, agradece!

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.
  • Elesier Felix Vieira

    E as outras duas novas series da shondaland que vão estrear esse ano na ABC ?

    • Anderson Narciso

      Elesier, nenhuma delas terão roteiro ou produção direta de Shonda Rhimes. Ela apenas vai injetar grana com a produtora Shondaland. Scandal, certamente, será a última série que ela escreverá para a ABC, vide que até Grey’s Anatomy já está sendo escrita por outra pessoa… 🙂