Dona da NBC entra na briga pela Fox e faz oferta maior em dinheiro; saiba detalhes

Fox-Disney, Comcast, Dona da NBC
Imagem: 20th Century Fox/Divulgação; Universal Pictures/Divulgação; FX/Divulgação; NBC/Divulgação

Guerra é Guerra

Há alguns meses atrás o Mix de Séries noticiou que a Disney compraria parte da 21st Century Fox por impressionantes 52.4 bilhões de dólares. Desde então, a Comcast, dona da NBCUniversal, fez duas propostas para disputar com a Disney. A primeira foi rejeitada. A segunda foi feita nesta quarta-feira (13) e parece boa demais para ser ignorada.

A Comcast está disposta a pagar 65 bilhões de dólares em dinheiro, que significa 35 dólares por ação e 24% a mais do que a Disney ofereceu. A venda inclui: 20th Century Fox (Film e TV), 30% da Hulu, National Geographic; FX, Star TV, quota correspondente da Sky e Endemol Shine Group; canais esportivos regionais e propriedades internacionais, como a Fox Latin American Channels.

Nós sempre admiramos a família Murdoch por ter construído a 21st Century Fox. Depois de uma reunião no ano passado, ficamos convencidos que vocês [os Murdochs] têm o direito de vender para quem desejarem,” disse a Comcast em nota à executiva da Fox.

Continua após a publicidade

Convencida de que a decisão do juiz na última terça-feira (12) referente a fusão da AT&T com a Time Warner não impedirá um eventual acordo com a 21st Century Fox, a Comcast está preparada para oferecer algumas concessões. A empresa abriria mão dos canais regionais de esporte regionais, assim como estaria disposta a controlar apenas 50% da Hulu (ao invés dos 60%).

O serviço de streaming, porém, é uma das propriedades que mais interessam a Comcast. Comandar a Hulu (atualmente controlada por 30% da Comcast; 30% da Fox; 30% da Disney; 10% da Time Warner) faria com que a empresa tivesse mais uma plataforma para hospedar seu conteúdo.

O que isso significa?

Embora não tenha emitido sequer uma nota nesta quarta, a reunião dos acionistas da Fox e da Disney para aprovação da compra em 10 de julho continua agendada. Os executivos da 21st Century Fox podem pedir um adiamento caso “novas informações” apareçam, mas nenhuma movimentação a esse respeito até o momento.

Caso essa proposta siga em frente, a Comcast teria propriedade de conteúdos importantes. This Is Us Queen of the South se tornariam programas 100% da casa, uma vez que ambas são produzidas pela 20th Century Fox TV e exibidas pela NBCUniversal.

Continua após a publicidade

A Universal Studios usaria os personagens do The Simpsons sem precisar pagar direitos autorais para Fox; X-Men, Avatar, franquia de A Era do GeloPlaneta dos Macacos, todas poderiam ganhar uma sobrevida na nova casa.

Após o anúncio as ações futuras da Fox valorizaram em 7%; a Comcast caiu 3% e a Disney perdeu apenas 0.21%.

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.