Fashion Mix: Desvendando o guarda-roupas de Bates Motel

Imagem: A&E/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Alguém aí já assistiu o filme Psicose (Psycho)? Sim, aquele antigão dos anos 60? Se a resposta for afirmativa, então, você tem que assistir a série chamada Bates Motel, que serve como prólogo contemporâneo do filme. Bem feita e engajada, acredito que a série é sub estimada, pois pouca gente fala dela e ela merece muito mais atenção. Caso você nem saiba do que eu estou falando, assista o filme para entender melhor o enredo, os personagens e os easters eggs.

Bates Motel conta basicamente a história de Norma Bates, que após a morte do seu marido, decide mudar-se para o interior com o seu filho Norman, de dezessete anos. Em uma cidade pequena, eles compram um motel abandonado e a mansão ao lado. Mãe e filho tem uma relação complexa, quase incestuosa, que vai gerar conflitos e muitos problemas.

Suspense, drama e mistérios estão garantidos em todas as cinco temporadas. Primeiramente, se imagina que é muita ousadia mexer na obra de Hicthcock, mas você vê que a série dá conta do recado e constrói melhor estes personagens complexos, nos fazendo envolver mais e mais no mundo dos Bates. Inclusive, até o figurino tem referências e justificativas que nos remete ao filme. Ontem e hoje se misturam no prelúdio. Logo, a Fashion Mix deste mês vem desvendar um pouco os guardas-roupas do Motel Bates! Vem comigo?

Imagens: A&E/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Vera Farminga é um dos destaques de Bates Motel e está brilhante no papel de Norma. Ela consegue passar fielmente o caráter de sua personagem, que claramente reflete em suas roupas. É a mescla de um pouco de inocência, com empoderamento feminino e sensualidade na medida certa.

Seus looks tem a predominância de estampas florais, seja em vestidos, camisas, saias na altura do joelho. Acredito que esta delicadeza em seus trajes é referente aos sonhos que idealiza, de uma nova vida com o filho. Porém, ela é uma mulher resiliente, complexa, além de ser muito dedicada ao seu filhinho. Para os negócios, Norma opta por casacos de várias cores e roupas mais formais. Ela tem uma série de cardigãs, super modernos, mas ao mesmo tempo vintage.

Uma combinação que sempre vimos na série é camisa sobreposta com suéter, seja ela xadrez ou florida. Realmente, seu estilo tem uma pegada retrô, com cintura marcada e ressaltando a beleza feminina. O que não podemos esquecer é que vira e mexe ela está com um avental. Quem fica muito na cozinha sabe que este item já faz parte do guarda-roupas, né?!

Imagens: A&E/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Norman Bates, o rapaz psicótico do filme, mas que na série é apenas um adolescente tímido e inteligente, que se envolve intensamente com sua mãe. Ele é bonito e comportado, logo seus trajes são bem formais, como camisa social e calça de brim.

Por vezes, ele usa um suéter também, por conta do frio, e algumas vezes casaco. Sempre em tons mais frios, como azul ou marrom. Talvez porque, com o rolar da trama, ele vai se revelando cada vez mais seu lado obscuro e vamos conhecendo mais sua(s) personalidade(s). Um possível spoiler. Se você quiser entender melhor porque ele está com o penhoar de sua mãe em uma das fotos logo acima, terá que assistir a última temporada da série, que já adianto, está incrível.

Imagens: A&E/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Não tão conhecida como os Bates, Emma Decody acaba ganhando destaque ao longo das temporadas da série. Ela é uma adolescente que tem uma paixão quase imediata por Norman e aparece aqui por seu estilo “antigo”, que reflete claramente a sua “alma velha”.

Basicamente ela usa estampas como Norma, mas por incrível que pareça, dá o ar de ser mais velha que a matriarca dos Bates. Seu estilo é bem vintage mesmo, com casacos de lã, suéteres, sobretudos xadrez e cores bem neutras como bege e marrom.

A menina tem fibrose cística, então, constantemente vemos ela com um tubo de oxigênio acoplado no nariz. Juntamente com seus cabelos cacheados, ela tem um look bem senhorio perto da idade que tem. Ressalto a cintura marcada e as saias que ela usa. Mesmo com este estilo old, seu figurino é bastante bonitinho e combina com a personagem.

Imagens: A&E/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

Por último, mas não menos importante, venho falar sobre Dylan, o meio irmão de Norman. Ele é um cara perdido nas vidas da mãe Norma e do meio irmão. Seu figurino é do típico boyzinho: jaqueta de couro e camiseta.

Apesar de bonito, suas roupas não se destacam muito, sempre preferindo uma roupa cinza ou preta. Talvez isso reflita a sua situação à deriva diante da complexa relação dos Bates. Em seus looks, se vê muito camisetas de manga comprida mais justas e camisas xadrez.

Imagens: A&E/Divulgação; Youtube/Reprodução. Montagem: Mix de Séries

O figurino e cenário da série se remete muito aos anos 50, mas ao mesmo tempo é contemporânea no tempo e nas histórias. Ela surpreende e muito quem assiste. Vale a pena mesmo!

Para completar, na quinta temporada, se tem uma participação muito especial de uma conhecida de Psicose, Marion Crane, aquela mina da clássica cena do chuveiro. E quem interpreta esta personagem icônica é a nossa querida Rihanna. Massa, né?!

Pois bem, depois desta grande homenagem, Bates Motel merece ser melhor apreciada, não é mesmo? Então corre para ver. O último episódio da série vai passar no próximo dia 24, pelo canal A&E, nos EUA. E, claro, você vai poder conferir a review da finale aqui no Mix.

Saiba mais sobre a série clicando aqui.

About Paula Reis

Paula Reis
Advogada e concurseira de plantão. No Mix, é editora de reviews e escreve a coluna Fashion Mix, as reviews de Game of Thrones e participa do Team Reality.