Guia Definitivo para você COLOCAR AS SÉRIES EM DIA

Imagem: Mix de Séries
Imagem: Mix de Séries

 

Esse texto vem com uma missão muito importante, que é tentar solucionar o problema de 11 a cada 10 seriadores: colocar as séries em dia. 

Volta e meia deparamos com pessoas que são apaixonadas por séries fazendo uma reclamação sobre como não consegue atualizar seus seriados, e vive com a grade atrasada. É difícil, eu sei, mas não é impossível. Há claro uma ganância por parte dos seriadores, que vai aumentando com o tempo. É igual uma droga. Geralmente, o seriador começa assistindo uma, duas, três séries, e dali já quer abraçar o mundo.

Acompanhar séries é uma atividade que exige muito da pessoa – e eu não estou sendo irônico. Necessita tempo, atenção e, porque não, discussão. É quase um relacionamento. Portanto, que tal nos organizamos?

Eis o nosso GUIA DEFINITIVO PARA COLOCAR AS SÉRIES EM DIA.

 

1 – Organize seu tempo.

O primeiro passo, fundamental, para quem quer colocar as séries em dia é organizar seu tempo. Não adianta nada você se dispor a assistir séries se você não tem tempo para tal. Como eu disse, é igual a um relacionamento: você precisa de tempo e se fazer presente. Logo, organize suas janelas, o tempo que você tem livre durante a semana, ou separe um tempo durante um final de semana para dedicar as suas séries de TV, elas merecem.

Sugestão: se você trabalha o dia todo, janelas durante a hora do almoço são ótimas. Nada como bater aquele rango assistindo uma série de TV. Ou, se você chega em casa somente a noite, dar uma relaxada com um banho e em seguida um episódiozinho é uma boa pedida.

 

2 – Assista o que você gosta!

O mal daquele seriador viciado é querer assistir tudo, e insistir em algumas séries que não lhe agradam. Se você vê alguma série que não te prende tanto, ou simplesmente não lhe agrada, porque insistir? Pense que você poderia estar gastando esses 40 minutos com outra série que lhe dá muito prazer. Portanto, desapegue, se não gosta da série, não assista! O tempo aumenta e você consegue atualizar alguma série.

Breaking-Bad-Season-51
Imagem: Forbes.

 

3 – Assistir ou não assistir séries novas?

No começo de temporada da TV americana – geralmente em setembro – vem aquela leva de séries novas, e você quer assistir todas. Mas acredite, você não vai. Uma sugestão é que você assista aos pilotos, mas não se apegar muito. Descarte logo aquela série que não te agradou ou que você não se identificou com a história.

E aquelas que te chamaram atenção, utilize a regra dos três episódios: assista três episódios para ver se a história flui, ou te cativa de alguma forma. Caso sim, continue firme e se agarre a série. Se não, mais uma vez, desapega!

 

4 – Utilize um app ou algum site para organizar suas séries.

Na tentativa de deixar suas séries em dia, é essencial que você tenha algo que te ajude a organizar os episódios que assiste. O mais recomendado é um App ou site que faça isso por você. TV Show Time, Banco de Séries, são alguns dos nomes que você pode acessar ou baixar para organizar sua grade. Eles também te avisam quando é o próximo episódio, e fazem sugestões sobre o que assistir no dia.

Grade BS
Imagem: randomicidades.

 

Se você é old fashion, pode também fazer isso a mão. Separe um caderninho, e vá anotando o que você tem de assistir. Viu que saiu episódio novo, separe como pendente. Organização é tudo!

 

5 – Separe algumas séries para você acompanhar semanalmente.

É fundamental, em todo o começo de temporada, você se organizar e decidir quais séries você poderá acompanhar semanalmente. O ideal é que você assista semanalmente metade das séries que você tem na grade.

Por exemplo, se você tem 30 séries ativas na grade, todas iniciando temporada em setembro, escolha pelo menos 15 para tentar acompanhar semanalmente. Uma média de dois episódios por dia: você pode assistir uma durante o almoço, e outra quando chegar em casa a noite, ou uma antes de dormir.

GIF: grupoitbrazil.com.

 

Não fica puxado, e você consegue administrar o tempo bem…

Ah, mas o que eu faço com as outras 15 que deixei pra lá?

 

6 – Escolha algumas séries para fazer maratona!

Ao administrar as séries que você assiste, é legal deixar algumas para você fazer maratona. Existem aquelas séries que você não tem tanta necessidade de ver o episódio semanalmente, mas mesmo assim gosta muito dela. Uma dica é deixar para você fazer maratona dela, quando um certo número de episódios estiver acumulado.

Uma boa época para se fazer isso é no fim do ano, em dezembro, ou em janeiro, quando muitas séries estão em um leve hiatus. Por exemplo: no ano passado, assisti ao piloto e o segundo episódio de Blindspot, e curti muito. Mas a grade estava apertada, e com pouco tempo de sobra. Deixei os episódios acumularem e em dezembro fiz uma maratona e assisti tudo em dois dias. Depois, na segunda parte da temporada, fiz o mesmo, e em maio deste ano matei os episódios restantes.

 

7 – Utilize o meio do ano para colocar a vida em ordem: essa é a hora!

Sabe aqueles balanços que as pessoas fazem no Reveillon, sobre o que fizeram no ano, o que não foi feito… O que pode melhorar ou não para o próximo ano… Então, com o seriador isso também precisa ser feito. Reflita sobre as séries que você assiste, mas entre maio e junho, que é o exato momento quando a maioria das temporadas terminam.

Veja o que ainda vale a pena seguir, as que ainda estão atrasadas e sempre corra atrás do tempo perdido entre junho e setembro. É o tempo que você tem para se organizar e rever tudo o que falta organizar na sua grade. Coloque em prática, neste momento, as regras que você utiliza com as séries que acompanha semanalmente no período regular. É uma estratégia que sempre funciona.

 

PLUS: Sobrou um tempinho? Assista uma série antiga que você sempre quis assistir!

Colocamos aqui um PLUS. Muita gente, com essa organização, consegue colocar as séries em dia. Ou grande parte. Se você faz parte desse seleto grupo, uma dica é: sobrou um tempinho que você dedica para séries? Assista uma produção mais antiga, ou que você sempre ouviu falar. 

Imagem: depoisdosquinze.com

 

Essas maratonas, principalmente no meio do ano, são ótimas. Dê uma busca no catálogo da Netflix, compre aquele Box, ou busque na internet aquela série antiga maneira e se jogue. Temos até algumas sugestões para você – clique AQUI.

 

Pronto. Eis o nosso guia definitivo com todas as dicas que podemos te dar para sempre deixar as séries em dia. É um pouco difícil, nós sabemos. Mas é que nem dieta, relacionamento, ou estudo: FOCO. E repare que o “tempo” é o fator determinante. Então organize-se e se jogue nas séries.

Ah, e depois vem pro Mix de Séries conferir nossas matérias!

#Post originalmente publicado no dia 12 de agosto de 2016.

Comments

comments

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.
  • Igor Nóbrega

    Eu tento mas é impossível kkkk