Madam Secretary – 4×01 – News Cycle

Imagem: CBS/Divulgação

Antes de escrever esse texto, confesso que fiz algo que não fazia há muito tempo: ler o que páginas ultra conservadoras e muitas vezes de conteúdo falso estavam escrevendo sobre essa Season Premiere de Madam Secretary, afinal de contas, a proposta aqui era justamente de trabalhar o quão perigosas as chamadas fake news são para o mundo, para a política e, sinceramente, para qualquer democracia minimanento estável.

Imagem: CBS/Divulgação

Curiosamente os ataques eram pautas recicladas de quando essa série estreou – “Propaganda da Hillary”, “Propaganda liberal” e “mais uma amostra da parcialidade da CBS”, e não sobre o conteúdo proposto pelo roteiro. O que não surpreendente, porém esse não é nosso foco principalmente quando temos um episódio tão sensacional, necessário e maravilhoso como News Cycle para analisar.

Season Premiere começa com a Secretária McCord e sua equipe empenhados em fazer com que mais uma Assembleia Geral das Nações Unidas seja bem sucedida. Todavia, entre uma reunião e outra o Ministro das Relações Exteriores do Timor Leste consegue seu tão desejado encontro com Elizabeth para discutir conflitos no Mar do Sul da China. O problema? Ele acaba morrendo de circunstâncias desconhecidas.

A partir daí nós temos a grande história do episódio, evidentemente, pois ao mesmo tempo que o Presidente do Timor Leste, interpretado por um ator que é a cara do Xi Jinping, pedindo imunidade diplomática no corpo do Ministro, o que impossibilita uma autópsia por exemplo, temos uma grande fake news se formando em páginas “alternativas” da internet sugerindo que McCord, na verdade, é culpada pela morte do diplomata.

O roteiro é sábio e certeiro ao mostrar que por mais falsa que a notícia seja, há pessoas que vão acreditar nela. Na ficção 22% dos eleitores americanos acreditavam que McCord realmente matou um Ministro, enquanto na realidade quase 50% dos eleitores de Donald Trump acreditaram que Hillary Clinton estava administrando um complexo esquema de tráfico sexual de crianças nos fundos de uma pizzaria em Washington D.C..

Como tais “informações” se tornam os destaques do dia? Quando um apresentador de televisão de um  dos principais canais de televisão (alguém disse Sean Hannity?) apresenta aos seus telespectadores como verdade, sem contar quando um Senador repete bobagens para conquistar relevância no cenário político e alguns minutos no jornal da noite.

Em suma, não tenho dúvidas em afirmar que esse é um dos melhores episódios que Madam Secretary já produziu, seja pela história escolhida para ser trabalhada, pela direção precisa e inteligente do mestre Morgan Freeman e até mesmo pela perspectiva de uma grande temporada pela frente. Se antes precisávamos dessa série, hoje ela é fundamental para o telespectador lembre o verdadeiro significado de “governar” e “diplomacia”.

Obs: A CBS Corporation, que comanda a CBS, CW, Showtime e entre outras, é liderada por Leslie Moonves, o mesmo executivo que em fevereiro de 2016 afirmou que a candidatura de Donald Trump era “ruim para a América, mas boa demais para a CBS“, haja vista os gastos recordes que ambas as campanhas tiveram com compras de anúncios na televisão.

News Cycle

Nota do Episódio - 10

10

Review do primeiro episódio da quarta temporada de Madam Secretary, da CBS, intitulado "News Cycle".

User Rating: Be the first one !

Comments

comments

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.