Madam Secretary – 4×07 – North to the Future

Imagem: CBS/Divulgação

É importante deixar bem claro ao leitor que North to the Future é melhor, maior e mais significativo do que ser lembrando injustamente como o “episódio da entrada de Sara Ramirez”. Depois de muito tempo se debatendo e tropeçando em tramas que nunca mereciam destaque, sem contar com as diversas confusões geradas pela ineficiência do roteiro em dar atenção para poucas histórias e seguir com um punhado de ideias ineptas e pouco agregadoras, Madam Secretary (finalmente) voltou a acertar em grande estilo.

Imagem: CBS/Divulgação

O que me surpreende é que o roteiro conseguiu atingir esse nível de excelência sem abandonar sua fixação por atacar em várias frentes, isso quer dizer que ao mesmo tempo que surpreendentemente debate permafrost (sim, acreditem) de uma forma honesta e coerente, também aborda a “conversa de sexo” com Jason no intuito de promover o alívio cômico. É difícil de imaginar que propostas tão antagônicas possam ter funcionado, mas é exatamente esse ponto que gostaria de enfatizar porque por mais difícil, por mais complicado e adverso que possa ser, os roteiristas já mostraram infinitas vezes no passado que, com as ferramentas certas e com concentração, eles conseguem fazer qualquer coisa funcionar inclusive deixar os russos com uma aparência mais simpática. Quem diria!

Em North to the Future, vemos o mundo à beira de mais uma vez com uma epidemia de Varíola em razão de uma recente infecção de um ambientalista recém chegado da Rússia. O que certamente seria uma ideia e tanto para um longa metragem, mas tal situação problema também serviu para que o roteiro pudesse introduzir Sara Ramirez, como Kat Sandoval, e falar cuidadosamente sobre aquecimento global haja vista que está frontalmente conectado com o degelo na Sibéria, responsável pela possível nova epidemia de Varíola.

Me surpreende o fato do roteiro ter convidado o CDC (Centro de Controle de Epidemias) para participar da discussão, mas que sequer lembrou da existência do pobre Secretário (ou Secretária) de Saúde e Recursos Humanos cuja opinião sobre como prosseguir num caso como esse seria fundamental. Todavia acredito que o tom de abordagem de todas essas histórias foi pontual, mostrou, ou melhor, confirmou a inteligência do roteiro em discutir diplomacia ao mesmo tempo que fala sobre questões de saúde e de meio ambiente. Tal versatilidade é fundamental.

Estou animado com a chegada de Sara Ramirez, com esse novo rumo criativo e posso afirmar que aquele gancho no final do episódio me animou, e muito, com o restante dessa quarta temporada. Gostaria de lembrar que Gang of Eight (ou Gangue dos Oito), que Henry faz referência nos minutos derradeiros é o grupo de oito pessoas no Congresso Nacional dos Estados Unidos que têm acesso a informações super confidenciais e inteligência – Presidente e Vice-presidente do Comitê Permanente de Inteligência da Câmara e do Senado, Presidente da Câmara, Líder da Minoria da Câmara e Líder da Maioria e Minoria do Senado.

North to the Future

Nota do Episódio - 9

9

Review do sétimo episódio da quarta temporada de Madam Secretary, da CBS, intitulado "North to the Future".

User Rating: Be the first one !

Comments

comments

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.