Madam Secretary – 4×10 – Women Transform the World

Imagem: CBS/Divulgação

Em 08 de novembro de 2016, conhecido como o dia que surpreendeu o mundo a partir da vitória de Donald Trump, também foi a primeira vez na história que uma mulher teve a possibilidade de votar em si mesma como candidata de um grande partido. Tal marco fez com que várias mulheres, orgulhosas e empoderadas, fossem ao túmulo de Susan B. Anthony, uma das grandes líderes dos movimentos civis pelos direitos das mulheres, para colar um adesivo escrito I Voted (ou Eu Votei).

Imagem: CBS/Divulgação

É emocionante, mesmo que para um homem, descrever o simbolismo desse ato colocando em perspectiva tudo o que elas passaram desde o sufrágio feminino até chegar naquele dia. Ter esse histórico em mente é de suma importância para entender a mensagem de “Women Transform the World” além do óbvio, porque a proposta do roteiro de foi colocar uma das mulheres mais poderosas de Washington D.C. numa situação de ter que escolher o futuro de uma nação em detrimento de mais um grande momento para as mulheres no ainda conservador Afeganistão.

Um dos meus grandes ídolos da política ao redor do mundo, a maioria mulheres de Margareth Thatcher a Ellen Johnson Sirleaf, é Nancy Pelosi, a atual líder da minoria do Partido Democrata na Câmara dos Deputados. Com um pragmatismo necessário para se trabalhar nos dias de hoje, sabe-se que não há acordo que ela não saiba fazer ou firmar, mas nunca abrindo mão dos valores. Tais características sempre me chamaram atenção em Elizabeth, principalmente num episódio como esse onde não só a protagonista se viu numa situação complicada, como também o telespectador sem saber em quem concordar.

Embora ainda não me sinta confortável em decidir sobre a principal questão do episódio, acredito ser uma das questões mais difíceis que uma série já me trouxe, “Women Transform the World” aparece num momento excepcional porque mostra o quão necessário é termos cada vez mais mulheres em posições de liderança, seja na política, no entretenimento, na mídia ou em qualquer outro lugar. E acredite quando digo que o diferencial não é ter uma vagina, mas sim por sempre ter as melhores ideias, afinal de contas – das guerras que o mundo já presenciou, quantas foram iniciadas por mulheres?

Voltamos em janeiro!

Women Transform the World

Nota do Episódio - 9

9

Review do décimo episódio da quarta temporada de Madam Secretary, da CBS, intitulado "Women Transform the World".

User Rating: Be the first one !

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.