MasterChef Brasil 5×01 – E que a sorte esteja contigo

Imagem: Band/Divulgação

Prontos para mais uma temporada?

O desafio para qualquer programa que flerta com a longevidade é manter-se em constante mudança. O Big Brother Brasil está aí para provar essa minha teoria, assim como Survivor Dancing with the Stars nos Estados Unidos. O MasterChef Brasil é curiosamente uma exeção à regra, isso porque o reality show mantém-se com a mesma forma, a mesma estrutura e com o mesmo objetivo da primeira vez que foi exibido em 2014. Para quem gosta de novidades (como eu), certamente é um problema mas aqueles que querem assistir tudo menos a novela quando voltam do trabalho a proposta da Band continua sendo imperdível.

Imagem: Band/Divulgação

Na estreia da quinta temporada vimos o mais do mesmo. Candidatos com habilidades similares sendo colocados lado a lado para disputar um aventual. Enquanto cozinham, os jurados tentam promover alguma discórdia entre entre os competidores e apresenta-los ao telespectador. A direção (e a edição) continuam usando da mesma fórmula para movimentar as rede sociais – destacando os tipos mais exóticos. Desde a dona de casa cuja risada é contagiante, passando pelo homem que cozinha com a ajuda de um bambolê até chegar no tipo bonitão, mas extretamente arrogante.

No momento é impossível afirmar que eles estão perseguindo o caminho correto. Só a direção sabe qual será a estratégia nesse ano ao competir com a Copa do Mundo. Analisando pelo que vimos aqui, acredito que as oportunidades vem sendo dadas para diferentes cozinheiros com o intuito de trazer o elenco mais diversificado possível. Essa proposta é perfeita no MasterChef: Profissionais, por isso torço para que a versão amadora consiga brilhar também com o melhor do Brasil. De Norte a Sul, não é segredo que temos uma culinária rica.

A vida poderia ser mais doce

É verdade que continuo um pouco frustrado com a ausência de confeiteiros. Confesso que adoraria ver um maior foco aos doceiros e confeiteiros. Estou ciente que esse não é o Top Chef: Just Desserts e que Batalha dos Confeiteiros continua agozando na RecordTV. Entretanto, acredito que a adição de mais cozinheiros comprometidos com doce deixaria a competição mais rica. É provável que tenhamos alguns nos próximos episódios, mas não cultivo esperanças.

Aviso aos leitores que teremos mais 21 episódios pela frente. Isso quer dizer que estaremos juntos até o mês de agosto. Espero, sinceramente, que quando estiver escrevendo sobre a grande final possa afirmar que sim, valeu a pena chegar até aqui.

Por Bernardo Vieira

About Team Mix Reality

#TeamReality no Mix de Séries é responsável pelos realities shows.