Modern Family – 9×02 – The Long Goodbye

Imagem: Divulgação/ABC

“Se você vai ser malvada, seja engraçada.”

Preciso começar esta review exaltando a participação de Vanessa Williams e como foi incrível a apresentação da personagem, ainda que muito embasada num perfil que Williams está acostumada a interpretar. O entrosamento com Sarah Hyland foi ótimo e, de fato, foi como ver duas versões de uma Haley. Foi como ver um prospecto da primogênita dos Dunphy vivendo as vontades de um futuro. E não precisa nem dizer  que torci demais para vê-la trabalhando para Rhonda. Tanto pela Haley ter algo mais dentro da trama, além de seus relacionamentos amorosos, quanto pelas futuras participações de Williams.

Há que se destacar também que os irmãos Dunphy continuam funcionando bem. Inclusive, eles ainda não se deram total conta do quanto estão parecidos com os pais. O dia que isso rolar vai ser interessante, estando aí uma fonte de boas situações para a sitcom.

Em paralelo, a ida de Manny para a faculdade saiu melhor do que esperado. A relutância de Gloria e Jay em fazer da despedida algo natural só serviu para dar um destaque à falta de consciência que o próprio Manny tem de si quando está longe do ninho. É interessante notar que há uma predisposição a destacar o quanto o pequeno Joe tem se saído parecido com Jay. Todavia temos que admitir que Manny não está indo muito longe. Ele pode até ter uma sensibilidade mais aflorada, mas o jeito de querer cuidar de todo mundo sem que ninguém saiba, isso ele também traz de Jay, seu verdadeiro pai.

Quem também tinha que lidar com a dobradinha pais e faculdade foi Alex. Na temporada passada, vimos que a filha do meio dos Dunphys estava passando por um período bastante turbulento na vida. Também pudera. Sempre muito regrada, Alex passou por aquele período de perda do rumo, uma saída dos trilhos, deixando seus pais preocupadíssimos, especialmente Claire. Eles só não contavam em encontrar uma Alex relativamente centrada e bem resolvida. Acontece que Alex, de fato, nunca soube lidar muito bem em ser o centro das atenções dos portões de casa para fora. Ela sempre se ofuscou nos espaços coletivos, escondendo uma relativa solidão atrás da arrogância e aprender viver outras perspectivas faz parte do processo. E ah, temos que admitir que Claire e Phil passando pela zona de esterilização (ou seja lá qual for o nome daquilo) foi maravilhoso! Que casal!

Agora um casal cujas tramas não têm agradado? Mitch e Cam. Sinceramente, já foi o tempo em que era divertido explorar os desajustes da relação entre os dois. Já não é mais engraçado ver um tentando atravessar o outro. Fica até constrangedor para uma série que se diz tão à frente de seu tempo apresentar como casal menos estável o único casal homossexual da série. Há muito esse jogo de esconde-esconde entre Mitch e Cam deixou de ser engraçado. Pelo menos, dessa vez, tivemos uma tomada de consciência por partes de ambos.

No fim das contas, foi um episódio fofo, assim como todas as cenas em que Joe esteve (Ai, como morro de amores por aquela pequena criatura). Um episódio bem família, seguindo bem a linha de seu anterior, em que há uma mensagem muito declarada sobre a importância daqueles laços em detrimento do riso. O que me leva a pensar: estaria Modern ficando mais fofa do que engraçada? Não me julguem mal, é apenas um reflexão. Não há nada de errado em querer privilegiar isso, nem digo que essa mensagem de família, de união, de parceira nunca existiu na sitcom. Pelo contrário, é um de seus cernes. Mas onde fica o riso puro nisso?

The Long Goodbye

Nota do episódio - 7

7

Review do segundo episódio da nona temporada de Modern Family, da ABC, intitulado "The Long Goodbye".

User Rating: Be the first one !

Comments

comments

About Melina Galante

Melina Galante
Produtora e realizadora audiovisual, no momento em processo acadêmico. 99% seriadora com aquele 1% noveleira. Divide as fases da vida em Buffy, a Caça-Vampiros, Gilmore Girls e Grey's Anatomy. Sua menina dos olhos, porém, é Penny Dreadful. No Mix de Séries escreve as reviews de Modern Family, Orange is the New Black, Scandal e o que vier.