Multishow admite erro na dublagem sobre piada homofóbica em Chapolin

Imagem: Televisa/Divulgação

Corte chamou atenção dos fãs

Os fãs de Chaves que acompanhavam transmissão dos episódios no Multishow na semana passada, notaram que uma piada, de cunho homofóbico, fora modificada na nova dublagem, se tornando motivo para reclamações nas redes sociais.

A piada foi em um episódio de Chapolin. No texto original em uma cena da esquete “O Descobrimento da Tribo Perdida“, a personagem da atriz Maria Antonieta De Las Nieves – que em Chaves interpreta a Chiquinha, diz: “era melhor ter chamado o Batman em vez do Chapolin”. Chapolin então diz que Batman não estava disponível porque “o pneu do Batmóvel está furado”. Entretanto, na fala original, Chapolin explica que o Batman não apareceu para salva-los porque estava em lua de mel com o Robin.

Continua após a publicidade

Diretora do canal admitiu erro…

Ao UOL, a diretora de programação e conteúdo digital, Tatiana Costa, admite que o Multishow errou ao ter alterado a piada original: “Erramos nesse caso, mas ainda erraremos muito. E que bom, porque é vivo, é uma troca, não é uma decisão única, unilateral, enfiada goela abaixo. Estamos aqui para ouvir, discutir juntos e ajustar. Somos fãs também e sabemos que ainda teremos muitas batalhas pela frente“.

A diretora ainda disse para a reportagem do UOL que reconhece o cunho homofóbico da piada, e destaca que em um canal que apoia a causa LGBT, não caberia a exibição desta piada – casando com o combate ao preconceito que existe nos dias de hoje.

Existe, por trás, obviamente, um cunho homofóbico, uma coisa mais machista. Entendemos que era uma piada preconceituosa. Lá atrás, nos anos 70 e 80, era considerada normal, mas felizmente hoje não é mais aceitável. Você não diria isso para o seu filho, estamos em um outro momento da vida. Tentamos suavizar isso“, explica Tatiana Costa.

Ela ainda destacou que não foi uma decisão fácil, e atribuiu ao cunho democrático do canal, que possui estrelas como Pablo Vittar entre seus apresentadores, ser a razão pela alteração nas piadas. “Entendemos os fãs. Vamos acertar e errar, mas sempre na tentativa de fazer o melhor“, encerrou.

Continua após a publicidade

Atualmente, Chaves e Chapolin são exibidos em quatro horários no Multishow: às 13h30, às 18h30, às 23h e às 23h30. As exibições estão acompanhando a sequência original da série, e o canal promete exibir mais 100 episódios inéditos no Brasil.

O Multishow está presente nas principais operadoras pagas.

Leia maisMultishow poderá fazer remake de Chaves no Brasil

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.