Netflix é processada por “fraudar acionistas” e violação de leis fiscais

Ted Sarandos e Reed Hastings
Imagem: Chris Pizzello / Invision / AP Photo

Netflix é processada mais uma vez

Quando a reforma tributária foi aprovada pelo Congresso americano em 2017, os democratas afirmavam que os incentivos fiscais tinham um único propósito. Deixar os ricos mais ricos e as grandes corporações ainda mais poderosas.

O impacto a curto prazo foi o contrário. Algumas empresas anunciaram investimentos nos Estados Unidos, enquanto outras repassaram bônus para os funcionários nos meses de fevereiro e março. Entretanto, quaso quatro meses após a aprovação e assinatura do Presidente Trump, o cenário é bem diferente. Segundo o The Wall Street Journal, diversas companhias estão investindo nelas mesmas e dando gordos repasses para seus executivos.

Todavia, mesmo que os democratas estejam interessados “reformar” a reforma tributária, algumas empresas já estão sendo denunciadas pela prática.

Uma delas é a Netflix.

Isso porque, a companhia foi uma das primeiras a compensar seus principais executivos após a aprovação da lei. Como eles fizeram isso? Uma emenda no pacote permitia que as empresas não fossem obrigadas a descontar bônus por desempenho em performance para àqueles ganhando mais de um milhão de dólares.

E a denúncia?

Um novo processo ajuizado contra a empresa na semana passada questiona o que a empresa fazia antes da mudança da lei. De acordo com o autor da denúncia, que também é um acionista, os pagamentos “por desempemnho” para grandes executivos, como o poderoso Ted Sarandos, eram fraudulentos. Tais bônus foram criados, de acordo com o processo, com o único intuito de possibilitar a Netflix a receber mais incentivos fiscais e repassar menos aos acionistas.

Para ser qualificada como ‘baseada em resultados’, a compensação deve, além de outros requirimentos, ser subordinada a realização de uma ou mais metas de desempenho pre-estabelecidos e objetivadas,” afirma a denúncia. A Netflix, de acordo com o The Hollywood Reporter, não quis comentar.

Mesmo com o processo, as ações da empresa fecharam o dia com uma alta de 1.88% no mercado financeiro.

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.