O que acontecerá com The Walking Dead após a morte de dublê?

Imagem: AMC/Divulgação

Pode ser estranho pensar nisso, mas acidentes em sets de gravações de televisão e cinema acontecem com mais regularidade do que podemos imaginar. O caso mais recente foi do filme Midnight Rider que culminou com a condeção do diretor Randal Miller à dez anos de prisão após a morte de uma operadora de câmera no set de gravação.

Na televião há pequenos acidentes como àquele sofrido por Kristen Chenoweth durante gravações de The Good Wife ou grandes como a morte contínua de cavalos nas filmagens de Luck que celeram o cancelamento prematuro da série. O que aconteceu nos bastidores de The Walking Dead nesta semana, entretanto, mostra que novas regras estão por vir.

O Sindicato dos Atores (o SAG-AFTRA) dispõe de uma cláusula de segurança no trabalho de dublês no contrato (pag. 31) celebrado junto a AMPTP. Entretanto, o mesmo não faz referência às consequências para a empresa que descumprir tal regra, o que deixa a situação da AMC um tanto nebulosa visto que a única manifestação, por meio de nota, da associação foi:

A segurança dos nossos membro é primordial. Nós vamos trabalhar com as autoridades e monitorar de perto suas investigações desse acidente trágico.

Isso mostra que juridicamente a AMC e os produtores de The Walking Dead podem ter problemas no futuro, mas também podem sair ilesos caso a investigação encontre nenhuma responsabilidade das partes. Todavia, o efeito prático é que as gravações estão interrompidas e continuarão assim até que o Departamento de Polícia de Atlanta conclua suas investigações.

O acidente nos sets de The Walking Dead aconteceu na última quarta (19), com o dublê John Bernecker caindo de uma altura de mais de 10 metros. Bernecker acabou não resistindo aos ferimentos e falecendo na última sexta (14). O Mix de Séries apurou as circunstâncias da morte e trouxe mais detalhes da cena na qual resultou na morte do dublê. Ontem (15), alguns artistas e colega de elenco da série se manifestaram sobre a morte de Bernecker.

O que se sabe é que tal processo do Sindicato acarretará, com toda a certeza, no atraso da estreia da oitava temporada de The Walking Dead, prevista para 0 início de outubro.

Comments

comments

About Bernardo Vieira