Os bastidores de The Leftovers: curiosidades por trás das câmeras

Imagem: HBO/Divulgação

A HBO, um dos canais mais renomados da atualidade, tem em seu repertório diversas séries históricas como Six Feet Under, The Wire, The Sopranos e, mais recentemente, Game of Thrones. Algumas maçãs podres surgiram nessa árvore também, mas o Mix Bastidores de hoje vem falar da mais madura e gostosa delas, que por vezes está escondida entre os galhos e fora de vista: The Leftovers.

Ainda em 2014, quando The Leftovers estreou, era impossível imaginar a magnitude em que iria chegar explorando seu universo. Com três temporadas – a mais recente terminando há poucas semanas, – a série navegou em terreno extremamente perigoso para programas de TV: a complexidade narrativa e psicológica. Indo além do “drama da vida comum”, o show era uma obra de arte no que tange ao existencialismo.

“Um mundo despedaçado é palco para personagens intrincados”; ou seria “personagens despedaçados são palco para um mundo intrincado”? De qualquer forma, o resultado é uma narrativa etérea, confusa e sentimental. Em tempos de binge-watching, Leftovers precisa de um tempo para ser digerida.

(Introdução por Leonardo Cremonini)

Nada de spoilers

Quando um ator/atriz é casado(a) com um(a) profissional da mesma área, espera-se que eles ajudem um ao outro na hora de estudar o roteiro e as falas de determinado papel. Entretanto, não foi isso que aconteceu com Justin Theroux e Jennifer Aniston.

Segundo a revista People, A atriz se recusou a ajudar o marido nos ensaios por um único e interessante motivo – ela queria evitar eventuais spoilers, porque sempre deixou bem claro ser uma grande fã da série que o marido estrelava. “Ela é fã da série, então ela não queria nenhum spoiler,” disse em entrevista ao Good Morning America. “Então ela nem queria passar o texto comigo, de tanto que é fã,” completou.

Nos detalhes

Imagem: HBO/Divulgação

Segundo Amy Brenneman, os roteiros que ela recebia não continham muitas informações sobre sua personagem, apenas descrições e dicas de como deveria ser o figurino e os gestos de Laurie em cena. A solução que a atriz encontrou?

Ligar para o co-criador Damon Lindelof e perguntar por mais informações da personagem e saber exatamente o que Laurie estava passando.

“Diferenças Criativas”

Imagem: HBO/Divulgação

Durante as gravações do sexto episódio da primeira temporada, a produção foi interrompida por duas semanas. Segundo informações que a HBO divulgou à época, a paralisação foi feita em razão de diferenças criativas e da necessidade de preparar melhor os próximos episódios.

Espalhou-se o rumor de que Damon Lindelof teve que fazer mudanças gigantescas no roteiro e em algumas estratégias, já que a emissora não estaria nem um pouco satisfeita com as direções criativas. Nada disso foi confirmado, mas assim que The Leftovers estreou a série rapidamente ganhou um amplo apoio da crítica.

Revelação

Carrie Coon começou na televisão fazendo uma participação especial na polêmica e cancelada The Playboy Club da NBC. Em seguida, ela esteve num dos episódios de Law & Order: Special Victims Unit até que enfim conseguiu passar na audição e entrar no elenco de The Leftovers.

Nora Durst foi a primeira personagem regular na carreira da atriz que a revelaria como uma das profissionais mais importantes em ascensão da indústria. Além de ser chamada para participar de Fargo, Carrie é uma das principais cotadas para receber uma indicação ao Emmy pela sua performance em The Leftovers.

Seguindo roteiro

Imagem: Ben King/HBO/Divulgação

Liv Tyler admitiu numa entrevista em maio de 2017 que sua personagem, Meg, era tão contraditória e misteriosa que quando ela começou a trabalhar na série apenas seguia as direções presentes no roteiro e as dicas do diretor, nada de improvisação ou um comprometimento melhor com seu papel

“Honestamente, eu nunca consegui entende-la plenamente,” disse numa edição da revista The Hollywood Reporter.

Rapidinhas

Bastidores das gravações de The Leftovers na Austrália Imagem: Ben King/HBO/Divulgação

– Nenhum personagem aparece em todos os episódios.

– Cada temporada foi filmada numa locação diferente. O primeiro ano foi rodado em Nova York, o segundo no interior do Texas e a terceira na cidade de Melbourne, na Austrália.

– Regina King gravou a segunda temporada de The Leftovers ao mesmo tempo que filmou o segundo ano de American Crime.

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.