Os vencedores de American Idol: por onde andam?

Imagem: FOX/Divulgação

Na noite deste domingo, um dos maiores reality shows da TV está de volta. Após um ciclo de 15 anos na FOX, o American Idol havia chegado ao fim em 2016. Em um programa histórico e emocionante, a atração se despedia dos holofotes. Entretanto sempre ficou no ar a hipótese dela voltar ao ar futuramente.

Ano passado a NBC despertou interesse de ressuscitar o Idol para 2019, como forma de revezar com The Voice. Numa reviravolta imprevisível, a ABC acabou levando a melhor. Após um ano sabático fora do ar, o programa está voltando em novo canal e com novidades.

É claro que cobriremos essa nova temporada de American Idol, e toda quarta uma nova review esperará por vocês. Como aquecimento, a coluna de Elenco mostrará o que os vencedores das edições passadas têm feito. Vem com a gente!

 

Kelly Clarkson (1ª temporada)

Imagem: FOX/NBC/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

A primeira vitória a gente nunca esquece. Kelly Clarkson foi a primeira vencedora do programa, e continua na ativa até os dias de hoje. A artista já vendeu milhões de álbuns em quase 16 anos de carreira, mas foi ao lançar o aclamado Brakaway, seu segundo disco, que ela ganhou notoriedade mundial. Kelly coleciona diversos prêmios e emplacou inúmeros hits. Seu último álbum foi lançado no final do ano passado, o primeiro em sua nova gravadora. Atualmente ela pode ser vista em The Voice, que disputará diretamente com Idol nas noites de segunda-feira. Há quem garanta que a contratação da loira foi uma “vingança” da NBC, após ter perdido o programa para a ABC.

 

Ruben Studdard (2ª temporada)

Imagem: FOX/Facebook/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Ruben ficou marcado por seu estilo, que mescla entre R&B e gospel. Após sua vitória em American Idol, o cantor chegou a ser indicado ao Grammy. Em 2013 ele chegou a participar de outro reality show,The Biggest Loser. Na competição de perda de peso, entretanto acabou não tendo a mesma sorte e foi um dos primeiros eliminados da disputa. Seu último álbum lançado foi Unconditional Love, de 2014, através de uma gravadora independente.

 

Fantasia Barrino (3ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Fantasia foi a grande vencedora da terceira edição, que tinha também na disputa Jennifer Hudson, atualmente em The Voice UK. A cantora de uma voz extremamente encantadora acabou se destacando na cena R&B, tendo uma carreira estável no mercado americano. Fantasia também coleciona diversos prêmios, entre eles o Grammy. Seu último álbum lançado foi The Definition Of, o primeiro em sua nova gravadora, mas que acabou não vendendo o mesmo que seus trabalhos anteriores.

 

Carrie Underwood (4ª temporada)

Imagem: FOX/NBC/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Junto com Kelly Clarkson, a vencedora da quarta edição também está no páreo da Idol mais bem sucedida. Carrie Underwood se consolidou na cena country, sendo uma das principais artistas do gênero na atualidade. Tudo que a loira lança é sucesso nos Estados Unidos, sem contar os inúmeros prêmios já adquiridos. Após ter ficado meses afastada da mídia, devido a um acidente doméstico, a cantora lançou um single promocional durante o Super Bowl.

 

Taylor Hicks (5ª temporada)

Imagem: FOX/INSP TV/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Taylor venceu a temporada de maior audiência da história do American Idol. Após o programa ele intercalou a carreira de cantor e ator. Na música o cantor lançou apenas três álbuns, e em 2012 começou uma residência de shows em Las Vegas. Na TV ele participou de séries como The New Adventures Of Old ChristineLaw & Order: SVU. Atualmente Taylor Hicks apresenta um reality show culinário, State Plate, que está em sua segunda temporada.

 

Jordin Sparks (6ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Jordin é até o momento a vencedora mais jovem do American Idol. A cantora tinha apenas 17 anos quando ganhou a disputa, e viu sua carreira decolando imediatamente. Ela emplacou o hit “No Air”, ao lado de Chris Brown, sendo esse seu maior sucesso. Desde então Jordin concilia a carreira de cantora e atriz. Com três álbuns na bagagem, seu último lançamento foi Right Here Right Now, em 2015. Como atriz ela foi vista em séries como CSIThe Real O’Neals, além de estrelar o filme Sparkles, ao lado da saudosa Whitney Houston.

 

David Cook (7ª temporada)

Imagem: FOX/Broadway/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

A final da sétima temporada de American Idol foi bem acirrada por conta de seus dois finalistas, David Cook e David Archuleta. Cook acabou levando a melhor, e lançou na sequência o álbum Light On, sucesso de vendas. O cantor acabou não tendo a mesma sorte no seu trabalho seguinte, This Loud Morning, e teve seu contrato com a gravadora RCA rescindido. Desde então ele se tornou artista independente, lançando alguns EPs. Seu último álbum de estúdio foi Digital Vein, de 2015. Em abril ele poderá ser visto no musical Kinky Boots, na Broadway, cujo espetáculo ficará em exibição até maio.

 

Kris Allen (8ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

A temporada vencida por Kris Allen foi a mesma em que participou Adam Lambert, segundo colocado da edição. Há rumores de que o cantor não teria gostado nenhum pouco que seu vice tenha conseguido mais destaque na mídia, após o término do programa naquele ano. Kris chegou a lançar cinco álbuns de estúdio após o Idol, e hoje é artista independente.

 

Lee DeWyze (9ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Lee venceu a última edição de American Idol com Simon Cowell na bancada. Naquela temporada o jurado se despedia da atração, para se dedicar ao The X Factor americano. O cantor lançou apenas um álbum, como prêmio por ter vencido. Devido a baixa venda do material, Lee teve seu contrato rescindido após um ano. Desde então, o cantor voltou a se dedicar à cena independente.

 

Scotty McCreery (10ª temporada)

Imagem: FOX/Site Oficial/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Dono de uma voz marcante, Scotty McCreery se consolidou na cena country. O vencedor da décima temporada conseguiu vender mais de um milhão de cópias com seu álbum de estreia. Dois anos depois ele lançava um disco natalino, que também fez bastante sucesso. Ele lançou três álbuns pela Interscope, gravadora que passou a fazer parceria com Idol. Seus singles continuam fazendo sucesso até hoje na parada country americana, e um novo álbum sairá ainda esse mês.

 

Phillip Phillips (11ª temporada)

Imagem: FOX/CBS/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Podemos dizer que Phillip Phillips foi o último vencedor do American Idol, com uma carreira em bastante evidência após o programa. O cantor lançou o álbum The World From The Side Of Moon em 2012, que foi um verdadeiro sucesso. Ele estourou mundialmente com os hits “Home”“Gone, Gone, Gone”. Phillip chegou a se apresentar no Brasil, durante o Rock In Rio 2013. Seu segundo álbum não teve o mesmo êxito, e no começo desse ano ele lançou seu terceiro trabalho de estúdio. Recentemente o artista também se arriscou como ator, ao participar de um episódio de Hawaii Five-0.

 

Candice Glover (12ª temporada)

Imagem: FOX/NBC News/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Candice foi a última mulher – por enquanto – a vencer o American Idol. Ela participou da edição mais polêmica e rejeitada do programa, que contou com as presenças de Mariah Carey e Nicki Minaj na bancada. Desde o fim da edição ela lançou apenas um álbum em 2014, mas que não fez sucesso. Recentemente ela esteve em um musical da Broadway.

 

Caleb Johnson (13ª temporada)

Imagem: FOX/Twitter/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Após a turbulenta décima segunda temporada, o American Idol começou a entrar nos eixos. Nessa edição Caleb foi o grande vencedor, mas que infelizmente não teve a mesma sorte que seus antecessores. O cantor chegou a lançar seu álbum de estreia, mas que amargou baixas vendas. Desde 2016 ele se tornou artista independente, e já lançou mais um disco e um EP.

 

Nick Fradiani (14ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

O penúltimo vencedor de Idol também não conseguiu emplacar uma carreira grande sucesso após o programa. Nick Fradiani na época fechou contrato com a poderosa gravadora Big Machine Label Group, que tem em seu catálogo artistas como Taylor Swift, Reba McEntire e Steven Tyler. Por conta das baixas vendas de seu único álbum, o cantor perdeu seu contrato. Atualmente ele se dedica a cena indie musical.

 

Trent Harmon (15ª temporada)

Imagem: FOX/Instagram/Divulgação; Montagem: Mix de Séries/Reprodução

Trent foi o último vencedor – até o momento – de American Idol. O cantor emocionava com suas apresentações a cada semana. Seu único lançamento até o momento foi de um EP no final de 2016, com canções inéditas apresentadas na final do programa. Desde então ele está preparando seu álbum de estreia, que está sendo um grande investimento ao dono da gravadora Big Machine, Scott Borcheta. Segundo o empresário, o disco de Trent será um álbum country que Justin Timberlake poderia ter feito.

About Eduardo Nogueira

Eduardo Nogueira
Administrador apaixonado por séries e música, sou fã assumido de Friends, e tenho guilty pleasure pelas séries da CW. No Mix sou editor de reality show, cobrindo atrações do gênero como as franquias The X Factor , The Voice, American Idol, entre outros. Faço também reviews das séries Mom, Supergirl, The Good Place, Scream, Fuller House e da brazuca A Garota da Moto. Além disso, deixo vocês sempre atualizados com as nossas Bolhas de Cancelamento, e também escrevo as colunas de Elenco e Teu Passado Te Condena. No tempo que me sobra faço um café para as visitas, rs. Ufa!