Por dentro da trágica vida de Matthew Perry, o Chandler de Friends

Imagem: NBC/Divulgação

Ator já passou por maus momentos em Hollywood…

Matthew Perry já foi um dos atores mais queridos da televisão. Durante dez anos, de 1994 a 2004, ele interpretou o inesquecível e sarcástico Chandler Bing em Friends.  

Mas enquanto seus bolsos estavam cheios de dinheiro, sua vida privada estava caindo aos pedaços. Dos vícios em Vicodin e abuso de álcool, diretamente para as várias viagens a reabilitação, a vida de Perry em Hollywood não tem sido aplausos e tapetes vermelhos.

Veja os detalhes de sua trágica história da vida real…

Um Acidente de jet ski começou seu vício!

O fato de Perry adquirir vício em remédios não teve nada a ver com as festas em Hollywood. De acordo com a People, a estrela sofreu um acidente de jet ski em 1997, tornando-o um viciado em Vicodin prescrito.

Aqui, pegue isso“, ele lembra que os médicos falaram com ele. “Eu peguei e eu me senti melhor do que nunca havia sentido na minha vida. Tive um grande problema com pílulas e álcool, e não consegui parar“.

As coisas ficaram ainda mais complicadas pelo sucesso de Friends. “Eu estava em Friends de 24 a 34 anos“, disse Perry. “Eu estava na chama branca da fama. Nós seis estávamos em todos os lugares o tempo todo. Do ponto de vista de um estranho, parece que eu tinha tudo. Na verdade, era um momento muito solitário para mim porque estava sofrendo do alcoolismo. Estava acontecendo antes de Friends, mas é uma doença progressiva. Eu não era um cara de festa maciço. Eu não ficava curtindo em festas.“, lembrou.

Ator foi mandando para reabilitação várias vezes!

Em 1997, Perry fez sua primeira viagem à reabilitação para tentar parar com seus vícios. De acordo com a People, ele permaneceu 28 dias no centro de reabilitação da Fundação Hazelden de Minnesota. No ano seguinte, ele disse à revista: “Eu não acho que haja nada no mundo que eu não possa enfrentar, tendo enfrentado isso“, disse ele. “Essa foi a coisa mais assustadora que já aconteceu comigo. Você ganha um novo respeito por você mesmo e pela vida quando você atravessa algo tão difícil“.

Continua após a publicidade

Ele voltou à reabilitação uma segunda vez em 2001, informou a ABC News. “Matthew tem toda a intenção de completar seu tratamento para que ele possa continuar seu sonho de divertir as pessoas e fazê-las rir“, disse seu empresário em um comunicado na época. “Ele aprecia a preocupação de todos e agradece por respeitar sua privacidade“.

De acordo com o Los Angeles Times, a segunda ida de Perry pegou a NBC despreparada enquanto Friends ainda estava em produção, mas as autoridades da rede não divulgaram se seu tratamento afetou o cronograma de filmagem.

Ele sofria de pancreatite… e bateu de carro!

Entre as suas primeira e segunda viagens à reabilitação, Perry terminou no hospital por duas semanas com pancreatite aguda e perdeu 20 quilos. A condição foi causada pelo abuso de álcool e abuso de drogas prescritas. Seu peso acabou sendo notado em Friends, quando Perry apareceu consideravelmente mais magro.

Imagem: NBC

No meu caso, era difícil viver e beber com dificuldade e comer mal“, disse ele ao Weekly (via E! News.) “Você joga, você paga. Mas não houve pílulas envolvidas. Aprendi minha lição para o Hazelden“.

Após sua liberação do hospital, Perry bateu seu Porsche em uma casa vazia. Ele não se feriu no acidente, e nem drogas nem álcool foram encontrados em seu sistema na época. “A ironia foi terrível“, ele disse. “Eu ia ficar com meu pai fora de Los Angeles. Eu quebrei a primeira esquina, perto da minha casa nessas ruas realmente estreitas, então vi uma van de correio vindo no meio, desviei para a direita e… bom, eu realmente não sei o que aconteceu – eu colidi com a varanda“.

Sua terceira viagem à reabilitação…

Perry voltou para a reabilitação pela terceira vez em 2011. Ele disse ao TMZ que ele não havia tido uma recaída, mas simplesmente estava sendo pró-ativo. “Estou fazendo planos de ir por um mês para me concentrar em minha sobriedade e continuar minha vida em recuperação“, disse ele. “Por favor, divirta-se comigo na World Wide Web“.

A partir daí, Perry começou a se esforçar para defender outros que se recuperaram do abuso de drogas e álcool. Falando com os legisladores, o ator disse: “Os tribunais de drogas são os programas mais eficazes para curar toxicodependentes sérios para uma recuperação ao longo da vida“. Falando com The Hill, Perry acrescentou:

Qualquer oportunidade que eu possa falar sobre os tribunais de drogas em um nível individual ou um nível muito maior – como testemunhar naquele quarto assustador – eu faço porque é apenas uma das poucas coisas Isso é sem questionamentos: salva vidas, economiza dinheiro, é bipartidário“.

Ele esqueceu três anos de sua permanência em Friends!

Três anos de Friends são lembrados com dificuldades por Perry. Como ele revelou em uma entrevista à BBC, ele não pode se lembrar de um grande pedaço da série por causa de seu vício. Quando perguntado qual era o seu episódio menos favorito, Perry não minou palavras. “Oh, meu Deus“, disse ele. “Acho que a resposta é, não me lembro de três anos. Então, nenhum desses… em algum lugar entre as temporadas 3 e a 6“.

Imagem: NBC/Divulgação

Perry disse a People em 2013 que suas lutas contra as drogas eram difíceis de se esconder. “Eu não consegui parar. Eventualmente, as coisas ficaram tão ruins que eu não conseguia esconder, e então todos sabiam“.

Ele disse que nunca usou drogas ou abusou de álcool no set. “Nunca fui chapado para o trabalho“, disse ele. “Eu estava dolorosamente com ressaca“.

Ele transformou sua casa em uma casa de reabilitação!

O trabalho de Perry para ajudar os outros a combater seus demônios foi além de falar com legisladores. Ele deu um passo adiante e abriu sua antiga casa para aqueles que precisavam de ajuda em 2013. De acordo com uma entrevista da revista People (via Today), Perry criou Perry’s House para homens que procuram um programa de 12 horas de sobriedade e meditação. Ele desistiu essencialmente de sua casa em Malibu com quatro quartos para ajudar os outros.

Ele se associou com o especialista em intervenções e toxicodependentes Earl Hightower para se preparar. “Matthew é um embaixador da possibilidade de um vasto grupo de pessoas”, disse Hightower. “Pessoas que ele nunca conhecerá receberão serviços porque ele defendeu sua causa“.

Depois de dois anos, a instalação ficou muito cara e ele acabou vendendo-a por 10.6 milhões de dólares.

Problemas com atriz pornô…

O mais recente escândalo envolvendo Perry partiu de uma atriz pornô. Ela o acusou, em 2017, de tê-la pressionado para comprar drogas. Ele teria a enviando uma série de mensagens violentas, na tentativa de obter Vicodin, Roxicodone e OxyContin.

Fiquei chocada. Eu sabia que era um viciado em recuperação, mas veio do nada. Por que ele me perguntaria algo assim? Não é como se festejássemos ou eu tivesse uma reputação de festejar“, disse ela.

O ator se recusou a comentar o caso!

Quase todas as suas séries foram canceladas após Friends!

Depois de ficar sóbrio, Matthew Perry tentou retornar à TV em alguns trabalhos. Todos fracassaram. Studio 60 on the Sunset Strip (2006), Mr. Sunshine (2011) e Go On (2012) foram canceladas com apenas uma temporada. O seu mais recente trabalho, The Odd Couple, chegou a durar três temporadas. Mas ele descobriu o cancelamento de uma forma inusitada.

Continua após a publicidade

Meu rosto no estúdio de Odd Couple foi pintado com tinta verde. Eu acho que é seguro assumir que fomos cancelados!”, ele Twittou.

Ator flagrado recentemente em Los Angeles. Imagem: Metro/Release

Seis meses de vida?

Atualmente, Perry vem se recuperando de uma repentina cirurgia – após sofrer uma perfuração do estômago. Tal gravidade pode ser decorrência do contínuo uso de drogas e álcool. Alguns tabloides nos Estados Unidos apontaram que ele tem apenas seis meses de vida, apesar de seus representantes desmentirem a informação. O ator, neste momento, pediu um pouco de privacidade.

Para sempre lembrado como Chandler de Friends, a vida de Perry foi uma montanha russa desde que estourou com a série. Essa é mais uma das provas de que nem toda a fama e dinheiro do mundo são suficientes para suprir a solidão e outros problemas como vícios.

Leia mais: Matthew Perry, o Chandler de Friends, é internado e passa por cirurgia às pressas

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.