Porque a Netflix demora para atualizar algumas séries de TV?

Netflix Catalogo
Imagem: Lançamentos Netflix

 

No mercado há alguns anos, a Netflix revolucionou o modo de se assistir séries de TV no Brasil. Se antes, você dependia apenas da TV aberta ou fechada, legalmente falando, o serviço de streaming trouxe uma forma prática e segura para desfrutarmos deste produto que nunca esteve tão em alta por aqui…

Mesmo assim, na era da Internet, a rapidez é a maior cobrança sobre qualquer coisa. A Netflix não poderia ficar de fora, e muitos se perguntam, por que as vezes um título de mora a ser atualizado.

Precisamos falar sobre…

 

As vantagens das Originais Netflix

Primeiro, não podemos comparar as demais séries com os produtos originais Netflix. São segmentos completamente diferentes. Essas produções são feitas, exclusivamente, para o serviço e são entregues por completo ao seus fãs de ano em ano ou, em alguns casos como Sense8 e Marco Polo, um pouco mais.

Há uma pequena vantagem nisso tudo: é um produto da casa, e a Netflix tem controle total sobre sua distribuição. Por isso, saiu lá fora, certamente saiu por aqui.

 

 

Daí, a sensação da rapidez, pois já sabemos exatamente quando ela poderá entrar no catálogo, mas na verdade, ela demora a ser produzida (e a chegar no catálogo) tanto quanto as séries comuns.

E por ser uma original, a Netflix sabe exatamente quando poderá lançar ou dar previsões, diferentemente de produções que não são dela.

 

Porque algumas séries são exibidas “simultaneamente” com os EUA?

A Netflix, além de produzir conteúdo original, distribui muitas séries, programas e filmes em todo o mundo. O chamado “licenciamento” dá o direito ao serviço de distribuir exclusivamente alguns produtos aqui no Brasil. Essas séries acabam ganhando o selo “Original Netflix”, mas na verdade elas não são produzidas pelo serviço. Séries como Better Call Saul, Scream e, a partir de agora, Orphan Black, entre outras, entram neste esquema.

 

 

Por isso, alguns shows acabam tendo suas temporadas exibidas na Netflix quase que simultaneamente aos Estados Unidos.

 

Porque a nova temporada da minha série predileta já começou nos EUA e não está entrando na Netflix?

Aqui talvez more a maior das reclamações de usuários dos serviços. A necessidade de querer a rapidez em todos os produtos. Alguns shows populares na Netflix, como Grey’s Anatomy, The Flash, The Walking Dead, entre outros, não são produções da plataforma. Logo, eles estão ali por conta do licenciamento.

Geralmente, esses shows já possuem uma casa aqui no Brasil, sendo exibidos na TV paga pouco tempo depois de sua estreia nos EUA. Ou seja, existem produções que dão vantagens para alguns veículos de comunicação, e a Netflix precisa esperar ela ser exibida por lá, para então poder atualizar seu catálogo.

Portanto, não ache que você verá uma temporada de Grey’s Anatomy, por exemplo, simultaneamente com os EUA, porque isso não vai acontecer.

E, além disso, alguns contratos só permitem que séries entram no catálogo da Netflix após a nova temporada da série estrear. Por isso alguns shows parecem demorar uma eternidade para entrarem no catálogo. Mas na verdade, eles estão demorando o tempo padrão do serviço, não mais do que o público espera para ver novos episódios de originais da Netflix.

Há um caminho que muitos produtos percorrem até chegar na Netflix, sendo eles a TV paga no Brasil, o mercado de Home Vídeo (DVD’s e Blu Rays), a TV aberta, para depois então estar licenciado para a Netflix. Todos estes meios, assim com a Netflix, pagam valores absurdos pelo direito de exibição e, logicamente, exigem um tempo de exclusividade do produto.

Exemplo: The Walking Dead é exibido na FOX. A temporada já terminou nos EUA e no Brasil, mas ainda não entrou no catálogo. É provável que exista um acordo de exclusividade entre as emissoras por um período, inviabilizando o lançamento do produto em outros meios. Fora que, ainda há a espera para o lançamento dos DVD’s, o que leva mais um tempo.

 

Ahm, agora entendi porque algumas séries demoram…

 

O licenciamento, portanto, é o grande empecilho para a Netflix atualizar seu catálogo. Inclusive, é por causa dele que muitos títulos encontram-se em apenas uma região. Se existe uma série que está disponível nos EUA e não no Brasil, acredite, é por causa do licenciamento. Em muitos casos, a produtora de um conteúdo não vê interesse em liberar tal produto para um país, ou já possui um acordo com outro veículo que o impede de ser disponibilizado pela plataforma em tal região.

 

Então, na hora de cobrar na página da Netflix a atualização de uma série, lembre-se de todos estes caminhos que o produto precisa percorrer antes de chegar no serviço. E enquanto sua série não é atualizada, não se preocupe. Há uma infinidade de opções para você se distrair no catálogo. Que tal começar uma nova maratona?

#Post originalmente publicado no dia 28 de julho de 2016.

Comments

comments

About Anderson Narciso

Anderson Narciso
Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.