Primeiras Impressões: The Looming Tower é tudo o que você estava pedindo

Imagem: Hulu/Divulgação

Vamos começar essa resenha fazendo algo diferente. Posso lhe fazer uma pergunta? Vamos em frente.

De todas as vezes que você já ouviu falar sobre os erros que levaram ao 11/09, saberia me apontar alguns? Provavelmente ouvirei algumas teorias da conspiração. Algo na linha do “Bush sabia de tudo” ou “era uma desculpa para roubar o petróleo”. São poucos os que =responderiam prontamente que um dos culpados pelos atentados foram a CIA e o FBI em razão de uma disputa interna realmente ridícula.

Imagem: Hulu/Divulgação

Tais erros são o ponto de partida de The Looming Tower. Tanto no livro de Lawrence Wright quanto na nova série da Hulu. Pode parecer um tema curioso para se colocar na televisão, mas lhe convido primeiramente a assistir aos três primeiros episódios porque o que temos é realmente sensacional. Lembra dos diálogos brilhantes dos tempos de Mad Men? Temos aqui. As sequências empolgantes das temporadas iniciais de Homeland? Temos também. O que demonstra que essa série não só aparece para preencher um vazio, mas também esclarecer algumas dúvidas sobre o 11/09

Tamanha qualidade fica sob a responsabilidade de dois departamentos: o roteiro e o elenco. O primeiro deles é importante porque traz o Sr. Wright da obra como responsável por alguns textos, mostrando que  exceção, principalmente se você já assistiu e leu Um Dia, mas para The Looming Tower faz toda a diferença. Assim como ter profissionais com conhecimento tanto em história quanto em drama.

Prontos para aula?

Jeff Daniels e Peter Sarsgaard entregam trabalhos impressionantes, ousaria em dizer que são um dos melhores das suas respectivas carreiras. Daniels, que aparece pela primeira vez desde o final da atrapalhada The Newsroom, relembra o quanto fez falta na televisão. Com uma postura inquebrável, uma força peculiar em comandar suas cenas e uma qualidade técnica execepcional, ele é um dos grandes destaques de 2018. Ainda é muito cedo para falar de prêmios, mas já é um dos meus favoritos.

Quanto a Sarsgaard confesso mesmo apreciando seu trabalho desde os tempos de Educação, acredito que ele ainda precisa encontrar o tom. O que isso significa? Nas cenas na qual o diretor da CIA presta testemunho perante ao Senado, penso que o ator não conseguiu separar frustração de irritação. O resultado foi uma cena hiper dramática, na qual Peter seguiu o caminho que se esperava, mas com pouquíssima versatilidade ou personalidade.

Em suma, pode-se afirmar com muita certeza que The Looming Tower não é apenas uma grande produção, mas sim uma importante aula de história.

Vale lembrar que a minissérie já está disponível para assassinantes brasileiros na Amazon Prime Video.

The Looming Tower

Nota dos primeiros episódios - 9

9

Review dos primeiros episódios da primeira temporada de The Looming Tower, do Hulu.

User Rating: Be the first one !

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.