Shonda Rhimes quer império na Netflix nos moldes da Marvel Studios

Autora de Grey's Anatomy, Shonda Rhimes é agora exclusiva da Netflix.

Imagem: JAMES WHITE/EW/Release.

O novo degrau do império Shondaland

Que Shonda Rhimes é uma das mentes mais criativas da TV americana todo mundo sabe. Agora, que está na Netflix, ela tem um novo objetivo: expandir seu império ‘Shondaland’ ao redor do mundo inteiro e se transformar em um marco cultural.

Em entrevista recente ao New York Times, Rhimes falou sobre seu acordo multimilionário com a plataforma de streaming. A criadora de Grey’s Anatomy e Scandal faturou cerca de U$ 150 milhões de dólares – mais de R$ 600 milhões de reais.

Continua após a publicidade

Desde que assinou com a Netflix, Shonda já possui pelo menos oito séries diferentes em desenvolvimento. E outras já estão a caminho. Rhimes enxerga a Shondaland dentro da Netflix como a Marvel Studios dentro da Disney: uma verdadeira incubadora de talentos e uma marca globalmente amada dentro de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.

Seria realmente incrível para mim se em algum momento, não agora, alguém dissesse: ‘Tinha uma Shonda na Shondaland?’. É preciso ser maior que eu”, revelou a Rhimes ao NYT.

Quem conhece o trabalho da produtora sabe que isso não é algo difícil de acontecer. Inclusive, a variedade de séries assinadas por ela em desenvolvimento na Netflix não é diferente dos famosos e vários filmes de super-heróis da Marvel, que são planejados com vários anos de antecedência.

Imagem: Shondaland/Reprodução

Pelo menos 8 séries de Shonda estão em desenvolvimento

Entre as potenciais nova séries de Shonda Rhimes está uma produção sobre a “Grande Migração”, movimento que levou mais de 6 milhões de afro-americanos moradores do Sul dos Estados Unidos a migrarem para outras regiões do país devido à aplicação de leis que insticuionalizaram a segregação racial.

Uma segunda série pretende explorar a “vida particular” dos presidentes americanos, suas famílias e os funcionários da Casa Branca. Seria uma versão moderna de Downton Abbey? Outra produção de Shonda deve se basear no livro ‘Reset’, da escritora Ellen Pao, e abordar o sexismo no Vale do Silício.

Shonda deixou ABC em busca de mais liberdade criativa

Revolucionária, Shonda também quer imprimir em seu trabalho o modelo de trabalho da antiga “United Artists” – uma companhia de cinema e TV criada por Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith – e ter mais controle sobre o trabalho e o processo criativo.

À época, a United Artist foi criada no intuito de fazer frente às grandes corporações do entretenimento. Foi justamente a fama da Netflix de dar aos seus escritores e produtores total liberdade criativa que atraiu Shonda. Ela deixou a ABC após anos trabalhando exclusivamente para o canal.

Na entrevista, Rhimes destacou que um dos benefícios da mudança é a ausência de restrições de linguagem, conteúdo e comercial que as TVs impõem.

Parceria beneficia tanto Shonda como Netflix

Mas essa parceria será tão benéfica para a Netflix como para Shonda. O Chefe de Conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, disse que mais da metade dos 152 milhões de assinantes do serviço ao redor do mundo já assistiram alguma série Shondaland.

Continua após a publicidade

Não a toa, Grey’s Anatomy foi apontada como a série da Netflix mais assistida nos Estados Unidos. Se a Netflix pretende dominar o mundo, Shonda Rhimes, definitivamente, faz parte desse plano.

Leia também: Confira as sinopses das novas séries de Shonda Rhimes para a Netflix

Sobre o autor
Avatar

Italo Marciel

Cearense, 28 anos. Jornalista especialista em Assessoria de Comunicação. Viciado em séries desde que se entende por gente e apaixonado por cinema. O cara que fica feliz em indicar uma boa série ou um bom filme para os amigos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!