The Big Bang Theory – 11×02 – The Retraction Reaction

Imagem: SpoilerTV/CBS/Divulgação

O episódio foi dividido em dois núcleos principais, mas ambos com a mesma temática: o sucesso profissional dos personagens. De um lado, Leonard e Sheldon questionando suas próprias contribuições à Física e, de outro, Penny e Amy se vangloriando de suas conquistas profissionais.

Primeiro, vamos falar dos rapazes. Desde a primeira temporada, fomos apresentados a duas mentes brilhantes: a do físico teórico Sheldon Cooper e do físico experimental Leonard Hofstadter. Cheios de fórmulas e explicações pouco ou quase nada entendíveis, é inegável que os amigos são extremamente inteligentes e bons profissionais do departamento de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, a Caltech. Mas, em mais de dez anos de trabalho, quais foram as contribuições de ambos para a Física? É exatamente essa pergunta que norteia o episódio. Até que demorou muito tempo para que os amigos chegassem a essa crise.

O discurso de Amy para Sheldon foi extremamente importante. Muitas vezes o trabalhar por diversão e por gosto deve ser valorizado como uma forma positiva de alcançar sucesso profissional. Agora resta saber como esse questionamento interno e externo vai afetar os personagens no decorrer da temporada, principalmente após aquela cena final com a reitora da universidade. Mandar mensagens quando bêbado é altamente perigoso. Mandar mensagem bêbado para o seu chefe é um suicídio profissional. Que a sorte esteja com você, meu caro Leonard.

Em uma situação bem diferente, estão Amy e Bernadette. As personagens que começaram como interesses amorosos e hoje ocupam o protagonismo ao lado de seus pares, possuem uma carreira muito mais sólida e bem sucedida que os quatro cientistas. Seja na indústria farmacêutica ou no ramo da neurociência, as duas estão no auge de suas vidas profissionais. Até mesmo Penny, que teve várias mudanças profissionais durante a série, parece estar num melhor momento profissional do que Sheldon, Leonard, Raj e Howard. É muito legal ver essa valorização do trabalho feminino na série. E isso ajuda à introdução de questões complexas como a relação trabalho-maternidade, como aconteceu com Bernadette na temporada passada e deve acontecer novamente na atual.

Observações:

  • O que foi aquela referência a Lost? Um dos momentos mais divertidos do episódio. “Física é igual a Lost. Começou ótimo e acabou que foi uma perda de tempo”.
  • Tivemos Raj lembrando do Brasil na parte em que fala sobre sua linha de biquíni.
  • A disputa entre Amy e Bernadette foi outro ponto divertido do episódio.

Embora a série não tenha mais humor de antigamente, o episódio foi bem interessante por apresentar essa questão bastante importante. Continue acompanhando as reviews semanais da série aqui no Mix de Séries. Abaixo assista a promo do próximo episódio.

The Retraction Reaction

Nota do Episódio - 7.5

7.5

Review do segundo episódio da décima primeira temporada de The Big Bang Theory, da CBS, intitulado "The Retraction Reaction".

User Rating: Be the first one !

Comments

comments

About Matheus Ronconi

Paulista, universitário e viciado em séries. Gosto de um pouco de tudo, desde a simplicidade dos sitcoms da CBS até as grandiosas produções da HBO, passando por tudo que envolva super-heróis. No Mix faço review de The Exorcist, The Big Bang Theory e Star Trek: Discovery.