The Leftovers – 3×01 – The Book of Kevin

Imagem: HBO

“O Céu e a Terra desaparecerão, mas minhas palavras serão eternas. Porém ninguém sabe o dia do Juízo Final. Não, nem o filho de Deus. Só o Pai sabe. O mundo estará tranquilo; banquetes, festas e casamentos como na época de Nóe antes do dilúvio repentino. Não acreditaram no que iria acontecer até o dilúvio chegar e levar todos eles. Assim será a minha vinda. Dois homens estarão trabalhando juntos no campo. Um será levado e o outro, deixado. Duas mulheres estarão ocupadas com as tarefas domésticas. Uma será levada e a outra, deixada. Estejam preparados pois ninguém sabe quando o Senhor chegará.” (MATEUS 24: 35-42)

Como na temporada anterior, The Leftovers inicia seu primeiro episódio com um pequeno prólogo que volta vários anos no passado. Nesse caso, uma comunidade rural no século XIX. A passagem bíblica acima é lida enquanto uma família se prepara várias vezes para o fim do mundo, que nunca chega. Se isso não fosse estranho o suficiente, todos se vestem de branco enquanto esperam pelo derradeiro fim.

A antecipação do Juízo Final aparentemente vai ser uma constante nessa terceira temporada. A duas semanas do aniversário de sete anos da Partida Repentina, todos estão imaginando o que irá acontecer. Mas, como mostrado no trecho de introdução, o fim do mundo não precisa acontecer ao pé da letra para que cada um encontre seu próprio apocalipse individual.

Depois da introdução, é hora do episódio começar de fato. Há um salto de três anos entre o final da segunda temporada e o início dessa. Grande parte dos 60 minutos da estreia são para situar o telespectador de tudo que aconteceu. Mary voltou ao normal e teve um filho, Laurie e John começaram um negócio para ajudar as pessoas a “seguirem em frente” – além de se envolverem num relacionamento -, Jill saiu de casa, Tommy se tornou policial, a igreja de Matt prosperou em níveis alarmantes em Jarden e Kevin se tornou chefe de polícia. Ainda não se sabe o paradeiro de Erika e Lily. Quanto à Nora? Bom, ela merece um parágrafo solo.

Imagem: HBO

Nora, Nora, Nora… A esposa de Kevin sempre foi uma das figuras mais interessantes e complexas na trama. Nesse episódio ela não teve tanto tempo de tela quanto gostaria, mas o futuro dela promete, literalmente. Num flashforward arrepiante na última cena, vimos uma Nora já de idade levando pombas brancas para um casamento. Uma freira pergunta se o nome Kevin significa algo para ela, com uma expressão dura ela responde que não. Mais um mistério se soma aos incontáveis que The Leftovers guarda. Esse, porém, parece que será respondido em algum ponto à frente.

Esse episódio apresentou um lado mais espiritual e etéreo na narrativa. Não é novidade a inspiração que o programa pega de textos bíblicos para criar uma história densa e cheia de questionamentos. O tom de mistério permanece.

Leftovers nunca foi sobre respostas, mas sim sobre um mundo quebrado em que coisas desconhecidas acontecem o tempo todo. Kevin é o lembrete desse mundo. A série parece estar usando sua aura enigmática para criar uma alegoria com Jesus. Ou seria Kevin o anti-cristo? O melhor a fazer é embarcar na maluquice e tentar não perder a sanidade no meio do caminho.

Como introdução, “The Book of Kevin” foi ótimo; teve ritmo, várias possibilidades foram abertas e a antecipação se estendeu. E claro, muita coisa ainda permanece uma incógnita. É provável que o grande clímax da temporada seja o dia do aniversário de sete anos da Partida Repentina. Quer o mundo acabe ou não, aguardamos ansiosamente.

P.S.: Um ponto negativo: a má utilização de Dean nesse episódio. Lembra dele? O cara que atirava nos cachorros na primeira temporada. Pois bem, ele apareceu em Jarden falando que os cachorros estão se transformando em humanos e eles irão dominar o mundo. Logo depois, o personagem tenta matar Kevin e morre com um tiro dado por Tommy. Pareceu um acréscimo irrelevante à trama. Se esse momento terá utilidade no futuro, é esperar para ver.

P.P.S.: A fotografia do prólogo e da cena final com Nora são lindas. A fotografia geral do programa permanece bem feita e bem iluminada, prevalecendo os tons quentes – como na segunda temporada.

P.P.P.S.: Nada de abertura até agora.

The Book of Kevin

Nota do Episódio - 9

9

Review do primeiro episódio (Season Premiere) da terceira temporada de The Leftovers, da HBO, intitulado “The Book of Kevin”.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Comments

comments

About Leonardo Cremonini

  • Melina L. Galante

    Não tinha pensando no Kevin com um anti-cristo. Taí. Gostei da perspectiva. Ótima resenha, Leonardo.