10×08 e 10×09 de Chicago PD trouxeram fortes emoções
Review com spoilers dos episódios oito e nove da décima temporada de Chicago PD (10x08 e 10x09), que destacam trama de Hailey e Sean.
Chicago PD conseguiu encerrar seu ano de 2022 na NBC dos EUA. Com seus dois últimos episódios nesta leva, o drama policial trouxe um certo fechamento com a história de Sean. Mas, ao mesmo tempo, deixou muitas coisas abertas para 2023.
Na verdade, a história da investigação de Hailey parece longe do fim. Mas, ao menos, ela conseguiu uma vitória que ela tanto precisava.
Antes de ponto alto, Burgess teve destaque em Chicago PD
O episódio 8 foi totalmente de Burgess. Ela, aliás, acabou tendo uma participação decisiva para que a investigação em cima de Sean tivesse uma reviravolta.
No entanto, antes disso, Burges – e de certa forma Ruzek – teve sua chance de brilhar em uma história emocionante.
Leia também: Estrelas que saíram das séries em 2022: Chicago PD, Witcher e mais
Chicago PD já tinha dado indícios, no início do episódio, que ele exploraria traumas do passado de Kim. E foi dito e feito. Por mais que ela tentasse se jogar no caso e convencer a si mesma e a Ruzek de que ela estava bem, era evidente que ela não estava.
Todo o caso tirou Kim de seu jogo. Ela era mais agressiva do que você esperaria dela. Ela estava constantemente distraída. Sua mente vagava e ela era atormentada por muitos flashbacks de sua provação angustiante. E tudo foi se conectando aos traumas que as vítimas de um potencial serial killer estavam vivendo.
Essa frieza de Kim, ao mesmo tempo, foi crucial não só para resolver o caso, como levar o trabalho junto com Hailey adiante. Foi ela que, de certa forma, teve um insight que levou toda a Unidade direto para alguns corpos que poderiam incriminar Sean.
Hailey e a Unidade se aproximam de prender Sean
Como era de se esperar, o nono episódio pretendia dar uma espécie de encerramento a história de Sean. Afinal, é o último episódio de 2022. No entanto, é preciso ter algo a mais para atrair o espectador para a volta da série em 2023. E, bem, esse gancho é interessante.
No episódio 9, a Unidade consegue rastrear os corpos de vítimas, que possivelmente estão ligados a Sean. Mas tudo corre contra o tempo quando o Chefe O’Neal está trabalhando contra a inteligência, a fim de libertar o filho. Provas são destruídas e evidências são enfraquecidas.
Assim, mesmo que a Inteligência prenda Sean, ele acaba sendo solto porque, bem… Ele é o filho do chefe de polícia.
Final do episódio tem reviravolta inesperada
Chicago PD, quando quer, sabe surpreender. Dito e feito com o fim do episódio 9. Quando Hailey e Voight finalmente conseguiriam colocar Sean atrás das grades, em definitivo, um tiro é disparado. Então, quando eles chegam, O’Neal e Sean estão caídos, um sob o outro, aparentemente mortos.
O que indica é que o Chefe matou o próprio filho, e logo depois deu um tiro em si. Só que, indo além desse final chocante, o público ficou surpreso quando viu que Sean não tinha morrido.
Em um ato de escolha, Upton quis ver Sean agonizar até a morte. Mas Hank não deixou. E, sim, Sean conseguiu se salvar. Embora não saibamos como ele vai sair dessa, se com alguma sequela ou não.
Ainda sim, esse final é péssimo para Hailey. Ela teve uma vitória, mas logo depois uma derrota. Eles conseguiram ligar um caminhão que transportavam as garotas, e elas estavam vivas. Mas pegar Sean era o principal. E agora ele está vivo. Possivelmente, irá a julgamento, e tudo pode acontecer.
Hailey precisava de uma vitória total, após ser abandonada por Halstead. Mas vimos que Chicago PD não está apto a transformar as coisas de forma fácil para ela. Em 2023, Hailey deverá sofrer ainda mais.
Nos vemos no ano que vem com mais resenhas de Chicago PD, até lá!
Nota: 4/5