1899 é uma história real? A verdade por trás da série Netflix
O que tem de real na história de 1899? Conheça os elementos e as histórias reais que inspiraram série da Netflix.
Com a estreia de 1899, a Netflix apresentou ao mundo uma das séries mais loucas do ano. Com poucos minutos, já no primeiro episódio desse horror histórico, vemos que uma bela história sobre passageiros viajando para a América se transforma em caos.
Então, desde que os fãs estão conferindo 1899, muitos querem saber se há algum elemento na série que é real. Eis a verdade.
1899 tem base em uma história real?
A série original da Netflix começa com uma premissa bastante simples. Um grupo de viajantes de todo o mundo pega um navio a vapor de Londres com destino a Nova York. Mas quando o Capitão Eyk (Andreas Pietschmann) percebe que eles podem salvar um navio desaparecido – o Prometheus – essa jornada vai de esperançosa a horrível.
Estamos falando de painéis estranhos que levam a campos impossíveis, linguagens baseadas em triângulos confusos, suicídio em massa e uma empresa de transporte que repetidamente implora ao seu capitão para afundar seu navio.
Leia também: 1899: revelado quando a série vai acabar
Só que o que surpreende é que, por mais insano que 1899 se torne, suas raízes se baseiam em algo muito real. A crise migratória europeia.
Também conhecido como a crise dos refugiados sírios, este evento global aconteceu como uma resposta à Guerra Civil Síria, bem como à Guerra do Kosovo e à Guerra no Afeganistão. Ao longo de 2015, 1,3 milhão de pessoas fugiram dessas áreas afetadas e solicitaram asilo de países da Europa. Esses refugiados eram em grande parte sírios, mas migrantes do Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Iraque, Eritreia e Bálcãs também chegaram ao continente. Ele marcou o maior número de pedidos de asilo em um único ano desde a Segunda Guerra Mundial, e essa mudança maciça mudou a política desses países.
Você pode ver vestígios desse evento em 1899. Por mais que esta série seja sobre seu mistério central, também é sobre como um grupo de pessoas de diferentes culturas pode se unir para enfrentar um pesadelo acordado.
Os elementos da realidade em 1899
“Todo o ângulo europeu foi muito importante para nós, não apenas em termos de história, mas também da maneira como iríamos produzi-lo”, disse Jantje Friese ao Deadline em 2021. “Realmente tinha que ser uma colaboração europeia, não apenas elenco, mas também equipe. Sentimos que, com os últimos anos da Europa em declínio, queríamos dar um contraponto ao Brexit e ao nacionalismo em ascensão em diferentes países, para voltar à ideia da Europa e dos europeus trabalhando e criando juntos”.
Leia também: 9 séries tipo 1899 que você precisa assistir
Na mesma entrevista, Friese também explicou que era importante que esses personagens de vários países não falassem inglês. “Queríamos explorar este coração da Europa, onde todo mundo vem de outro lugar e fala uma língua diferente, e a língua define muito de sua cultura e seu comportamento”, disse Friese.
Então sabemos que as origens dessa história foram inspiradas na realidade. E o próprio Kerberos? Existe uma contraparte do mundo real para esta embarcação?
Parece que a resposta para esta é não. Ao longo do ano de 1899, ocorreram inúmeros naufrágios, 30 dos quais provenientes do Reino Unido.
Mas 1899 não é exatamente uma situação de naufrágio. A série se concentra mais nos desaparecimentos do Prometheus e depois do Kerberos. Houve um navio do Reino Unido que desapareceu em 1895, o SS Java, que mais tarde foi renomeado para Lord Spencer. Durante uma viagem de San Francisco a Nova York, ele desapareceu, e alguns alegaram que colidiu com o príncipe Oscar. E é aí que terminam as conexões entre 1899 e o mundo real.
1899 é baseado em um livro?
Esta pergunta é muito mais fácil de responder. Não, 1899 não é baseado em um livro, história em quadrinhos, filme ou qualquer outra parte da cultura pop. É uma ideia totalmente original das mentes gloriosamente originais de Friese e Baran bo Odar, criadores de Dark.
E quem disse que as novas ideias estão mortas?