1899: o fato importante que a 2ª temporada vai explicar
1899 esconde muitos segredos, mas desvendemos algumas linhas de mistérios que a segunda temporada deve explicar.
Com 1899, os criadores Jantje Friese e Baran Bo Odar criaram uma nova série de mistério digna do legado de Dark na Netflix. Eles trabalharam cuidadosamente as peças de um quebra-cabeça alucinante que pede aos espectadores que duvidem da própria realidade.
A série segue a tripulação e os passageiros do Kerberos, um navio a vapor que vai da Europa para Nova York, quando precisam confrontar eventos impossíveis e começam a questionar o que é real ou não.
Enquanto a série prospera quando nos deixa querendo respostas, a primeira temporada de 1899 faz um bom trabalho explicando o que está acontecendo a bordo do Kerberos. Isso não significa que não há mistérios para explorar na segunda temporada. Já que o chocante final de 1899 mostra que a história de Maura (Emily Beecham) está longe de terminar.
Qual será a história da 2ª temporada de 1899?
Durante a primeira temporada de 1899, ficamos sabendo que o Kerberos é uma simulação gerada por um computador de alta tecnologia. Este colocado dentro de uma nave espacial como parte do Projeto Prometheus.
Cada personagem dentro do Kerberos teve suas memórias alteradas, e eles estão atualmente presos em um loop onde suas mentes não existem. Dessa forma, eles têm que refazer a mesma viagem através do oceano repetidamente. Os corpos reais de todos esses personagens estão adormecidos dentro da nave de fuga do Projeto Prometheus, indo para um local desconhecido no espaço profundo.
Na primeira temporada, 1899 explorou a arquitetura da simulação e como as memórias atribuídas a cada pessoa presa dentro dela estavam cheias de dor e miséria. Também descobrimos que a simulação foi criação de uma de suas prisioneiras, Maura, antes de ser tomada por seu irmão, Ciaran.
Dentro da simulação, o marido de Maura, Daniel (Aneurin Barnard), faz o que pode para forçar Maura a acordar. O que acontece no final da temporada, quando ficamos sabendo de todo o cenário espacial e que o show acontece no ano de 2099.
Leia também: 1899 tem trágica história real inspirou a série; Saiba a verdade
Com a primeira temporada resolvendo o mistério do que estava acontecendo no Kerberos, a segunda temporada de 1899 precisa nos dizer um grande segredo: por que a simulação funcionou da maneira que funcionou.
Até agora, não sabemos as motivações de Ciaran. E quem são as pessoas reais cujas mentes habitam a simulação e para onde o Projeto Prometheus está levando todas essas pessoas. Dentro da simulação, o pai de Maura, Henry (Anton Lesser), mostrou desapontamento por ver as pessoas serem vítimas de suas emoções enquanto a simulação de Kerberos se repetia.
Portanto, não é exagero supor que o Projeto Prometheus foi desenvolvido pela primeira vez para treinar humanos a serem racionais. Tudo isso para que pudessem prosperar em um novo planeta após um evento cataclísmico. A série nos diz que a espaçonave é parte de uma “missão de sobrevivência”, que significa a destruição da Terra.
O que a 2ª temporada pode explicar?
Embora a segunda temporada de 1899 deva seguir Maura no mundo real enquanto ela tenta derrubar seu irmão, há muito mistério dentro da simulação para o programa explorar. Para começar, todos que morreram no Kerberos tiveram suas memórias apagadas e suas consciências prontas para fazer parte de uma nova iteração de simulação.
No entanto, devido à intromissão de Daniel e à recodificação da arquitetura da simulação, alguns personagens estavam vivos quando tudo foi encerrado: Clémence (Mathilde Ollivier), Ramiro (José Pimentão), Tove (Clara Rosager), Virginia (Rosalie Craig ), Jérôme (Yann Gael) e Jing Yi (Isabella Wei).
Como eles não morreram como planejado, é provável que eles retenham suas memórias quando a simulação for reiniciada. O que pode levar a reviravoltas inesperadas dentro do mundo virtual. Além disso, Elliot (Fflyn Edwards), Henry e os servos do velho estavam aparentemente seguros em um canto diferente da simulação. Ainda assim, eles podem ter sido afetados pela recodificação de Daniel.
Leia também: 1899, segredos do final explicado: o que acontece?
Igualmente, Virginia foi contaminada pelo vírus que se espalhou pela simulação antes do final da temporada. É seguro assumir, então, que haverá consequências para sua infecção. Nessa nota, ainda não sabemos de onde veio o vírus, como funciona e por que é perigoso para as pessoas conectadas ao mundo digital.
Assim, enquanto Maura luta para libertar todos no mundo real, as pessoas dentro da simulação ainda enfrentarão desafios terríveis. Dessa forma, para garantir que sua consciência não seja destruída permanentemente.
E então, agora que sabemos que a maioria das memórias que as pessoas tinham no Kerberos eram falsas, a segunda temporada precisa nos dizer quem exatamente são essas pessoas e por que suas histórias falsas estavam tão cheias de desespero.
Henry nos diz que todos fazem parte do Projeto Prometheus por escolha, mas isso não nos diz muito sobre sua condição. E com um elenco internacional tão talentoso, seria uma pena se a segunda temporada de 1899 não explorasse suas vidas reais.