1899: revelado quando a série vai acabar
Vai demorar um pouco até que o Kerberos chegue ao seu destino final. Confira o que o criador de 1899 revelou.
Enquanto a primeira temporada de 1899 nos deu o suficiente para debater e criar teorias por um tempo, ainda há muitas perguntas não respondidas que os fãs querem ver exploradas nas próximas temporadas.
Felizmente, os criadores e showrunners Jantje Friese e Baran bo Odar têm um plano de longo prazo para a série na Netflix, que deve terminar na terceira temporada.
1899 segue os passageiros internacionais e a tripulação do Kerberos, um navio que vai da Europa para Nova York em 1899. Desde o primeiro episódio da série, fica claro que nem tudo é o que parece a bordo do Kerberos, e todas as pessoas no navio podem fazer parte de algum tipo de experimento estranho.
Temporada tem reviravoltas que se desdobrarão em mais duas parcelas
A temporada tem muitas reviravoltas e, embora faça um excelente trabalho ao resolver alguns mistérios, ainda há muito a explorar no universo de 1899.
Então, conversando com o Indiewire sobre a série de sucesso, Friese e bo Odar explicaram que esse sempre foi o plano.
Leia também: 9 séries tipo 1899 que você precisa assistir
Friede explica: “A primeira temporada é sobre estabelecer um grande tema, uma grande coisa. Vamos ver se há uma segunda temporada, e então vamos começar a brincar com esse tema e ter uma resolução idealmente na terceira temporada. Mais uma vez, como Dark, é para ser contado em três temporadas.”
Enquanto Friede e bo Odar definiram um curso para o Kerberos ao longo de três temporadas, nem tudo está definido. Na verdade, enquanto a dupla tem uma boa ideia de onde 1899 personagens devem ir a seguir, eles também deixam algum espaço de manobra para escrever as futuras temporadas do programa.
“Sempre sabemos o ponto final, o final da jornada, a maior revelação de todas. Além disso, durante o processo, você encontra peças que ainda não foram incluídas na 1ª temporada, mas sabe que deseja que elas sejam incorporadas em algum momento. É ter alguns fundamentos para ir e saber para onde você está indo, mas também ser flexível para as coisas que acontecem ao seu redor para agir como entrada.”
Como Dark influenciou a escrita de 1899?
Antes de lançar 1899 na Netflix, Friese e bo Odar desenvolveram a série de três temporadas Dark, uma história de viagem no tempo aclamada pela crítica que reuniu uma legião de fãs em todo o mundo. Como a dupla aponta, sua experiência com Dark ajudou a definir suas metas para 1899, pois aprenderam a não subestimar o público.
Como diz bo Odar, “Para Dark, nós realmente achamos que o público é inteligente e pode se divertir com quebra-cabeças. Então não queremos enganá-los. Preferimos pregar uma peça na frente deles, mostrando a eles que, claro, é um truque. Você ainda não descobriu qual é o truque.”
Claro, isso não significa que encontrar todas as respostas em 1899 será fácil, pois as pessoas que assistiram Dark sabem como é fácil tirar conclusões erradas.
Friese destaca que “há muitas pessoas que assistiram Dark que estão acostumadas com a maneira como codificamos as coisas e como escondemos as coisas. Tínhamos muitos leitores nos roteiros já dizendo: ‘Ok, então Daniel (Aneurin Barnard) é na verdade O Garoto (Fflyn Edwards)’ Mas adivinhem? Isso não é o que é.”
No final, 1899 é sobre encontrar pistas e juntar as coisas de maneiras inesperadas, e Friese e bo Odar esperam manter o mistério até a terceira temporada.
“O que fazemos constantemente é brincar com as expectativas. Você lê um código e espera algo e se sente seguro nisso. Você acha que descobriu. Estamos quebrando essa expectativa e esperamos dar a você uma resposta satisfatória. Pelo menos no final da terceira temporada, mas espero que já durante a primeira temporada.”
A primeira temporada de 1899 já está disponível na Netflix.