1917 na Netflix: 10 grandes curiosidades do filme

1917 chegou na Netflix e está fazendo grande sucesso: saiba 10 curiosidades sobre o filme e seus bastidores.

1917

Embora só tenha levado para casa alguns prêmios importantes na cerimônia do Oscar de 2020, o filme 1917 de Sam Mendes foi unanimemente elogiado como um retrato angustiante dos horrores da guerra. Bem como, uma produção com técnica incomparável. Mendes abordou este filme – o seu melhor em anos – com uma visão tremenda, trabalhando com o diretor de fotografia Roger Deakins e o editor Lee Smith para fazer parecer que foi filmado em uma tomada contínua.

Fazer tomadas longas como as costuradas em 1917 é incrivelmente complicado e requer muito trabalho meticuloso na pré-produção. Agora, que 1917 está fazendo sucesso na Netflix, descubra 10 grandes segredos dos bastidores.

10 – 1917 é uma história real, com base nas experiências do avô de Sam Mendes na Primeira Guerra Mundial

1917
Imagem: Divulgação.

Nos créditos finais de 1917, vemos que Sam Mendes dedica o filme ao avô, Alfred H. Mendes. Seu avô foi para lutar na Primeira Guerra Mundial como um Lance Corporal aos 17 anos de idade em 1916 e teve que levar mensagens através da terra de ninguém, assim como Schofield e Blake são solicitados a fazer no filme.

Leia também: A nova série viciante da Netflix não é a que você imagina

A história não é diretamente uma história verdadeira. Mas os produtores montaram o roteiro a partir de histórias que o Mendes mais velho contou ao seu neto aspirante a cineasta quando ele era criança.

9 – Muitos dos atores já trabalharam juntos antes

1917
Imagem: Divulgação.

Muitos dos atores que aparecem em 1917 já haviam trabalhado juntos em projetos anteriores. Mark Strong, Colin Firth e Benedict Cumberbatch estavam todos no thriller de espionagem O Espião Que Sabia Demais. Firth e Strong aparecem na franquia Kingsman repleta de ação.

Cumberbatch interpretou Sherlock Holmes e Andrew Scott interpretou James Moriarty em Sherlock da BBC. Scott e George MacKay estavam ambos em Orgulho e Esperança. E Richard Madden e Dean-Charles Chapman, que interpretam irmãos neste filme, ambos desempenharam papéis em Game of Thrones da HBO.

8 – Quase uma milha de trincheiras foram cavadas para o filme

1917
Imagem: Divulgação.

Longas seções de 1917 ocorrem em trincheiras. A equipe de produção teve que cavar trincheiras inteiramente novas para que usassem no filme, para que a geografia das trincheiras aderisse aos eventos descritos no roteiro.

Leia também: Continência ao Amor: filme da Netflix terá continuação? Eis a verdade

Portanto, a equipe acabou cavando mais de 5.200 pés de trincheiras (em outras palavras, quase uma milha) para serem usadas durante as filmagens.

7 – Roger Deakins filmou 1917 em uma câmera Arri Alexa LF

1917
Imagem: Divulgação.

No Oscar de 2020, o diretor de fotografia de 1917, Roger Deakins, desfrutou de sua segunda vitória de Melhor Fotografia. Vale lembrar, ele conseguiu sua primeira vitória há dois anos por filmar Blade Runner 2049. Mas Deakins filmou 1917 com uma câmera de formato digital Arri Alexa LF. E, dessa forma, marcou a primeira vez em sua carreira de décadas que ele a usou. Dessa forma, ele usou um monte de lentes diferentes para capturar diferentes tipos de cenas.

Por exemplo, uma cena íntima focada no personagem exigiria uma lente de tamanho diferente de uma sequência de ação em grande escala. Deakins afirma que filmou 90% do filme em lentes de 40 mm, enquanto uma lente de 35 mm foi usada em cenas de túnel e uma lente de 47 mm foi usada para a sequência do rio.

6 – Tom Holland estava pronto para o papel de Lance Corporal Blake

1917
Imagem: Divulgação.

Quando Sam Mendes estava escalando os papéis principais em 1917, ele considerou Tom Holland para o papel de Lance Corporal Blake. No entanto, devido a conflitos de agenda, ele teve que recusar a oferta.

Presumivelmente, estrelar dois filmes dos Vingadores e um filme do Homem-Aranha no espaço de pouco mais de um ano impediu Holland de participar das filmagens de 1917. Porém, sua co-estrela do MCU, Benedict Cumberbatch, conseguiu encontrar tempo para fazer uma breve aparição no final do filme.

5 – Um isqueiro arruinou várias tomadas cruciais

1917
Imagem: Divulgação.

Houve muitas dificuldades técnicas envolvidas na filmagem de 1917, mas um dos maiores problemas acabou sendo um isqueiro que não acenderia quando a cena precisava.

Leia também: 11 filmes quentes para assistir na Netflix

Isso acabou arruinando muitas tomadas cruciais, através do isqueiro irritante, e quase um dia inteiro de filmagem foi desperdiçado como resultado.

4 – Schofield esbarrando em soldados durante sua sequência de corrida climática não foi roteirizada

Imagem: Divulgação.

Na sequência climática, em que Lance Corporal Schofield atravessa o campo de batalha e a câmera o rastreia, ele esbarra em outros soldados em duas ocasiões distintas. Nas duas vezes, ele cai no chão, rola e pula de volta para continuar correndo.

No entanto, isso não foi roteirizado; George MacKay acidentalmente esbarrou em alguns extras interpretando soldados enquanto eles estavam filmando e apenas jogou para não estragar a tomada. Bruce Fretts, então, fez um relato extremamente detalhado dessa cena em um artigo do New York Times publicado em janeiro.

3 – As cenas de rastreamento mais complicadas foram feitas da traseira de uma motocicleta

Imagem: Divulgação.

Os produtores usaram uma motocicleta para capturar algumas das cenas de rastreamento mais complicadas do filme. Por exemplo, quando Schofield caminha até a igreja em chamas e vê uma figura próxima que acaba sendo um soldado inimigo, o operador da câmera estava rastreando George McKay a pé.

O operador pulou na traseira de uma motocicleta para de repente começar a se mover mais rápido quando o outro soldado começou a perseguir Schofield e o perigo começou.

2 – 100 figurantes fazem xixi na árvore onde acontece a cena final

Imagem: Divulgação.

De acordo com um figurante que trabalhou em 1917, já que o banheiro ficava tão longe do set, os figurantes que estavam trabalhando nas cenas finais fizeram xixi em uma árvore próxima para caminhar até o banheiro.

Havia cerca de 100 desses extras fazendo xixi na árvore sempre que precisavam ir. Mal sabiam eles, a cena final do filme aconteceu naquela árvore, com a estrela (George MacKay) sentada embaixo dela e olhando para longe.

1 – A tomada ininterrupta mais longa do filme tem oito minutos e meio de duração

Imagem: Divulgação.

O diretor Sam Mendes queria que 1917 parecesse uma tomada contínua, mas obviamente, a coisa toda não poderia ser filmada em uma única tomada. Então, Mendes e seu editor Lee Smith tiveram que esconder cortes em vários pontos. Como personagens andando por corredores escuros que enchem a tela de preto ou passando a câmera por um objeto em close.

De acordo com Mendes, portanto, a gravação ininterrupta mais curto tinha apenas 39 segundos de duração, enquanto a mais longa tinha oito minutos e meio.

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014.Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries.Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!