19×04/05 de Grey’s Anatomy trazem tema importante com Addison

Review dos episódios 4 e 5 da temporada 19 de Grey’s Anatomy, que traz Addison, Jackson e Tom de volta à série.

Greys Anatomy
Imagem: Divulgação.

Desde o início dessa atual temporada, os fãs de Grey’s Anatomy estavam especulando sobre qual seria o motivo que levaria Meredith Grey a sair de Seattle. O último episódio de nossa protagonista nessa temporada será o oitavo. Ainda assim, até o final do episódio 19×04, intitulado “Haunted”, rolavam apenas algumas especulações pela internet.

No entanto, a confirmação veio apenas no capítulo 19×05, “When I Get to the Border”, quando Meredith aceita a proposta de Jackson para trabalhar na fundação Avery para buscar a cura do Alzheimer.

Como será Grey’s Anatomy sem a sua protagonista? Confesso que acho que será estranho. Por outro lado, temos o retorno de uma outra estrela da série, junto de um tema bem polêmico e atual da saúde americana.

PUBLICIDADE

Grey’s Anatomy traz um tema importante com perfeição

Bailey e Addison vão até um centro de planejamento familiar para trabalharem como voluntárias nos cuidados de mulheres que precisam de atendimentos médicos. Desde que alguns estados alteraram a lei que permitia o aborto, muitas mulheres estão atravessando a cidade para poder abortar. Com isso, Grey’s Anatomy traz um tema importante e com absoluta perfeição.

Leia também: Grey’s Anatomy: revelado como e quando Meredith vai sair

Igualmente, esse tema é uma ótima maneira de trazer Addison de volta à série, bem como de Miranda Bailey ter uma história poderosa, agora que ela deixou de ser chefe. Logo, a maneira como Miranda e Addison comentam a situação foi de uma forma muito didática e realista.

Assim, passou uma mensagem para o público de uma maneira muito mais eficaz. Além disso, para ilustrar o problema a série trouxe o caso de uma mulher com uma gravidez de risco e, devido à ambiguidade das alterações das leis e a falta de clareza, muitos médicos recusam a prestar atendimento em suas pacientes, mesmo que seja uma situação de vida ou morte.

Kate Walsh teve uma atuação de arrepiar! 

Imagem: Divulgação.

Kate Walsh colocou para fora toda sua raiva e frustração com esse retrocesso das leis americanas. Vimos isso no momento quando Addison começa a gritar com o policial sobre como as pessoas que fazem as leis não são capacitadas para isso. Já que são homens que nunca vão precisar desses tipos de cuidados médicos.

Por outro lado, ela e Miranda que estudaram por anos sabem o que pode ser feito para evitar que mais mulheres coloquem suas vidas em riscos pela falta de cuidados médicos por causa dessas leis. 

Esse momento foi de arrepiar! E se você considerar a trajetória de Addison, desde de seu tempo tanto em Grey’s Anatomy quanto em Private Practice, você vai entender o meu ponto de vista.

Além disso, a Dra. Montgomery revela que tem um desejo de levar atendimento médico para essas mulheres que não têm condições de viajarem para outros estados. Com isso, Bailey leva Addison até a unidade de atendimento móvel que Ben construiu em Station 19, mas que não está sendo utilizado por falta de licença do corpo de bombeiros. 

Seria interessante acompanhar Addison e Miranda viajando de van pelos EUA, desafiando essas leis retrógradas dos mais conservadores. Private Practice season 7, é você? Não custa nada sonhar! 

O desafio do cadáver

Imagem: Divulgação.

Grey’s Anatomy adora desafiar seus internos durante o treinamento de algum procedimento cirúrgico, e não foi diferente com os novatos. Anteriormente, os internos treinavam em bonecos, mas esse novo grupo teve que treinar em um corpo que foi cedido voluntariamente para estudos.

Além disso, Owen e Winston se divertiram enquanto provocavam os residentes, que trataram o cadáver como uma “vítima ainda com vida”. E cada um dos internos teve que tomar uma decisão para “salvar o paciente”. Por outro lado, esse exercício é uma maneira que a série médica usa para revelar o potencial dos personagens, e cada um teve o seu destaque. 

No entanto, foi graças a Lucas que eles “salvaram” o cadáver. Então o interno recebeu a oportunidade de participar de uma cirurgia com Winston. Contudo, Lucas diz que a vítima foi salva devido ao trabalho em equipe, e ele pergunta se todos os internos poderiam participar.

Assim, Lucas realmente é tão legal desse jeito? Ou ele poderia estar apenas “comprando” aliados porque o seu segredo de família Shepherd está prestes a vir à tona a qualquer momento? É uma possibilidade! Mas acho que também pode ser verdade que Lucas seja realmente um cara legal. 

Por exemplo, foi fofo quando ele precisou cuidar do filho de Amelia no episódio 5, enquanto todos os outros residentes faziam piadas do suposto caso que ele teria com a neuro. Além disso, foi hilário quando Shepherd descobre esses boatos, e ela dá um prazo de 3 dias para que Lucas revele a verdade.  

Zola está desafiando Meredith em Grey’s Anatomy

O enredo de Zola está bem interessante de acompanhar, pela maneira que isso está desafiando Meredith na série. Por exemplo, em todos esses anos de vida da série, já assistimos a Grey passar por tantos desastres, desafios, despedidas… Mas que agora estamos acompanhando o maior desafio de sua vida, o de ser mãe. 

Grey’s Anatomy
Imagem: Divulgação.

A preocupação que ela tem em fazer o possível para que sua filha fique bem traz o equilíbrio perfeito para o ser humano que conhecemos. Ainda assim, ela não vai deixar de lado sua carreira e tudo o que ela aprendeu e conquistou como a Dra. Grey.

Por exemplo, a Meredith mãe está disposta a atravessar o país para o bem estar de sua filha. Ao mesmo tempo que a Doutora Meredith Grey vai buscar a cura do Alzheimer.

Grey’s Anatomy
Imagem: Divulgação.

Por outro lado, ainda descobrimos que o câncer de Katherine voltou e está aumentando. Mas a mãe de Jackson não quer que Tom conte para ninguém sobre o seu diagnóstico, já que ela não quer ficar presa em um hospital para o tratamento.

Por fim, Schmitt admitiu para Webber que tem medo de perder outro paciente sob seu comando. E, caso aconteça, ele não será capaz de se perdoar. Nesse sentido, Webber garante que foi o programa que falhou com Levi e toda a sua turma, e que vai garantir que isso nunca aconteça novamente.

Logo depois, Webber tenta trazer Helm de volta, mas ela está relutante em deixar seu emprego no bar do Joe…, pelo menos por enquanto.

Para terminar, reforço que será estranho acompanhar a série após a saída de Meredith Grey. E como fã da série me dói pensar dessa maneira, mas acredito que seria melhor transformar essa temporada em series finale.

Grey’s Anatomy entra em hiato nessa semana e, quando retornar no ano que vem, ainda terá mais 17 ou 18 episódios para fechar essa temporada. Logo, os produtores, a emissora e a própria Ellen Pompeo terão um tempinho para decidirem o destino da série. 

Qual sua opinião sobre isso? 

Sobre o autor
Paulo Mateus

Paulo Mateus

Redação

Paulo Mateus é um colaborador do Mix de Séries desde 2018, onde atua na produção de conteúdo voltado para a crítica e resenha de séries. Atualmente, é o responsável por cobrir todo o conteúdo voltado a Grey's Anatomy, que é um dos carros-chefe do portal, em se tratando de acessos e grupo de fãs que dialogam com o portal. Atualmente, mora em Orlando na Flórida, onde tem acesso a cobertura de eventos internacionais, exibições antecipadas de conteúdo em relação ao Brasil, o que dá vantagem ao site em produzir conteúdo antes mesmo de chegar ao nosso país de origem. Também atua nas redes sociais, onde, à frente de um perfil pessoal voltado para a conexão de brasileiros com Orlando, dialoga com o público trazendo ainda mais uma aproximação com os fãs do site. No Mix de Séries, além de atuar nas áreas citadas, atua ativamente na cobertura de notícias gerais e escolhas de pautas sobre as séries de TV.