19×11 de Grey’s Anatomy foi pura resistência

Review do décimo primeiro episódio da 19ª temporada de Grey's Anatomy, intitulado “Training Day”, que coloca Addison Montgomery em perigo.

greys anatomy 19x11
Imagem: Divulgação.

Grey’s Anatomy volta a destacar os problemas de saúde das mulheres nos Estados Unidos. No episódio desta semana, Addison voltou para Seattle para treinar um grupo de médicos especialistas em OB-GYN (Obstetrícia e Ginecologia), de diversos estados americanos, onde a Lei Roe V. Wade foi derrubada. 

Durante o dia de treinamento, manifestantes que são contra o aborto cercaram o clínica, tentando impedir o trabalho de Addison.

Além disso, achei ótimo ver os dois lados da história sobre esse tema que ainda divide opiniões no mundo todo. Por exemplo, o plot das duas amigas grávidas, uma que queria o filho, mas estava muito feliz em ajudar outra amiga que queria fazer o aborto.

PUBLICIDADE

Entendendo a Lei Roe v. Wade

A Lei Roe v. Wade foi uma decisão histórica dos EUA de 1973, que decidiu que a Constituição deveria proteger a liberdade de uma mulher grávida, caso ela decida fazer um aborto. No entanto, em Junho de 2022, a Suprema Corte anulou essa decisão. 

O presidente norte-americano, Joe Biden, tentou derrubar a medida por meio da Justiça, mas o 5º Tribunal de Apelações do Circuito dos Estados Unidos manteve a decisão.

Para você ter uma ideia da gravidade dessa situação, o governo do Texas oferece recompensa de US$10.000 a quem denunciar mulheres ou clínicas que realizem o procedimento. 

Grey's Anatomy S19EP11 ADDISON AND BAILEY

Nesse sentido, Grey’s Anatomy está fazendo um ato de resistência. Por exemplo, Bailey recrutou Jo, Carina, Blue e Mika, para que eles ajudassem Addison a treinar os médicos desses estados que agora não oferecem mais esse serviço de apoio às mulheres que querem interromper a gravidez indesejada.

Addison está sofrendo as consequências

Grey’s Anatomy está usando seu tempo para educar sua audiência e mostrar que esse retrocesso vai causar a morte de muitas mulheres, como acontece em países onde o aborto é proibido. Por exemplo, quantas mulheres morrem no Brasil por passar por procedimentos de forma incorreta ou em clínicas não legalizados? É muito triste! 

Addison está sofrendo as consequências de sua luta. Porém, quem acompanhou sua história em Private Practice sabe que ela realizou seu maior sonhou que foi se tornar mãe. Além disso, a Dr. Montgomery trabalha em uma clínica ajudando mulheres que querem engravidar.

Ela não é favor do aborto, mas sim que as mulheres tenham o direito à escolha. E eu compartilho desse mesmo pensamento que a médica. Confesso que meu coração doeu quando Addison chegou no Grey Sloan nesse episódio.

Grey's Anatomy

Imediatamente, foi possível observar que ela não era a mesma mulher que vimos na sua última participação na série, que estava determinada e apaixonada por sua missão. Addison e sua família vem sofrendo ameaças de conservadores extremistas. Além disso, seu endereço, telefone, e-mails foram divulgados nas redes sociais e ela precisou tirar seu marido e o filho de casa. 

Dra. Montgomery está fazendo história

Antes de tudo, foi de partir o coração aquele momento quando Addison se escondeu no closet para chorar. Nesse momento, tivemos uma pequena ideia de tudo o que ela vem passando nesses últimos meses, desde quando decidiu parar a sua vida e assumir esse papel corajoso de defender os direitos de saúde das mulheres. 

O protesto ao redor da clínica foi apenas uma demonstração do que Addison vem sofrendo na estrada enquanto ela está lutando e fazendo história. Estes conservadores extremistas lutam pela vida, mas não se importam com as vidas dessas mulheres que fazem aborto de forma ilegal.

Igualmente, a vida dos médicos que querem ajudar essas mulheres. Por exemplo, Addison está precisando usar coletes à prova de balas. Além disso, ela contou histórias de colegas que foram agredidos com ácido. 

Bailey é a melhor pessoa de Grey’s Anatomy

Primeiramente, quero deixar minha opinião pessoal para você que é contra o aborto. Você não pode fazer esse tipo de argumento de defesa da vida, ao mesmo tempo que prejudica e destrói outras vidas. Assim como fechar os olhos para os danos causados às vidas de mulheres e dos médicos. 

Bailey, como sempre muito fantástica – foi a grande destaque desse capítulo. O episódio começou com ela cuidando de sua filha Pru, e a cena transmite o prazer que ela tem de ser mãe. Ao mesmo tempo, ela tem amor pela sua carreira e pela promessa que fez ao cuidar e tratar das pessoas que precisam. 

Miranda só provou que é a melhor pessoa de Grey’s Anatomy. Por exemplo, na hora do parto da amiga que estava na clínica apenas acompanhando a outra que queira abortar, o que foi ela puxando o coro para cantar a música do filme O Rei Leão? Foi a maneira que ela encontrou para ajudar a futura mãe a ficar mais calma. Foi lindo!

Lucas está sentindo falta de Meredith em Grey’s Anatomy

Depois de sumir por alguns episódios, Dr. Marsh também retornou para Seattle. Ele revela para Maggie que recebe algumas mensagens de texto de Meredith, mas não sabe dizer em que ponto está a relação deles, já que a última vez que eles conversaram a Mer fingiu que não escutou quando ele se declarou para a médica. 

Nick é um dos melhores médicos educadores que já passou pelo Grey Sloan. Diferente de Mark Sloan (Que Deus o tenha), ou da própria Maggie Pierce, que possuem características de médicos superstars. Por outro lado, Nick tem uma sensibilidade a mais e pode perceber que Lucas não estava bem. 

De maneira inesperada, o sobrinho de Amelia lamentou para Nick que está sentindo falta de Meredith. Ele nem tinha considerado que sua partida o faria se sentir inadequado novamente, já que ele sofre por vir de uma família de médicos e acredita que não é tão capaz como seus tios, e só foi escolhido pelo programa de residentes por que Meredith é sua tia. 

No entanto, Nick faz com que Lucas aprenda a aceitar as coisas de forma diferente, e que ele foi escolhido por Meredith pelo seu potencial, e não por nepotismo.

Por fim

Esse episódio foi a estreia da atriz Kim Raver como diretora. Além disso, acompanhamos sua personagem se estabelecendo no papel de chefe. E, apesar de um começo difícil, Teddy é bem natural nessa nova função. 

Por último, o que foram aqueles segundos finais quando um motorista consegue atravessar a barreira policial e joga o carro em cima da médica grávida e da ADDISON? Que loucura! Estou ansioso (e preocupado), para assistir o próximo episódio para saber o que vai acontecer com uma das melhores médicas de toda história de Grey’s Anatomy.

Nota: 5.0/5.0

Sobre o autor
Paulo Mateus

Paulo Mateus

Redação

Paulo Mateus é um colaborador do Mix de Séries desde 2018, onde atua na produção de conteúdo voltado para a crítica e resenha de séries. Atualmente, é o responsável por cobrir todo o conteúdo voltado a Grey's Anatomy, que é um dos carros-chefe do portal, em se tratando de acessos e grupo de fãs que dialogam com o portal. Atualmente, mora em Orlando na Flórida, onde tem acesso a cobertura de eventos internacionais, exibições antecipadas de conteúdo em relação ao Brasil, o que dá vantagem ao site em produzir conteúdo antes mesmo de chegar ao nosso país de origem. Também atua nas redes sociais, onde, à frente de um perfil pessoal voltado para a conexão de brasileiros com Orlando, dialoga com o público trazendo ainda mais uma aproximação com os fãs do site. No Mix de Séries, além de atuar nas áreas citadas, atua ativamente na cobertura de notícias gerais e escolhas de pautas sobre as séries de TV.