19×16 de Grey’s Anatomy teve Yang ajudando Addison

Review do episódio 16 da 19ª temporada de Grey's Anatomy, intitulado “Gunpowder and Lead”, que mostra Bailey atacada dentro do hospital.

Grey's Anatomy S19EP16 addison

Grey’s Anatomy surpreendeu do início ao fim no décimo sexto capítulo dessa atual temporada. O episódio inteiro foi uma mistura de emoções envolvendo todos os personagens. Incluindo Addison, que foi perfeita em todas as suas cenas. 

A série médica continua surpreendendo, trazendo casos antigos, mas bem atuais. Por exemplo, a decisão da lei pró-vida e a quantidade de tiroteios em massa que acontecem nos EUA.

E os roteiristas continuam encontrando maneiras de incorporar esses problemas por meio de seus pacientes e médicos de uma forma bem pensada. Além disso, Yang enviou uma remessa de suplementos para Addison. Sim, a Christina Yang. A pessoa de Meredith. A única! 

PUBLICIDADE

São esses pequenos detalhes que mantém a essência de Grey’s Anatomy bem viva. 

Grey’s Anatomy toca em uma ferida aberta dos americanos 

O caso com Randall foi de partir o coração. Ele nem percebeu a gravidade que enfrentou e os traumas que ele carrega depois de ter levado um tiro em um ataque dentro de um supermercado. 

Leia também: Shonda Rhimes fala do fim de Grey’s Anatomy e saída de Meredith

Igualmente, Owen também é vítima de violência armada – como esquecer aquele episódio do tiroteio, o último da sexta temporada? Grey’s Anatomy toca em uma ferida aberta dos EUA. Dessa maneira, o marido de Altman conseguiu se conectar com o seu paciente. 

Owen fez uma reflexão que tenho certeza que mexeu com todos que assistiram o episódio. Os tiroteios em massa acontecem com tanta frequência que não nos incomodam mais e, na maioria das vezes, nem ouvimos mais falar deles. Que tristeza, né?

Helm confronta Teddy em Grey’s Anatomy

Helm entrou na temporada 14 na mesma turma de internos do Levi Schmitt, mas ela acabou desistindo da medicina quando o programa de residência foi fechado no final da 18ª temporada. Embora a personagem de Jaicy Elliot não tenha saído totalmente da série, ela tem vivido sua melhor fase trabalhando no Bar do Joe e curtindo com os novos residentes, especialmente com a Mika Yasuda. 

Grey's Anatomy S19EP16 helm

Quando Helm notou que Yasuda estava se desdobrando para poder pagar seus empréstimos estudantis, a ex-residente decidiu tomar uma atitude para ajudar sua amiga. Mika esta dividindo seu tempo trabalhando durante o dia no Grey Sloan e a noite do Bar do Joe. Helm então confrontou Teddy para pedir ajuda. 

“Quando eu surtei e desisti da medicina, ninguém me defendeu. Então, estou defendendo Yasuda. Porque se ela não pode se dar ao luxo de pagar seus empréstimos estudantis, comer e viver, enquanto está aprendendo a salvar vidas, há algo muito errado com esse sistema.”

Fico na torcida para que mudanças aconteçam no programa de residência de Grey’s Anatomy, e que eles tragam Helm de volta para sua carreira médica. 

Jo e Link brigam novamente em Grey’s Anatomy

Os internos tiveram ótimas histórias. Lucas e Jules salvaram a vida de um paciente e discutiram suas diferenças, já que ela não acredita mais no amor. De maneira idêntica, Simone se destacou ao lado de Winston. 

Fico feliz que Lucas tenha conseguido outra vitória e mostre mais confiança ao praticar medicina. Além disso, o sobrinho de Derek percebeu que será muito difícil para ele ser o padrinho no casamento de Simone.

Porém, alguém ainda acredita que esse casamento vai acontecer? Acho difícil. Ainda mais que será na season finale dessa temporada. 

Assim como Amelia, Jo estava tendo seus momentos frustrantes e acabou sendo grossa com Link, apenas porque ele estava começando a ensinar Scout a língua de sinais. No entanto, depois de descobrir que sua filha não está ficando surda, ela pede desculpas para seu grande amigo. 

Bailey é atacada

Grey's Anatomy S19EP16 blue e miranda

Addison retorna nesse episódio com a desculpa de buscar mais suplementos para continuar com sua missão de lutar pelos direito das mulheres. No entanto, a Dr. Montgomery fez muito mais do que isso. Por exemplo, ela precisou intervir para ajudar Amelia e Miranda. 

De maneira covarde e incoerente, um ativista pró-vida da entrada apareceu no hospital apenas na intenção de agredir Bailey. Sim, de maneira covarde por que ele usou um momento vulnerável de Miranda para se aproximar dela. Além disso, de forma incoerente pelo fato de que, como ele pode querer defender a vida ameaçando a vida dos filhos da médica? 

Foi um alívio quando Blue conseguiu impedir o extremista de atacar Miranda. Além disso, Chandra Wilson entregou tudo para sua personagem (como sempre). Naquele momento, quando Miranda coloca para fora toda a sua revolta e frustração, foi um desabafo bem colocado em horário nobre e que deveria ser reprisado em todos os horários. 

E foi isso que realmente trouxe Addison de volta em Seattle, porque ela é a única que podia entender o que Bailey estava passando.

Addison se mostra essencial

Teddy organiza um mutirão para ajudar Miranda, (ideia da Addie). Assim, a chefe do Grey Sloan reúne todos os médicos do Grey Sloan, e os bombeiros de Station 19 para que todos telefonassem para as pessoas que estavam ligando e ameaçando Bailey. Dessa maneira, eles conseguiram humanizar a mãe, a mulher e a médica que a Miranda Bailey é. 

Grey's Anatomy S19EP16 Amelia e Richard
Imagem: ABC/Divulgação.

Addison é essencial na série e torço para ela continuar aparecendo mais e mais. Ela veio para dar um suporte para Miranda, mas acabou precisando resgatar Amélia que estava amarga com os outros médicos. Porém, a verdade é que a neurologista estava sofrendo após o término de seu relacionamento com Kai e as despedidas de Meredith e Maggie. 

Ninguém melhor do que Addison para trazer Amelia de volta da sua mágoa, e a neurologista precisava da Addie. Além disso, Addison adotou a melhor abordagem, perguntando sem rodeios se Amelia estava se drogando novamente, e pedindo para Shepherd se recompor. Ao mesmo tempo, Addie deixou muito bem claro o quanto ela a ama e está disponível sempre que Amélia precisar.

Por fim…

Amélia precisou ouvir tudo o que Addison disse em Grey’s Anatomy, e foi gratificante porque ela estava bem furiosa com tudo e todos. Por exemplo, achei nada haver a maneira como ela agrediu Winston verbalmente, de maneira tão sem sentido e cruel. Além disso, achei desnecessária a forma como ela falou com Mika durante e após a cirurgia de Randall. 

Ainda bem que Richard estava indo para uma reunião do AA e convidou Amelia para acompanhá-lo. Além disso, após a saída de Maggie (e de ser humilhado pela Shepherd), Winston pede para Teddy considerá-lo como novo chefe do departamento de cardiologia. 

Agora, é esperar para ver o que irá acontecer…

Nota: 5/5

Sobre o autor
Paulo Mateus

Paulo Mateus

Redação

Paulo Mateus é um colaborador do Mix de Séries desde 2018, onde atua na produção de conteúdo voltado para a crítica e resenha de séries. Atualmente, é o responsável por cobrir todo o conteúdo voltado a Grey's Anatomy, que é um dos carros-chefe do portal, em se tratando de acessos e grupo de fãs que dialogam com o portal. Atualmente, mora em Orlando na Flórida, onde tem acesso a cobertura de eventos internacionais, exibições antecipadas de conteúdo em relação ao Brasil, o que dá vantagem ao site em produzir conteúdo antes mesmo de chegar ao nosso país de origem. Também atua nas redes sociais, onde, à frente de um perfil pessoal voltado para a conexão de brasileiros com Orlando, dialoga com o público trazendo ainda mais uma aproximação com os fãs do site. No Mix de Séries, além de atuar nas áreas citadas, atua ativamente na cobertura de notícias gerais e escolhas de pautas sobre as séries de TV.