19×19/20 de Grey’s Anatomy foi um final surpreendente
Review dos episódios 19 e 20 da 19ª temporada de Grey's Anatomy, "season finale" que encerrou com uma tragédia.
A 19ª temporada de Grey’s Anatomy serviu como um reboot da série. A história trouxe 5 novos residentes bem envolventes, casos médicos emocionantes e muitos episódios que deixaram aquele sentimento de nostalgia para nenhum fã colocar defeito.
Essa temporada trouxe Addison Montgomery, uma das melhores personagens do universo de Grey’s Anatomy. A médica voltou para um arco de episódios com uma temática importante e muito essencial para a saúde das mulheres nos EUA. Além disso, tivemos duas despedidas importantes no decorrer dessa temporada.
Antes mesmo dessa temporada começar, já sabíamos que Ellen Pompeo só havia assinado contrato para aparecer em apenas 8 episódios. Em outras palavras, já esperávamos a despedida da protagonista nessa 19ª temporada.
Depois de tudo o que a personagem passou nesses quase 19 anos de série, a maioria dos fãs esperavam que Meredith Grey tivesse uma despedida à altura da personagem. No entanto, não rolou. No final do episódio 19×07 acompanhamos Mer se mudando para Boston com uma despedida bem simples.
Dessa forma, ficamos aguardando a season finale para o último episódio de Pompeo como personagem regular na série. Porém, essa tão esperada despedida também não aconteceu. Ainda assim, o final de Grey’s Anatomy trouxe muito drama, risadas, reviravoltas e muitas declarações de amor. Bem como trouxe novos enredos e deixou a chefe do Grey Sloan entre a vida e a morte.
O final de Grey’s Anatomy trouxe muito romance
Durante toda essa temporada de Grey’s, foi construída uma narrativa em cima de um amor platônico entre melhores amigos. E nessa season finale, finalmente, Link teve coragem de se declarar para Jo. Contudo, isso só aconteceu por causa de ciúme do médico provocado pelo Sam.
Como resultado, os médicos terminaram a temporada com um beijo bem apaixonado debaixo de chuva. Uma cena bem típica de filme romântico clichê. Confesso que gostei. De maneira idêntica, Mika também teve coragem de se declarar para Helm. E confesso que já considero as duas como o meu mais novo casal favorito de Grey’s Anatomy.
Bem diferente de qualquer outro casal que vimos na série nesses quase 20 anos, Mika e Helm trazem uma leveza, aquele início de namoro de duas jovens que estão se conhecendo. Uma relação que está começando sem dramas, traições e que não começou pelo sexo. Um romance atual, mas bem à moda antiga.
Ainda precisamos ver como essa relação vai se desenvolver dentro do Grey Sloan agora que Helm será a chefe de Mika. Mas torço para que elas fiquem juntas.
O final juntou o novo casal protagonista
Desde o início dessa temporada, sabíamos que, em algum momento da história, Lucas e Simone ficariam juntos. No entanto, os roteiristas decidiram seguir com o plot do casamento da nova residente com Trey, apenas para dar mais emoção na narrativa dos novos residentes.
Além disso, achei que Lucas faria a mesma coisa que Jackson fez com April quando ela estava prestes a dizer sim para o Matthew lá na décima temporada. No entanto, Lucas nem foi no casamento. Ainda assim, a novo casal protagonista tiveram seu final feliz.
Isso ocorreu logo depois de descobrir que sua mãe estava em uma situação semelhante e deixou o homem com quem ia se casar para ficar com seu pai. A Dra. Griffin nem esperou o momento do “fale agora ou cale-se para sempre” e, literalmente, fugiu do seu próprio casamento para ficar com quem ela realmente ama.
Aquela cena quando Simone chega no Grey Sloan vestida de noiva para ficar com Lucas foi um momento tão feliz e gostoso de assistir, que eu teria ficado satisfeito se Grey’s Anatomy tivesse terminado naquele instante. Porém, não terminou.
Bailey foi reconhecida nesse final (merecido) de Grey’s Anatomy
O capítulo 19×20 trouxe Meredith e Maggie de volta para o prêmio Catherine Fox. Um pouco antes, Maggie e Winston – que foram indicados ao prêmio – tiveram uma recaída quando se encontraram no hotel.
Ao mesmo tempo que eles deixaram em aberto a possibilidade de tentar salvar o casamento, Maggie fica feliz quando Winston revela que foi promovido para ser o novo chefe da cardiologia do Grey Sloan.
Agora, o melhor da noite foi a grata surpresa na hora da premiação. Enquanto os indicados ao prêmio, Nick, Maggie e Winston aguardavam o resultado, quem recebeu o troféu foi a Miranda Bailey, pelo seu trabalho na clínica ao treinar novos médicos que querem ajudar as mulheres que desejam interromper a gravidez.
Achei merecidíssimo esse reconhecimento para Miranda. Senti falta de uma menção à Addie? Senti. Mas só pelo fato da fundação abrir uma exceção e premiar uma pessoa que não havia sido indicada, já foi demais.
Além disso, aquele tapa que ela deu na mão do Weber, para evitar que ele bebesse aquele drink no meio da turbulência durante o voo para Boston, já deixou claro que Miranda merecia todos os prêmios.
E mesmo ainda sem ter uma previsão de quando a vigésima temporada vai começar, Grey’s Anatomy já nos deixou preocupados com Richard Webber, pois está claro que ele está lutando para se manter sóbrio.
Ademais, senti falta de alguma informação sobre a saúde de Catherine nessa season finale. Dessa forma, será que o comportamento de Webber está dizendo que o pior está prestes a acontecer?
Esse final provou que os residentes são os novos protagonistas
Se você acompanhou as minhas reviews durante toda essa temporada, sabe o quanto me apeguei a esses novos residentes. Ainda mais pelas referências que foram tiradas lá do início de Grey’s Anatomy. Por exemplo, Jules e Blue formam aquele tipo de casal clássico que já vimos em diversos outros personagens e em diversas outras temporadas.
Os dois novos residentes carregam traumas familiares, mas são orgulhosos demais para falar sobre. Ao mesmo tempo que eles são bons médicos e não medem esforços para salvar a vida de seus pacientes, mesmo cometendo erros graves algumas vezes. Além disso, tem uma necessidade humana que sempre foi destaque em Grey’s Anatomy: o sexo.
Eventualmente, Blue e Jules vão se tornar um casal. Ela confessou que não consegue ter raiva pelo fato de Blue não ter respeitado o protocolo para salvar a vida de Maxine. Além disso, como ter raiva dele depois do que Blue fez para salvar aquela mãe e seu filho de uma falsa acusação? Sem contar que ele teve ajuda de Maxine.
As atitudes de Blue me fazem lembrar um pouco da Izzie nas três primeiras temporadas. Ao mesmo tempo que vejo em Jules um pouco da essência do Alex – da terceira temporada em diante.
Meredith Grey não teve um grande final
Yang já havia deixado bem claro lá no final da décima temporada que Meredith é o Sol. E sua mudança de Seattle para Boston não foi apenas por causa de Zola, mas também para trabalhar em pesquisas para encontrar a cura do Alzheimer.
Essa season finale foi o último episódio de Ellen Pompeo como regular na série e, como disse anteriormente, eu esperava um final mais emocionante para uma das personagens mais importantes de Grey’s Anatomy. Em contrapartida, reencontramos uma Meredith estressada devido ao seu intenso trabalho na fundação.
A Dra. Grey fez algumas grandes descobertas para encontrar a cura do Alzheimer, contrariando décadas de trabalho e pesquisas de grandes médicos, incluindo de seu falecido marido Derek Shepherd. No entanto, Mer ainda tem um longo caminho pela frente para conseguir o apoio necessário para encontrar a tão esperada cura para a doença que levou sua mãe.
Richard fez o papel de pai para Meredith nesse final de Grey’s
Foi interessante e bem coerente ouvir a reação de Webber sobre as descobertas de Grey e do porque ele tomou uma abordagem mais para o lado de um pai preocupado, do que a de um médico e mentor.
Ele não quer que Mer pareça uma louca para o resto do mundo, ao ponto de poder virar uma piada mundial fazendo com que ela perca sua reputação e o financiamento para continuar suas pesquisas.
Em contrapartida, Nick lembrou que Mer mudou para Boston para fazer grandes mudanças e não para seguir as regras. Além disso, Ellis apareceu, como se para confirmar que a Mer esta no caminho certo.
Assim, Mer deu o primeiro passo para compartilhar sua teoria com alguns dos investidores da fundação Fox. Dessa maneira, esse final nos deu uma ideia da importância e da grandiosidade da Dra. Meredith Grey, e a diferença que ela fará na medicina. No entanto, isso ficará apenas na nossa imaginação (ou caso ela decida voltar para a série um dia).
Esse final provou que Grey’s Anatomy ainda tem muita força para continuar
O colapso de Teddy durante a operação de Sam foi algo preocupante e só provou o quanto essa temporada foi nostálgica e trouxe muito da essência dos anos de glória da série. Além disso, deixou todos os residentes na linha de frente, e eles tiveram que assumir o controle da cirurgia de Sam, ao mesmo tempo que tentavam salvar Teddy.
Owen estava fora de si quando entrou naquela sala, e deu para sentir seu medo quando ele percebeu que o coração da sua esposa estava parando bem na sua frente. Por outro lado, como a atriz Kim Raver renovou seu contrato para a próxima temporada, isso nos diz que ainda iremos ver a chefe do Grey Sloan no ano que vem.
No entanto, não sabemos o que há de errado com Teddy e em que condições ela estará ao acordar. Igualmente, também não dá pra saber quais serão as consequências que os residentes vão sofrer pelas atitudes que eles tiveram naquele momento de desespero.
Lucas tomou a frente da operação de Sam junto com Simone e Mika, e isso poderá trazer consequências negativas para eles. De maneira idêntica, já vimos várias atitudes parecidas com residentes no passado. E muitos enfrentaram consequências graves, desde serem expulsos do programa, ou a possibilidade de perderem suas licenças, além de problemas judiciais.
Por fim…
Agora precisamos esperar a temporada 20 começar para saber o que vai acontecer. Mas uma coisa essa temporada comprovou, Grey’s Anatomy ainda tem muita força para continuar! E os roteiristas têm muitas histórias para alimentar esse reboot!
O que você achou do final dessa 19ª Temporada de Grey’s Anatomy?
Nota: 5/5