1×13 de Fire Country focou em Bode e Jake
Enquanto os bombeiros de Fire Country lutam para salvar uma floresta, Bode precisa deixar de lado suas rusgas com Jake.
Antes de mais nada, o 13º episódio de Fire Country vêm nos mostrar que, por maiores que sejam nossas diferenças, é preciso encontrar uma forma de superá-las.
Enquanto isso no último episódio de Fire Country surge uma pista de um grande vilão na trama. Porém, é uma promessa que não se concretiza, então, não espere por esse tema, não nesse momento.
Por outro lado, como de costume, a série aborda muito mais os relacionamentos interpessoais e seus desdobramentos. Dessa maneira, utiliza o incêndio do dia como um plano de fundo para falar mais um pouco sobre o passado de Vince.
Comemoração em Fire Country
Logo no início, descobrimos que é aniversário de Bode. Por vezes esquecemos de como essa data pode ser encarada, principalmente por quem tem limitações em suas comemorações. Ou seja, o próprio Bode não tem muitos motivos para comemorações neste momento da sua vida.
Entretanto, sua segunda família, os companheiros de Three Rock, demonstram o vínculo que tem com o protagonista de Fire Country. Bem como, apesar de tudo, Sharon está animada por estar perto do filho nesta data.
Em seguida, a conversa com Vince, veio um pensamento e que não sei se em algum momento a série irá desenvolver mais. Uma vez que o foco é na reconstrução do lado da família Leone.
Porém, no tempo em que Bode esteve pelo lado obscuro, não é citado em momento algum que Sharon foi a sua procura em Fire Country. Por vezes, vimos o que houve com seu pai, mas nada sobre como Sharon reagiu também.
Por outro lado, o laço formado por Manny e Bode é muito bom de se acompanhar. Afinal, Manny já se vestiu de laranja, superou as dificuldades e agora está em uma outra difícil batalha.
Bombeiros fazem politicagem
Eventualmente, a posição de destaque em sua comunidade cobra um preço em Fire Country. Assim também faz parte para corporações como bombeiros e policiais. E, dessa vez, Vince é quem precisa acenar e sorrir para fotos mesmo a contragosto.
Sempre que temos algum foco em Eve, Fire Country ganha um brilho diferente. Raramente personagens tem o poder de atração como o dela. Ainda assim, sua jornada de liderança ganha mais destaque quando Sharon decide pessoalmente treiná-la para futuramente se tornar líder dos bombeiros.
Então, o grande acontecimento do dia acontece em Fire Country. Pouco depois do compromisso de Vince, em um evento de uma famigerada construtora, que envolve até mesmo ativistas ambientais, um incêndio se inicia.
Conforme o fogo se alastra, Eve é orientada por Sharon a lições de liderança e a maneira de como deve deixar de agir e delegar as funções. Enquanto Eve é testada, vimos o quão desconfortante é para ela ficar no comando e não na ação.
De maneira idêntica, Vince descobre uma jovem presa a uma árvore, como forma de protesto. Dessa forma, sabemos que Vince também já foi um ativista em sua juventude, o que o torna um personagem com maior profundidade ainda.
Você precisa deixar as coisas de lado em Fire Country
Contudo, na chega da equipe de Three Rock no apoio ao incêndio, surge a grande revelação. Jake confessa que o medo o impediu de falar a verdade sobre a compatibilidade com Sharon. Sobretudo depois de descobrir que se Bode fosse o doador, perderia o direito de estar no programa de bombeiros e teria de voltar a prisão em Fire Country.
Caso Bode seja o doador, isso fará com que ele não possa mais continuar no programa devido à recuperação da cirurgia.
Porém, para Bode, essa é a única maneira de se redimir por seus erros em Fire Country. Todavia, o sentimento que fica é mais de egoísmo da parte de Bode do que o racional.
Ainda assim, Gabi consegue fazer com que Bode entenda no fundo que ficar ao lado de sua mãe é mais importante do que quem será o doador final.
Arestas aparadas
Após o encerramento da ocorrência, Fire Country encerra algumas rusgas entre os amigos. Antes que as equipes saiam do local, Gabi descobre que é aniversario de Bode. Então, de maneira muito fofa e pouco convencional, decide fazer uma surpresa para seu “amigo”.
Mas não sem antes Collin nos deixar com a pulga atrás da orelha. Ao que parece o novato vai ser motivo de confusão em um breve futuro.
Ao passo que a família de Bode chega no acampamento, descobre que Bode já está em companhia dos seus amigos. Eu gostaria de ver todos juntos, o que não acontece em Fire Country.
Por fim, Jake decide aparecer e uma conversa franca com seu amigo termina em uma aparente reconciliação entre os dois. Definitivamente, tudo está indo muito bem em Fire Country. Como resultado, devemos ter alguma reviravolta nos próximos episódios, uma vez que o drama é o cerne principal da série.
NOTA 4/5.