20 melhores séries baseadas em livros para assistir

Melhores Séries baseadas em livros

Quais são as melhores séries baseadas em livros?

Buscando indicações das melhores séries baseadas em livros? Então veio ao lugar certo! Geralmente, muitos fãs se interessam por adaptações de romances e, com isso, buscam sempre títulos especialmente por serem adaptação de um livro. Muitos fãs gostam de conferir as duas versões, fazer comparações, e até pontar o que gosta mais em cada um. Sem perder tempo, confira abaixo uma lista com as melhores séries baseadas em livros, de acordo com o Mix de Séries.

 

1 – The Witcher
Onde assistir: Netflix

séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

A maioria das pessoas que não estão por dentro nem imaginam que The Witcher é, na verdade, baseada em livros – e não nas inúmeras edições em videogames. A série é sobre um caçador de monstros que está rapidamente descobrindo que as pessoas podem ser piores do que as criaturas horríveis com as quais ele luta. O primeiro livro que apresentou Geralt de Rivia é intitulado The Last Wish, publicado originalmente em 1993. Era uma coleção de contos com várias histórias, algumas dessas incluídas na série Netflix. Ao todo, são oito livros com Geralt escritos pelo autor Andrzej Sapkowski. O último livro foi escrito em 2013 e, desde então, a saga continua através de histórias em quadrinhos.

Continua após a publicidade

 

2 – Outlander
Onde assistir: Netflix

séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

Romance, perigo, drama – o que mais se pode pedir em uma série? Com uma nota de 8,4 no IMDb, Outlander é sucesso entre os fãs. Isso pode ser porque não é apenas uma história de amor normal. Há viagens no tempo, um cavalheirismo dos velhos tempos – ou a completa falta dele, e isso tudo são apenas algumas das coisas que os fãs passaram a amar. Além disso, ver uma mulher como a personagem principal, Claire Randall, trazendo seu próprio talento e independência de 1946 a 1743 é espetacular. A série de livros tem 9 volumes e todos eles giram em torno de Clair, e de como sua vida está progredindo enquanto ela viaja para frente e para trás no tempo.

 

3 – Normal People
Onde assistir: Starzplay

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

Normal People é uma das mais recentes adaptações de livros para a TV – mas também, seu livro não é antigo. Aliás, em 2019, o título escrito por Sally Rooney ficou em 25ª lugar na lista do The Guardian dos 100 melhores livros do século XXI. Já a série, que aqui no Brasil foi lançada pelo Starzplay, recebeu muita atenção pela maneira como aborda relacionamentos íntimos, que a imprensa qualificou como “inteligente” e “necessária educação sexual”. A trama acompanha o terno, porém complicado, relacionamento de Marianne e Connel desde o final de seus dias de escola em uma pequena cidade da Irlanda, até seus anos de graduação na Trinity College.

 

4 – Anne With an E
Onde assistir: Netflix

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

O apelo de Anne of Green Gables sempre foi um mistério para a maioria das pessoas. No entanto, os livros, escritos pela autora canadense L.M. Montgomery, são um sucesso estrondoso e são extremamente amados por muitas pessoas em todo o mundo. Esta narração da história de Anne é mais moderna – e é a segunda vez que uma série de TV foi adaptada desta coleção de 9 livros. E há algo tão amoroso em Anne. Os livros foram escritos no início de 1900 com o último livro de Anne sendo publicado em 2009, mas escrito pouco antes da morte de Montgomery em 1942. Já a série, infelizmente, foi cancelada e não terá uma quarta temporada – o que faz com que os fãs, desde então, façam diversos apelos.

 

5 – YOU
Onde assistir: Netflix

Imagem: Divulgação

Penn Badgeley, mais conhecido como Dan Humphrey de Gossip Girl, trouxe um nível assustador para seu personagem, Joe, em YOU. A série é adaptada do thriller de Caroline Kepnes, e a primeira temporada segue Joe e seu relacionamento com Guinevere Beck, que um dia entra na livraria que ele administra. O par se torna romanticamente conectado, mas a versão de Joe para amar inclui perseguição, mentiras e até assassinato. A série já tem uma segunda temporada lançada e uma terceira encomendada, inspiradas pela sequência escrita por Kepnes, Hidden Bodies.

 

6 – His Dark Materials
Onde assistir: HBO Go

Imagem: Divulgação.

O primeiro livro da trilogia His Dark Materials de Philip Pullman já tinha sido transformado em filme antes, estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig. No entanto, não foi tão popular e uma sequência acabou sendo cancelada. Mas hoje isso é algo bom, porque somente por isso que existe uma série de TV – muito bem produzida, aliás, pela HBO. Os livros acompanham Lyra, que vive em um mundo paralelo ao nosso, sua busca para descobrir mais sobre um material chamado Pó e sua batalha para salvar o mundo. Estrelada por Lin Manuel Miranda, Ruth Wilson e James McAvoy, a primeira temporada da série está no HBO Go, e uma segunda será lançada ainda em 2020.

 

7 – Good Omens
Onde assistir: Amazon Prime Video

Melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

Apesar de Good Omens ser uma minissérie, ela foi bem aceita pelo público e recebeu uma classificação de 8,1 no IMDb. Quer você seja fã ou não da obra original de Terry Pratchett e Neil Gaiman, a série ainda é um bom atrativo. Antes de ser totalmente lançada no Amazon Prime, a série foi ao ar semanalmente na BBC da Inglaterra. A série segue os representantes do Inferno e do Céu na Terra, que devem impedir o fim do mundo que se aproxima. Tendo se familiarizado com o mundo humano, eles se unem para deter o anticristo e o Armagedom. É um conto clássico contado muitas vezes, mas aqui de forma mais cômica e espirituosa.

 

8 – The Handmaid’s Tale
Onde assistir: Globoplay

séries baseadas em livros imperdíveis

Imagem: Divulgação.

Muitas pessoas sabem que The Handmaid’s Tale é baseada em um livro – principalmente por causa da autora, Margaret Atwood. Ela é um tesouro canadense, a qual devemos protegê-la a todo custo. O livro, assim como a série, foca em um mundo distópico onde apenas algumas mulheres ainda podem ter filhos. Essas mulheres são forçadas a serem servas de outras mulheres que não podem ter seus próprios filhos. O livro é sobre força, controle e direitos humanos, de forma básica. Inicialmente, foi publicado em 1985, então a maior parte da série é baseada no primeiro livro. No entanto, recentemente, Atwood escreveu uma sequência, devido à popularidade da série. O livro tem o nome de Os Testamentos.

9 – Big Little Lies
Onde assistir: HBO Go

Imagem: Divulgação.

Big Little Lies de Liane Moriarty é apenas um livro, mas de alguma forma David E. Kelley conseguiu transformar um livro em, até agora, duas temporadas incríveis. O elenco é ótimo e, em sua maior parte, apenas algumas mudanças sutis foram feitas para a adaptação. Mas tendo base com um romance que consiste em ciúme, mesquinharia, ganância e drama, realmente não é preciso mudar muito. Admitimos que o livro pode ser um pouco lento no início, mas eventualmente chega a um ponto em que você fica boquiaberto com todos os segredos sendo revelados. Esta série intrigou os fãs a ponto de Moriarty escrever um novo livro para ajudar a inspirar Kelley para a segunda temporada.

 

10 – Little Fires Everywhere
Onde assistir: Amazon Prime Video

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

Inspirado no livro escrito por Celeste Ng, Little Fires Everwhere, composto de oito episódios, acompanha uma vizinha abastada da cidade de Shaker Heights, subúrbio de Cleveland. Tudo é planejado desde a localização das escolas até a cor usada na pintura das casas. Ninguém melhor para representar e defender essa uniformidade do que Elena Richardson. Mas isso começa a mudar com a chegada de Mia Warren. Uma artista solteira e enigmática, que se muda para a rua com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson.

Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso, assim como um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

 

11 – Sharp Objects
Onde assistir: HBO Go

Melhores Séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

A minissérie de suspense psicológico da HBO, Sharp Objects tem como base o romance homônimo de Gillian Flynn. A série prendeu totalmente os fãs com seu retrato sombrio de um assassinato ligado ao próprio passado sombrio da protagonista. Ela é uma repórter policial alcoólatra que retorna à casa de sua infância (depois de receber alta de um hospital psiquiátrico) para investigar o assassinato de duas meninas locais. O que tornou a série intrigante de assistir não foi apenas o suspense dos assassinatos em si, mas a turbulência interna da investigadora. Ela se encontra cambaleando de volta para a “toca do coelho” sob o intenso escrutínio de sua mãe.

 

12 – Game of Thrones
Onde assistir: HBO Go

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

O que seria desta lista sem Game of Thrones? A série chegou ao fim, mas a melhor parte é que os livros ainda estarão lá – e ainda há volumes inéditos a serem lançados. Além disso, uma nota 9,3 de 10 não é algo para se ignorar. Esta série oferece mistério, assassinato, intriga, drama, risos e é uma bela peça de época. Isso tende a incomodar muito as pessoas – todas essas mortes podem afetar os fãs. Mas isso não mudou o fato de que o público não se canse destes personagens e suas histórias.

 

13 – Orange is The New Black
Onde assistir: Netflix

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

Um dos primeiros grandes sucessos originais da Netflix, Orange is the New Black é baseada nas memórias de Piper Kerman, de mesmo nome. O livro conta a história dos 15 meses de Kerman em uma prisão feminina em Connecticut, mas a série se desenvolveu muito além disso, apresentando um elenco diversificado de personagens e explorando questões importantes incluindo corrupção, preconceitos e cortes de financiamento que afetam a saúde e o bem-estar das prisioneiras.

 

14 – Mindhunter
Onde assistir: Netflix

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

A série Mindhunter é, sem dúvidas, uma das joias raras da Netflix. E o que muitos não sabem é que ela é baseada em um livro de mesmo nome. Tanto no livro quanto na série, John Douglas conta como se tornou o principal nome do FBI descobrindo as características de um suspeito de um crime a partir de estudos. E, além disso, como o planejamento ajudou a organização a criar um departamento dedicado a estudar o comportamento desses criminosos.

 

15 – Alias Grace
Onde assistir: Netflix

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

A adaptação do romance histórico de Margaret Atwood, Alias Grace, foi lançada em 2017, mas ficou um pouco perdida diante do enorme sucesso de The Handmaid’s Tale. Ambientado no Canadá do século 19, Alias Grace é sobre uma mulher que comete um assassinato, e o psiquiatra que precisa decidir se ela deve ser perdoada devido à insanidade. Como The Handmaid’s Tale,a trama tem muito a dizer sobre o papel das mulheres e vale a pena seu tempo.

 

16 – Looking for Alaska
Ainda não foi exibida por nenhum streaming no Brasil

Melhores Séries baseadas em Livros

Imagem: Divulgação

Looking for Alaska teve uma curta jornada, mas foi um sucesso entre o público por um motivo. A série é baseado no popular adolescente de mesmo nome. “Quem é Você, Alaska?” foi o primeiro romance de John Green, tendo sido publicado em 2005. O livro foi originalmente concebido para ser um filme antes de ser desfeito e transformado em uma série do Hulu. O livro e a série acompanham um jovem adolescente que busca um sentido para sua vida. Então, ele passa a frequentar um internato, cria um grupo íntimo de amigos e até se apaixona. Uma súbita tragédia, no entanto, fez com que ele e seus amigos tentassem chegar a um acordo sobre o que aconteceu. A série abrange a emoção, tristeza, amizade e amor adolescente que o livro é conhecido e amado por capturar.

 

17 – Defending Jacob
Onde assistir: Apple TV+

Melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação.

Defending Jacob foi uma elogiada minissérie de drama policial do Apple TV +. A série é baseada no livro de mesmo nome de William Landay, e a trama segue um promotor público assistente de Boston e sua família quando seu filho adolescente é acusado de um assassinato.

O livro e a série quase não têm diferenças, já que o público segue o turbilhão de emoções por trás do assassinato de um estudante. Os pais ficam divididos quando um acredita na inocência do filho e o outro começa a questionar sua moral. Para uma minissérie, a série teve uma recepção muito calorosa no IMDb. E por um bom motivo, já que a série mantém o público roendo as unhas, e entregando final que ninguém previu – nem mesmo os leitores da obra original.

18 – Killing Eve
Onde assistir: Globoplay

melhores séries baseadas em livros

Imagem: Divulgação

A série de sucesso Killing Eve, um drama de espionagem diferente de tudo o que você já viu, é baseado no intrigante livro Codinome Villanelle, que acabou gerando uma saga focada na assassina. E embora a série dê uma preferência para abordar a história sob a ótica de Eve, personagem de Sandra Oh, a personagem Villanelle – vivida por Jodie Comer – tem tanto destaque quanto. Tanto no livro quanto na série é mostrado um jogo de “gato e rato” entre Eve e Villanelle, com a primeira – uma ex-agente do MI6 – investigando a assassina, ao mesmo tempo em que ambas desenvolvem uma atração mútua.

 

19 – The Haunting of Hill House
Onde assistir: Netflix

Imagem: Divulgação.

The Haunting of Hill House tornou-se um dos maiores sucessos da Netflix, ao contar, em dez episódios, uma história repleta de suspense e que deixa qualquer um intrigado. No entanto, o que muitos nem imaginam, é que o título é inspirado em um livro – lançado em 1959, da escritora Shirley Jackson. No livro, acompanhamos um grupo de indivíduos que participam de um estudo paranormal de uma mansão supostamente mal assombrada. E embora exista muitas diferenças, o principal da história e os conflitos familiares, foram transportados para a série de forma incrível -e assustadoramente fiel.

 

20 – Sex And the City
Onde assistir: HBO Go

Imagem: Divulgação

SEX AND THE CITY, de Candace Bushnell, foi o livro que inspirou a série homônima que se tornou um dos maiores sucessos na TV nos últimos anos. Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, Sex and the City conta histórias picantes e divertidas de quatro amigas em Nova York. Observando os lugares da moda, as festas, o que usam, fazem e falam os ricos e colunáveis nova-iorquinos – e se inspirando em experiências para lá de pessoais – Candace Bushnell abasteceu por anos a fio sua coluna Sex and the city, publicada no jornal The New York Observer. Curiosamente, logo após o término de seu affair com o igualmente badalado, bonito, glamouroso e então editor da revista Vogue, Ron Galotti, a jornalista decidiu reunir 25 de suas crônicas em um livro, que mais tarde deu origem à cultuada série de TV.

Dicas bônus

Confira outros títulos, baseados em livros, que valem a pena uma espiada:

  • 13 Reasons Why
  • The 100
  • Pretty Little Liars
  • The Leftovers
  • Gossip Girl
  • Sherlock
  • The Umbrella Academy
  • Watchmen
  • A Discovery Of Witches
  • Dexter

E então, gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários. Igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    guilherme 15 agosto, 2020 at 07:34 Responder

    bom dia amigo estamos devastados com o que esta acontecendo com a serie the residente que não vai ser exibido a quarta temporada o maior absurdo não e possível uma serie bem escrita um roteiro incrível uns atores e atrizes fantásticos talentosos e incriveis e de cortar coração, espero que não seja verídico, nos faz exigimos a volta do the resident coloque em outro canal mas por favor não facam isso com seus fas , denilda; genicleia; Guilherme, Gustavo cida etc

Post a new comment