24×16 e 24×17 de Law & Order: SVU acertam muito
Nesta semana, analisamos dois episódios, o 24x16 e o 24x17, também conhecidos como "The Presence of Absence" e "Lime Chaser".
Desde a saída de Kelli Giddish, Law & Order: SVU tem passado por uma silenciosa, porém, evidente mudança. Não só no elenco, como também criativamente com casos menos bombásticos. O roteiro está mais objetivo, mas sem perder a qualidade de outrora. Os episódios analisados aqui, 24×16 e 14×17, reforçam essa guinada.
Em “The Presence of Absence“, temos uma história complexa, porém cheia de reviravoltas. O episódio também propõe uma mulher como responsável pela violência sexual, evidenciando a força de Carisi (Peter Scanavino) no tribunal. Já em “Lime Chaser” temos uma narrativa sobre ambição, poder e comando.
Invertendo os papéis
Os episódios analisados nesta resenha propõe uma inversão de papéis. Seja na dinâmica abusador-vítima, assim como no respeito a comando e hierarquia. O roteiro é engenhoso em saber o momento correto de fazer certas revelações, mas sem ser bobo ou apelativo. É improvável não ficar boquiaberto com certas movimentações.
Destaco o episódio “Limo Chaser” onde toda a narrativa é estruturada para lembrarmos os casos dos anos iniciais de Law & Order: SVU. Há questões de insubordinação, mas atualizadas para 2023, da mesma forma que temos um clímax intrigante e uma narrativa que te prende do início ao fim.
Aquilo que importa
Tanto “The Presence of Absence” quanto “Lime Chaser” trazem não só uma Law & Order: SVU em evolução, mas uma amostra daquilo que a série precisa fazer para continuar acertando. Embates jurídicos e um diretor que entenda a necessidade de uma sequência forte dentro do tribunal é fundamental.
Além disso, acredito que o foco nos coadjuvantes é necessário. Da mesma forma que vimos o irmão de Muncy (Molly Burnett) inserido na narrativa, é imprescindível que não esqueçamos de dar profundidade aos outros.
Certamente há condições de explorar uma família disfuncional no passado de Velasco (Octavio Pisano), por exemplo. Não precisa ser um novelão, mas é importante conhecermos suas histórias.
Um acerto de cada vez
Entendo que é importante destacar aquilo que funciona. Ainda mais eu e você que assistimos quase vinte e cinco anos da mesma série. Contudo, neste momento que Law & Order: SVU se encontra em mudança, se preparando para Season Finale e o futuro a longo prazo, é necessário que a equipe saiba onde quer chegar.
Os envolvidos merecem um plano e uma estrutura clara, assim como os espectadores. Em suma, temos acertos e espaço para melhoras. Mesmo assim, lembro que é preciso ter um objetivo claro e não cair no mais do mesmo.