Em 24×19 e 24×20, Law & Order: SVU impressiona
Na resenha dessa semana, temos uma avaliação sobre dois episódios de Law & Order: SVU: Bend The Law e Debatable. Será que valeu?
Primeiramente, eu gostaria de pedir desculpas a você, leitor assíduo das resenhas de Law & Order: SVU, pelo enorme atraso que os textos dessa reta final tiveram. Problemas pessoais que, infelizmente, impactaram todo o nosso processo criativo. A boa notícia, contudo, é que estamos de volta para esses momentos finais da 24ª temporada. Vamos juntos?
Em “Bend the Law“, temos um caso delicioso de ética, conflito de poder e corporativismo. Felizmente, a série sabe como elaborar a narrativa de forma extraordinária. Já em “Debatable“, temos um caso clássico de estupro em Law & Order: SVU, o qual uma moça acusa seus algozes, mas nada é o que parece.
Grandes momentos, Grandes atores
Ambos os episódios funcionam por uma razão muito particular: a qualidade dos seus atores. Seja aqueles no elenco regular ou que estão em condição de participação especial.
Destaco, primeiramente, Betty Buckley. A atriz vem interpretando com muita determinação Lorraine Fox, mas em “Bend The Law” ela aumentou o nível de forma surpreendente.
O drama que a personagem enfrenta no episódio, nada menos que o marido estar envolvido em tráfico sexual de menores de idade, é angustiante. Contudo, ela consegue humanizar Lorraine a cada momento.
Sentimos com ela. Sofremos com ela e, principalmente, passamos pano para decisão chocante que toma nos momentos finais do episódio. Outro destaque é a jovem Olivia Daponde que foi uma força da natureza em “Debatable“.
O caminho do acerto é pelo tribunal
Como venho dizendo em basicamente todos os episódios da 24ª temporada de Law & Order: SVU, o caminho do acerto passa pelo tribunal. E “Debatable” deixou essa minha afirmação ainda mais robusta e embasada.
Peter Scanavino é um ator incrível que consegue surpreender e entregar o que o momento precisa. Quando ele questiona Naomi (Olivia Daponde) e consegue arrancar uma confissão poderosa de Parker (Dan Bittner) é intenso e tudo o que um drama precisa ser.
Fórmula do sucesso
Esses episódios mostram a fórmula que Law & Order: SVU precisa investir para alcançar o sucesso. Narrativas simples e pouco mirabolantes, mas que surpreendem pelos motivos certos.
“Bend the Law” é sobre moral, ética e comando, mas também sobre relacionamento abusivo e a solidão da maturidade. Já “Debatable” é sobre abuso e estupro, mas também sobre credibilidade da vítima e maternidade tóxica.
Nosso próximo texto é o mega crossover da Season Finale. Até lá!