3% – 1×08 – Botão – [SEASON FINALE]

Imagem: Netflix/Divulgação

Imagem: Netflix/Divulgação

Continua após as recomendações

Se 3% teve muitos defeitos durante toda sua trajetória, eles podem ser perdoados com este episódio final. Que encerramento fantástico. Me surpreendi! Eu e muitos outros estávamos num looping de pensamento de que a série estava caminhando para um desfecho previsível. Qual era esse final? Todos indo para o Maralto felizes e com suas altas expectativas. Ver que isso não aconteceu… nossa, que grata surpresa.

Michele foi torturada e de tanto sofrer entregou seu mentor da causa. Não foi o sofrimento físico que a fez recuar, mas sim saber que seu irmão André está vivo, bem e no Maralto. Ele foi aprovado no processo de cinco anos atrás. Como previsto, ao ver que sua vingança era “sem sentido” ela resolveu abrir mão de tudo.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o tal ritual da purificação era na verdade a aplicação da vacina, até então só conhecida dessa forma. Ela é na verdade um método esterilizador – idealizado pelo casal fundador que vê na genética o problema da sociedade. É isso mesmo, pessoal. Do lado de lá não existem crianças. Agora entendo ainda mais o desespero de Júlia com relação ao seu filho e o porquê que ele não pode se juntar a ela quando alcançou um alto posto.

Imagem: Netflix/Divulgação

Imagem: Netflix/Divulgação

Não deixemos de falar de Aline, que não conseguiu fugir da detenção, mas que conseguirá muito em breve, já que a viúva de César vai ajudá-la. Realmente era difícil de engolir todos aceitarem essa trama do Ezequiel. Quero ela tramando a vingança já no primeiro episódio da segunda temporada.

E o botão? O ápice deste final foi o embate de Joana com Ezequiel. Algo que devo confessar que não esperava que acontecesse. Ela foi submetida a mais uma prova, pensada para ver se ela estava apta para trabalhar com o chefe do processo. Que cena cheia de significado. Ela foi obrigada a voltar ao passado e enfrentar seu maior temor. E para o público, ela foi bem-sucedida e só aumentou nosso amor por ela, rainha da série, dos 3% e de todo 97% restante. Agora Ezequiel julgou tudo como fraqueza e, feito isto, ela desistiu de sua vaga do lado de lá.

No geral, o encerramento da série foi perfeito! O vinho, lembrança da esposa de Ezequiel, a pia, local de meditação, e o chão cheio de “sangue”. Foram diversas mortes dadas não por suas mãos diretamente, mas por suas decisões. Ele pode ter oportunidade de mudar de vida, mas este final indica que esse não será seu caminho. Como ex-membro da causa, sabe mais do que ninguém os anseios dos combatentes e tem armas para ampliar a luta que agora tem uma nova ajuda de peso – Joana.

É isso aí, amigos. Obrigado por acompanharem as reviews aqui no Mix. Muita coisa ficou de fora para não sermos extensivos demais. Usem os comentários para debatermos o que pode vir por aí. Até a segunda temporada. Espero vocês no Maralto!

CENA PERFEITA 1 – Rafael pensando no futuro. Construção excelente.
CENA PERFEITA 2 – Michele ganhou pontos no quesito personagem principal neste episódio.
CENA PERFEITA 3 – Joana e Fernando juntos no final. Só amor por essa “amizade”.

2 comentários

Adicione o seu

Post a new comment