3×11 de Superman & Lois abordou temas relevantes delicadamente
Review do décimo primeiro episódio da terceira temporada de Superman & Lois, da The CW e HBO Max, intitulado "Complications".
Superman & Lois teve um de seus melhores e mais completos episódios até aqui. “Complications” (3×11) abordou uma lista de temas muito delicados em um só episódio: ansiedade, depressão, câncer, morte, aceitação. Todos tratados de uma forma tão sensível para uma série de super-herói.
Isso tudo em meio a diferentes histórias em cada núcleo familiar, sem deixar que nenhuma ofusque a outra. Os roteiristas dessa temporada estavam mesmo empenhados em entregar o seu melhor.
História da família Mannheim pode ter chegado ao fim
A morte de Peia foi muito triste e tocante. Por mais que a personagem já tivesse atingido o limite de “exploração” dentro da história, sua saída foi pesada. A chocante morte do funcionário em questão de segundos, seus poderes descontrolados e seu momento final ao lado do Superman foram intensos.
Foi uma despedida da personagem à altura em Superman & Lois. E, consequentemente, este parece ser (quase) o fim da história da família Mannheim. Com poucos episódios faltando na temporada, o foco agora poderá passar para o Superman Bizarro e a libertação de Lex Luthor da cadeia.
Em meio ao caos na cidade, Lois Lane ainda passou pela delicada cirurgia de mastectomia. Para complicar ainda mais para a família Kent, Jordan começou a desenvolver um novo superpoder. Mas foi graças à essa nova visão de raio-x que ele conseguiu salvar sua mãe no meio a cirurgia.
Mesmo não tendo superpoderes, Jonathan provou mais uma vez ser o mais poderoso dos irmãos. Seu amadurecimento foi o que ajudou seu irmão no momento de crise. Eu entendo a escolha da produção de Superman & Lois de ter trocado os personagens, mas é uma pena nunca podermos ver o Jonathan com poderes como nos quadrinhos.
Família Cushing nunca esteve tão unida em Superman & Lois
Lana Lang continua carismática e uma mulher poderosa. É o pilar que mantém a família Cushing de pé, é a amiga que a família Kent tanto precisa, e o coração amável que a família Irons sente falta. Seu ex-marido Kyle, por mais que ainda mostre seu lado irracional, mostrou um lado emocionalmente maduro ao lidar com carinho com sua filha Sarah.
O diálogo dos três e os conselhos que ele deu a filha foram tocantes. A cena em que conversa com Clark sobre sua identidade como Superman foi engraçada, mas poderia ter sido melhor aproveitada. Mas entendo que aconteceu dentro de um episódio já muito movimentado.
Clark/Superman continua impressionando poderosamente. Seja pelo lado humano, com a família e amigos, quanto o lado heroico. Por ele ser “o” Superman foi que Bruno Mannheim e família teve o final que teve. É o Superman original dos quadrinhos, aquele que toda adaptação deve ser inspirar.
É quase inacreditável ver uma temporada de série de super-herói crescer tanto episódio após episódio, visto o que tem acontecido nos últimos anos. Mas Superman & Lois está mesmo determinada a se consolidar como uma produção de respeito e à altura do Homem de Aço.
Nota: 5/5