4 lições que Top Gun 3 tem de aprender com Creed 3
Top Gun tem sido uma franquia de sucesso, mas o terceiro capítulo da saga pode aprender alguns pontos com outros títulos recentes.
Com seu histórico comprovado de reviver uma franquia de filmes clássicos, os filmes Creed podem oferecer algumas lições valiosas sobre como Top Gun 3 deve se desenrolar. Top Gun: Maverick faz um trabalho incrível ao aumentar a aposta das lutas aéreas de seu antecessor. Além de adicionar mais profundidade emocional ao enredo abrangente do capitão Pete Mitchell. De sequências estonteantes do F-14 Tomcat a momentos inspiradores com Tom Cruise pilotando sua Kawasaki pela pista, Maverick oferece tudo o que se pode esperar de uma sequência.
Seus números monumentais de bilheteria e recepção mundial positiva são suficientes para que seja seguido por outra parcela. Mas a franquia agora deve andar com cuidado, já que Top Gun 2 levou mais de duas décadas para ver a luz do dia. Assim como Top Gun 2, a sequência potencial de Top Gun 3 terá que ser tecnicamente maravilhosa com suas manobras aéreas e tecnologias de aviação. No entanto, mais do que isso, também precisará de um motivo concreto para continuar a narrativa abrangente de Maverick. Considere como a série Creed efetivamente retoma a história de Rocky sem manchar seu legado. Top Gun 3 pode aprender algumas lições para seguir em frente na direção certa.
Top Gun 3 deve se concentrar na jornada de aviação de Rooster (como Creed com Adonis)
Rocky Balboa marca o fim da jornada de boxe do personagem titular de Sylvester Stallone. Assim como Top Gun 2 traz um encerramento completo para os empreendimentos de aviação de Tom Cruise como Maverick. Como Rocky, Maverick consegue revisitar demônios de seu passado. Além disso, consegue enterrá-los para sempre e reacender seu relacionamento com um ex-rival que se tornou um ala vitalício, Iceman. Literal e metaforicamente, Rocky e Maverick voam para o pôr do sol. E recebem a ovação de pé que merecem enquanto suas narrativas aparentemente atingem sua conclusão natural.
Leia também: Top Gun 3 vai acontecer? Previsão, história e tudo sobre
Arrastar seu enredo para além desses finais gratificantes não apenas desacreditaria seus legados, mas também diluiria as qualidades gerais de suas respectivas franquias. Portanto, fazia sentido que a franquia Rocky se ramificasse em um spin-off com Adonis Creed como protagonista. O que torna lógico para Top Gun trilhar um caminho semelhante, concentrando-se em Rooster em parcelas futuras. O sucesso de Creed também oferece uma visão de como um jovem boxeador tentando seguir os passos e o legado de seu pai contribui para um arco narrativo convincente. Considerando a história de Rooster, o novo filme pode seguir o mesmo caminho. Assim, apresentando o Maverick de Tom Cruise em um novo papel no estilo Rocky.
Maverick pode ser o Rocky de Rooster
Maverick já estabelece o personagem de Tom Cruise como uma força motriz para o Rooster de Miles Teller. Continuando essa narrativa, Top Gun 3 pode apresentar Rooster como o novo rosto da franquia. Enquanto permite que o personagem de Maverick cresça como o mentor do jovem piloto. Semelhante a como Rocky ajuda Creed a se recuperar em seus primeiros anos de boxe, Top Gun 3 pode fazer com que Maverick assuma a responsabilidade de guiar o jovem em seus anos de formação como piloto de aviação naval. Isso não apenas ajudaria o rapaz a crescer como personagem, mas também ajudaria Maverick a fechar o círculo de renegado a modelo.
Maverick prepara perfeitamente o cenário para esta narrativa, estabelecendo como Maverick ganha a confiança de Rooster, ajudando-o a realizar seu verdadeiro potencial como piloto. Rooster tem dificuldade em confiar em Maverick depois de saber que ele o impediu de se tornar um piloto. No entanto, no final de Top Gun: Maverick, Bradshaw de Miles Teller enterra seus velhos rancores depois de entender que Maverick estava apenas cuidando dele. Agora que ele confia em Maverick e o vê como uma figura paterna, ele pode pedir ajuda em suas futuras aventuras aeronáuticas em Top Gun 3. Assim como Adonis busca o conselho de Rocky em Creed.
Continuação pode se concentrar na vida pessoal de Maverick (como Rocky em Creed)
Ao retratar como Rooster sobe na hierarquia da Marinha, Top Gun 3 pode lançar uma nova luz sobre a vida de Maverick. Nos filmes originais de Rocky, a narrativa de Balboa gira principalmente em torno dos altos e baixos de sua carreira no boxe. E como ele supera muitas probabilidades fora do ringue de boxe para vencer os adversários dentro dele. Da mesma forma, os dois primeiros filmes Top Gun são mais sobre os fluxos e refluxos na busca de Maverick para se tornar um grande piloto e menos sobre sua vida pessoal fora do cockpit. Embora Top Gun 2 acrescente desenvolvimentos românticos à história abrangente de Maverick, ele nunca se aprofunda nas complexidades de seu papel como pai e marido.
Leia também: Top Gun Maverick: teoria absurda muda tudo no filme
Como os filmes Creed retratam como Rocky tenta reacender seu relacionamento com sua família, Top Gun 3 pode mergulhar mais fundo no relacionamento de Maverick como parceiro de Penny e padrasto de Amelia. Semelhante às travessuras de boxe ortodoxo de Rocky e montagens de treinamento nos filmes originais, as acrobacias aéreas de alta octanagem e as lutas aéreas de Maverick foram altamente convincentes nos dois primeiros filmes. No entanto, com seus novos relacionamentos com Penny, Amelia e Rooster, Top Gun 3 tem a oportunidade de adicionar mais profundidade emocional ao seu enredo, enfatizando mais como sua coragem e disciplina como piloto refletem em sua vida pessoal.
Sequência pode homenagear personagens-legados enquanto abraça uma nova era
Em vez de encerrar repentinamente o arco de Maverick após Top Gun 2 ou estender desnecessariamente sua permanência como líder da franquia, o terceiro filme pode gradualmente afrouxar seu controle sobre a série de filmes, mudando seu foco para uma nova era de pilotos. Assim como os filmes de Creed mantêm o legado do boxe de Rocky e Apollo vivo por meio do rito de passagem de Adonis como boxeador, Top Gun 3 pode usar o arco de Rooster como um dispositivo narrativo primário para fortalecer as raízes proverbiais das narrativas de Ganso e Maverick. Para atingir o público principal do primeiro primeiro longa, o terceiro também pode apresentar participações especiais dos personagens secundários do primeiro filme, como Viper de Tom Skerritt, Wolfman de Barry Tubb e Cougar de John Stockwell, entre muitos outros.
Os personagens legados originais sempre serão uma parte crucial da franquia, mas passar o manto para uma nova era de pilotos como Hangman e Rooster permitiria que ela crescesse em uma direção não redundante. Mudar gradualmente o foco da franquia de Pete Mitchell de Tom Cruise para Bradley Bradshaw de Miles Teller em Top Gun 3 também pode ajudar o público a se despedir de Maverick enquanto aceita Rooster como um personagem principal independente. Como Adonis de Creed 3, Rooster de Top Gun 3 pode então olhar para trás, para as lições que aprendeu com Maverick, mas eventualmente abrir caminho para seu próprio legado.